Apartamento ou casa: qual a melhor opção?

Apartamento ou casa: qual a melhor opção?

Escolher um lugar para morar é agradável e desafiador, pois cada imóvel tem suas características e cada família tem suas necessidades, desejos e objetivos. Diante dessa realidade, pode ser muito importante entender as vantagens e desvantagens de um apartamento ou casa.

Esses dois tipos de imóveis são completamente diferentes um do outro, dividem as preferências do mercado, e atendem melhor às necessidades de cada comprador ou locador no momento.

O que interfere na escolha do tipo de moradia?

Muitos fatores afetam a escolha do tipo de apartamento ou casa. Uma delas é a capacidade financeira do comprador ou locatário, pois é altamente recomendável que seja qual for o tipo de imóvel, ele deverá se encaixar no seu orçamento e não causará problemas no futuro.

Após a conclusão, é hora de considerar seus requisitos: quais são seus objetivos de carreira a curto, médio e longo prazo? Se você tem ou planeja ter filhos; seu estilo de vida; a presença de animais de estimação, etc. Somente considerando tudo isso você pode fazer a melhor escolha!

Os benefícios de morar em uma casa

Em primeiro lugar, vamos falar das vantagens proporcionadas pela casa como imóvel pelas suas características e pela personalização deste tipo de unidade.  

Liberdade de escolha

Ao escolher entre casa ou apartamento, a liberdade é um dos fatores importantes. Por exemplo, muitas pessoas pedem aos seus agentes que não incluam na pesquisa unidades localizadas em condomínios, justamente por não quererem seguir as regras e códigos determinados pela localização.

Embora esses regulamentos estejam relacionados com a garantia de uma boa coexistência no dia a dia entre vizinhos, muitas pessoas têm dificuldade em se adaptar ou seguir as regras com as quais discordam. Por outro lado, quando você é o único proprietário de um imóvel, pode fazer o que quiser com todas as áreas sem ficar satisfeito.

Maior privacidade

Se a liberdade é uma das vantagens de morar em casa, não há dúvida que a privacidade é outra das características mais almejadas por quem procura este tipo de imóvel. Por exemplo, você e seus filhos não precisam dividir a área de recreação com vizinhos ou estranhos, porque eles serão apenas seus.

Outro benefício é que você não será afetado pelo barulho ou agitação como faria normalmente em um edifício. Muitos apartamentos, principalmente os mais novos, podem ter paredes divisórias, o que acaba facilitando a difusão do som e incomodando quem quer ficar quieto, como quem tem filhos ou quem precisa acordar cedo.

Reduzir despesas

Se você já morou ou mora em um apartamento, sabe o quanto os condomínios são caros, principalmente se você mora em prédios que exigem manutenção constante, como os grandes e pouco usados.

Às vezes é impossível prever qual será a conta mensal do apartamento, pois os imprevistos acontecem e costumam ser caros. Se o síndico administrar mal as despesas do prédio, infelizmente, é preciso estar preparado para dores de cabeça. Ao decidir morar em uma casa, você pode eliminar essa despesa e investir em algo mais útil para você e sua família.

Pode promover mais reuniões e encontros

Se você é o tipo de pessoa que gosta de fazer amigos, de estar com a família e sempre tem uma pessoa favorita por perto, morar em uma casa é sem dúvida a melhor escolha. Assim você pode convidar o maior número de pessoas possível, fazer um churrasco, almoçar e deixar a festa até o amanhecer.

Claro, isso deve respeitar a lei de silêncio do governo municipal. Além disso, em casas com mais cômodos, você pode receber parentes de outros lugares, e também pode providenciar pernoite para amigos que não podem ir para casa naquele dia.

Garagem individual

Ainda é comum as famílias possuírem mais de um carro. Em algumas cidades do Brasil, o preço de um apartamento com garagem pode ultrapassar 20% do valor do imóvel. Quanto mais espaço disponível, mais cara é a propriedade. Ao escolher uma casa como imóvel, tem mais probabilidades de ter mais espaço, se for o proprietário pode abrir mais espaço através da decoração para resolver o problema.

