Reforma de banheiro: 3 dicas para fazer sem muita bagunça!

Reforma de banheiro: 3 dicas para fazer sem muita bagunça!

Reforma de banheiro. Essas palavras podem causar dores de cabeça em várias pessoas só de imaginar a sujeira que pode causar. No entanto, é possível evitar toda essa bagunça atentando a alguns detalhes. Planejando tudo, essa obra poderá ser concluída rapidamente, sem grandes problemas e, o mais importante, sem causar muita desordem na casa.

Para uma reforma de banheiro mais tranquila possível, confira estas 3 dicas. Boa leitura!

1. Analise as atuais condições do banheiro

Antes de iniciar a reforma, é preciso ter noção do atual estado do cômodo. Analise desde a parte básica, como a existência de mofos e manchas no teto e no revestimento ou de vazamentos, até a parte interna, como o estado da tubulação. Caso seja preciso uma manutenção ou troca, ela já pode ser feita nessa reforma. Isso evitará uma nova intervenção futura.

Essa etapa é muito importante, pois possibilita estabelecer as necessidades primárias da obra. Por exemplo, se a intenção era mexer na parte de revestimentos, sem quebrar a parede, mas a tubulação está comprometida, será necessário rever os planos iniciais.

2. Defina o estilo e a cor do ambiente

Após analisar o atual estado do banheiro, é preciso definir o estilo que ele vai seguir. É importante, no entanto, manter a mesma linha de decoração do restante do imóvel, para não destoar muito, seja no estilo, seja na cor.

No quesito de cor, inclusive, os tons pastéis são tendências na decoração desse ambiente, junto com o cinza claro, o linho e o fendi.

3. Escolha o tipo de revestimento na reforma de banheiro

O mais comum ainda é usar azulejos na parede, contudo, vale a pena conferir as outras opções na hora de decorar o ambiente.

Pintura

Ainda há quem não gosta da ideia de pinturas no banheiro, no entanto existem produtos específicos para áreas úmidas. As mais indicadas as acrílicas ou os epóxis. Nessa hora, é importante ficar atento ao rodapé, que precisa ser mais alto, e na escolha de tintas anti-mofo.

No entanto, vale ressaltar que a área do box do banheiro gera um pouco de polêmica, pois alguns especialistas dizem que podem usar a pintura, mas outros alegam que não. Por via das dúvidas, é sempre bom contar com a ajuda de um profissional.

Papéis de parede

Se é para mudar bastante o banheiro, mas sem gastar muito nem fazer muita sujeira, um papel de parede pode ser uma boa pedida. Apesar de não ter a mesma durabilidade que outros tipos de revestimento, o investimento é menor. Os profissionais indicam mais os vinílicos e os laváveis.

Revestimento 3D

Agora, se o intuito é dar uma modernizada no ambiente, vale a pena apostar nos revestimentos 3D. Uma boa dica é usar os modelos de PVC, que são mais indicados nessas áreas mais úmidas da casa.

Apesar do que muito se pensa, é possível fazer uma reforma de banheiro sem fazer muita bagunça. Com o planejamento adequado é possível se preparar para a obra. E, com tudo preparado, o risco da perda de controle é menor, acarretando em menos sujeira e em menos alterações no dia a dia do imóvel.

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.