Jardim personalizado

Se você é um amante da natureza, então tem boas razões para morar em uma casa que tem espaço suficiente para cultivar um jardim. Além de deixar a sua casa mais fresca e bonita, ter um jardim e passar alguns minutos nele todos os dias também é um bom tratamento! Quando você tem um espaço aberto, a variedade de plantas aumenta, principalmente se receber luz solar.

Como você pode ver, a maior vantagem de morar em uma casa é a privacidade e a liberdade, podendo fazer o que quiser em sua própria casa.

Na hora de buscar um imóvel e sair do aluguel, a importância do planejamento com antecedência é de extrema importância, devendo-se atentar para detalhes como localização, instituições próximas e segurança. No entanto, é inegável que, via de regra, os apartamentos oferecem vantagens muito interessantes.

Desvantagens de morar em casa

As pessoas que moram na casa vivem com privacidade de liberdade, porém esse tipo de unidade também tem suas características menos favoráveis, o que pode ser muito desconfortável para algumas pessoas. Confira alguns deles.

Segurança individual

Mesmo com esses benefícios importantes, morar em casa tem suas desvantagens. Hoje em dia, uma das coisas mais importantes é que, ao contrário do que acontece em edifícios, você deve fazer o seu próprio trabalho de segurança. Isso significa que alarmes, fechaduras e portas blindadas, por exemplo, são da sua inteira responsabilidade.

Manutenção mais trabalhosa

De um modo geral, as casas geralmente requerem um pouco mais de manutenção por diversos motivos. O mais importante é que os prédios costumam contar com profissionais para proteger o meio ambiente, o que não acontece em uma unidade dedicada a uma pessoa.

Benefícios de morar em um apartamento

É hora de entender os benefícios de morar em um apartamento e até mesmo por que ele é a escolha favorita de muitas pessoas, especialmente nas grandes cidades e no centro da cidade. Continue lendo e entenda!

Praticidade na vida diária

Os apartamentos são muito procurados por pessoas que desejam oferecer mais comodidade ao seu dia a dia para comprar e alugar. Pelas suas características próprias, este tipo de unidade pode proporcionar uma experiência mais dinâmica e é muito indicada para jovens profissionais em início de carreira ou famílias que não gostam de perder tempo.

De um modo geral, os melhores edifícios têm projetos e plantas mais funcionais, mas também contam com uma infraestrutura completa para facilitar as atividades dentro do apartamento.  

Mais seguro

Como dissemos antes, a segurança sempre foi um fator muito popular para os clientes do setor imobiliário ao decidirem comprar ou alugar uma casa ou apartamento. Nesse sentido, a vantagem de morar em um prédio é indiscutível e vem aumentando nos últimos anos com a adoção de recursos tecnológicos.  

Por exemplo, além do pessoal profissional que controla o acesso ao portão, câmeras de vigilância são geralmente colocadas em locais-chave e, ocasionalmente, há portões e alarmes. Vale ressaltar que a presença de outros moradores nas proximidades tem ajudado a prevenir as ações dos criminosos.

Excelente localização

Com o desenvolvimento das cidades, a indústria imobiliária passou a incluir terrenos localizados em áreas atrativas, como perto do centro ou áreas com grande mobilidade, para construir apartamentos modernos e disponibilizar mais moradias. Por este motivo, um grande número de apartamentos estão rodeados de comércio, serviços e transportes públicos.

Aproveite a área de relaxamento

Para garantir uma estrutura completa, os apartamentos com áreas de lazer precisam oferecer espaços especiais e serviços diversificados, como churrasqueiras, piscinas para crianças e adultos, playgrounds, salões de festas, salas de reuniões, etc.

Por exemplo, em espaços como salões de banquetes e churrasqueiras, você pode usá-los para socializar com os amigos, economizando assim o custo de aluguel de espaço fora do apartamento. Alguns prédios também contam com academia própria, o que permite que você faça exercícios mesmo fora de casa, sem ter que pagar mensalidade, além de economizar, é cômodo.

Para quem tem crianças, ter um espaço de lazer onde você pode brincar com segurança e interagir com outras crianças que moram no mesmo prédio é uma grande vantagem. Outro ponto importante é que toda limpeza e manutenção dessas áreas está inclusa no preço do apartamento.

Ao decidir morar em uma casa com piscina, você deve se lembrar de incluir o custo de manutenção e de mantê-la limpa. Nesse sentido, a ideia de morar em uma casa com jardim e quintal pode ser ótima no início, mas logo você enfrentará demandas constantes para manter tudo em ordem.

Beneficie-se das regras de coexistência de edifícios

Os residentes de apartamentos têm de viver de acordo com as regras locais. Porém no apartamento tem o síndico, que atua como uma espécie de mediador e deve trabalhar efetivamente para cumprir essas normas de coexistência. Pelas regras internas do prédio, a convivência entre os moradores acaba se tornando mais tranquila.

Um dos pontos principais da regra de convivência do apartamento tem a ver com o silêncio. De um modo geral, essas casas são relativamente silenciosas nesse aspecto. Portanto, antes de se mudar, você precisa entender as regras de convivência e saber se elas se adaptam ao seu estilo de vida.

Desvantagens da vida em apartamento

Por fim, mostraremos as dificuldades que aqueles que optam por morar em um apartamento precisam enfrentar. Acompanhe abaixo para tomar a melhor decisão diante dos detalhes.

Conviver com pessoas estranhas

A presença de estranhos nas áreas públicas é uma desvantagem de morar em um apartamento. Mesmo que a entrada e a saída sejam estritamente controladas, o fluxo final de pedestres do edifício será inevitavelmente muito maior do que o de sua própria casa.

Possíveis restrições para animais de estimação

Aqueles que já possuem animais de estimação precisam saber se o apartamento aceita animais de estimação antes de finalizar a transação. Além disso, é melhor considerar o tamanho do animal para avaliar se o espaço oferece o conforto necessário para brincar sem causar transtornos aos vizinhos. Algumas raças de cães e gatos vivem bem em suas casas ou apartamentos, e alguns novos apartamentos também têm locais para animais de estimação.

Divisão da garagem e dos espaços de lazer

Talvez este seja o principal motivo pelo qual a maioria das pessoas optam por casas: quem vive em apartamento precisa, além de conviver, compartilhar o ambiente com a vizinhança, seja o espaço de lazer ou a garagem. Se você é uma pessoa mais reservada e de “poucos amigos”, então esta pode não ser a melhor opção pra você.

Como escolher e investir entre apartamento ou casa?

Embora as casas sejam frequentemente mais adequadas para famílias grandes e tradicionais com um grande número de pessoas morando no mesmo local, os apartamentos costumam ser a primeira escolha para jovens casais ou aqueles que se concentram na vida profissional. No entanto, essa não é a regra.

Primeiro, você precisa entender a unidade e como ela atende às suas necessidades. Cada um tem as suas preferências e a identificação do espaço é essencial para uma escolha perfeita.  

A verdade é que não existem investimentos melhores ou piores, mas alguns são mais adequados ao seu perfil e objetivos de investidor. Se você deseja investir em algo que traga retorno imediato e contínuo, investir em imóveis é uma boa escolha, pois você pode vendê-lo por um preço superior ao de compra ou alugar o imóvel. Além disso, esse tipo de investimento é seguro e só terá valorização a médio e longo prazo.

Em outras palavras, mesmo que você conheça todos os benefícios de morar em um apartamento, se não for uma boa ideia para você, você ainda pode ganhar uma renda passiva constante alugando o imóvel.

Dicas para escolher entre casa ou apartamento

Analise seu estágio de vida e poder de compra ao escolher

A escolha entre um apartamento ou uma casa tem muito a ver com o momento em que as pessoas se encontram em suas vidas e com a duração dessa fase.  

Os solteiros que saem para trabalhar costumam ter mais conforto em apartamentos pequenos, de fácil manutenção e com certo grau de segurança. Os recém-casados ​​também tendem a considerar praticidade e segurança, ao invés dos grandes quintais e garagens com muitos carros. Famílias maiores tendem a priorizar espaços maiores, inclusive para as crianças brincarem. Como há muitas pessoas em casa, a segurança não é tão frágil em momentos diferentes.

No entanto, tudo depende também do poder de compra das pessoas. Jovens recém-casados ​​em estágios iniciais de suas carreiras podem encontrar um apartamento legal enquanto economizam em uma propriedade maior. Existem apartamentos muito pequenos com espaços muito compactos, mas também existem as casas mais pequenas. Também há grandes apartamentos e as áreas públicas estão repletas de atrações infantis, que são mais interessantes do que casas.

Considere suas necessidades relacionadas ao espaço

Ao escolher entre uma casa ou um apartamento, o tamanho do cômodo, lote ou área externa é um fator importante. Se você prefere quartos grandes, banheiros grandes e áreas externas com vegetação, a casa pode servir melhor.  

Dependendo do projeto ou região, os apartamentos tendem a ficar cada vez menores e os quartos, cozinhas e banheiros são muito práticos e compactos. Com exceção dos apartamentos de primeiro andar ou de cobertura que podem oferecer preços mais elevados (preços proporcionais), a maioria dos apartamentos não possui área externa espaçosa. Pode ser uma pequena sacada ou sacada, que não é como um quintal cheio de árvores frutíferas. Também é interessante focar em aspectos como acessibilidade e espaço razoável. Os idosos e até mesmo qualquer pessoa com mobilidade limitada terão dificuldade em entrar em um banheiro pequeno.

Analise suas necessidades para áreas externas

Se for para uma ampla área externa, a casa tem mais chances de agradar. Quintal profundo, gramado ou não (de acordo com os regulamentos de cada cidade), plantas frondosas, churrasqueira e reuniões familiares podem ser melhor administrados em uma única casa.  

Os apartamentos geralmente excluem essas possibilidades. O método consiste em trazer todas as partes para a sala ou cozinha, especialmente se estiverem integradas - esta é a tendência em nove entre dez projetos de renovação.  

Considere o modelo social

Prédios com muitos apartamentos e amplas áreas públicas, incluindo quadras, piscinas, espaços gourmet, etc., são uma boa escolha para pessoas que querem fazer amigos, viver em comunidade e construir amizades com os filhos.  

O playground é muito saudável e até mesmo um espaço seguro para as crianças. Desde que todos estejam dispostos a construir e seguir as regras do apartamento.  

Barulho, sons altos, festas precisam ser melhor administradas em prédios, onde as pessoas moram próximas umas das outras. Por outro lado, as casas oferecem mais condições de privacidade, e a regra é que o proprietário defina a si mesmo e aos vizinhos mais distantes. No entanto, hoje, as crianças podem ficar mais isoladas do que em prédios - porque não podem brincar fora da cidade grande.

Observe os problemas de segurança

Uma das primeiras coisas que as pessoas julgam ao escolher entre uma casa ou um apartamento é a segurança.  

As casas parecem mais frágeis e exigem investimentos em grades, câmeras e outros itens. Por terem poucos moradores e serem mais fáceis de monitorar, algumas pessoas têm muito medo de fazer essa escolha em função dos hábitos das pessoas que moram ali.  

Numa casa com poucos habitantes, tudo fica mais complicado: viajar fica mais difícil, as plantas dependem da água, os animais precisam comer, os vizinhos não prestam atenção, se ouve menos movimento e assim por diante.  

Por outro lado, em edifícios de apartamentos, além da possibilidade de entrada de porteiro, a circulação de pessoas também pode melhorar a segurança. Caso contrário, é necessário avaliar se o apartamento é realmente mais seguro ou se vale a pena investir em apenas uma cerca viva de uma casa maior.

Uma das formas de conquistar seu apartamento ou casa é através do consórcio. Faça uma simulação!

Simulação