Principais golpes: fique de olho!
Confira as fraudes mais recorrentes no mercado e o que fazer caso desconfie de alguma situação
Golpe do site falso (phishing)
É uma técnica que redireciona os usuários para páginas falsas, com o objetivo de obter informações pessoais. Os golpistas podem se passar por instituições legítimas, como bancos e provedores de e-mail, para atrair as vítimas.
Proteja-se:
- Desconfie de produtos com descontos muito grandes
- Verifique se o site é verdadeiro antes de fazer qualquer compra
- Consulte se existem reclamações ou denúncias sobre o vendedor
- Não pague por Pix em links enviados
O que fazer, caso seja vítima:
- Entre em contato imediatamente com sua filial ou ligue para o SAC
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança
- Se a compra for feita por cartão de crédito, entre em contato com o número no verso do seu cartão
Golpe da falsa oferta/Consórcio
Acontece quando golpistas indicam links de sites falsos com ofertas de valores muito atrativas, mas que exigem pagamento exclusivamente por PIX ou boleto, em um falso anúncio em redes sociais. Por isso, o consumidor deve sempre desconfiar de preços muito abaixo do mercado.
Proteja-se:
- Desconfie de ofertas com preços muito abaixo do valor de mercado
- Recebeu uma promoção por e-mail ou mensagem? Acesse diretamente o site oficial
- Fique atento aos sites falsos, verifique sempre se a URL começa com "https"
- Prefira cartões virtuais para compras online
- Nunca salve dados do cartão de crédito online
- Ative as notificações do aplicativo do banco
O que fazer, caso seja vítima:
- Entre em contato imediatamente com sua filial ou ligue para o SAC
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança
- Se a compra for feita por cartão de crédito, entre em contato com o número no verso do seu cartão
Golpe do falso empréstimo/consórcio
É a oferta de empréstimos com muitas facilidades, inclusive com a promessa de não consultar órgãos de proteção ao crédito, ou com condições mais vantajosas em relação às praticadas no mercado. Após receberem o contato dos interessados, os golpistas solicitam uma antecipação de valor para liberarem o crédito.
Proteja-se:
- Desconfie das facilidades ofertadas
- Nunca faça pagamentos antecipados
- A Embracon nunca pede pagamento antecipado para liberar empréstimos
- Não divulgue os detalhes do seu pedido de empréstimo em redes sociais
- Se pedirem pagamento de taxa, depósito ou transferência como garantia, cancele
- Não passe dados pessoais e documentos para desconhecidos
O que fazer, caso seja vítima:
- Entre em contato imediatamente com sua filial ou ligue para o SAC
- Caso tenha utilizado outra Instituição Financeira, procure-a imediatamente
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança
Golpe do DDA
É o recebimento de um e-mail, falso, informando sobre um suposto desconto. Assim, os fraudadores solicitam que a vítima desconsidere o pagamento do DDA e realize o pagamento do boleto enviado por e-mail. O DDA é o boleto de forma eletrônica, assim qualquer correção ou alteração no boleto refletirá no DDA.
Proteja-se:
- Não acredite em propostas de descontos em boleto que chega por outros meios
- Se o valor do boleto verdadeiro for alterado, constará no DDA o valor atualizado
- Confira os dados do beneficiário e o valor antes de realizar pagamentos
O que fazer, caso seja vítima:
- Entre em contato imediatamente com sua Filial de relacionamento ou ligue SAC
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança
Golpe do Estorno do Pix
Neste golpe, o criminoso realiza um Pix para o consorciado e, em seguida, liga para ele solicitando que devolva o valor para a conta de uma terceira pessoa. Depois disso, o golpista aciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED), alegando que o Pix foi feito por engano. Assim, ele consegue reaver o dinheiro diretamente com a instituição financeira, obtendo uma devolução dupla.
Proteja-se:
- Sempre realize devoluções de Pix diretamente no extrato, utilizando a opção "Devolver"
- Desconfie de solicitações suspeitas e verifique o seu extrato cuidadosamente
- Nunca forneça informações pessoais ou financeiras para quem está na ligação
O que fazer, caso seja vítima:
- Entre em contato imediatamente com sua Filial de relacionamento ou ligue para o SAC pelo número 0800 724 420, opção 5
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança
Golpe do falso boleto
O golpe ocorre em transações financeiras entre fornecedores e clientes, geralmente envolvendo o pagamento via boleto bancário. O fraudador se infiltra no processo enviando um e-mail falso que imita o do fornecedor original. Esse e-mail contém um boleto bancário adulterado, quase idêntico ao original, mas com mudanças estratégicas, como na data de vencimento, no código de barras e na sequência numérica.
Proteja-se:
- Se receber um boleto de forma incomum, diferente do padrão do seu fornecedor, desconfie!
- Nunca emita a segunda via de um boleto em um site que não seja o oficial da instituição financeira emissora
- Confira sempre se a logomarca da instituição financeira emissora do boleto corresponde ao seu número junto ao Banco Central
- Desconfie sempre de descontos concedidos com o envio de uma segunda via de boleto
O que fazer, caso seja vítima:
- Entre em contato imediatamente com sua Filial de relacionamento ou ligue para o SAC pelo número 0800 724 420, opção 5
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança
Roubo de dados por mensagens falsas (Phishing/Smishing)
Smishing é uma variação do phishing, mas que se diferencia pelo meio de abordagem: o texto chega por mensagem de SMS no telefone que terá um link malicioso, que leva as vítimas a um formulário usado para roubar as informações.
Proteja-se:
- Atenção ao receber mensagens de SMS que informam sobre bloqueio de acesso ou que pedem atualização de dados pessoais
- Alguns conteúdos possuem erros de português e tentam te convencer a clicar no link
- Grande parte dos SMS falsos vem de números particulares e não de empresas
- Não abra links de SMS suspeitos e nunca informe seus dados bancários e senhas
O que fazer, caso seja vítima:
- Entre em contato imediatamente com sua Filial de relacionamento ou ligue SAC 0800 000 0000 opção 0
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança
- Em casos de instalações de aplicativos ou download de programas, faça a desinstalação e formate sua máquina
Golpe do WhatsApp
O golpista se passa por pessoa conhecida ou parente da vítima (normalmente pelo WhatsApp, Telegram, Instagram, Facebook) e alega uma situação de urgência. O consorciado realiza transferências ou pagamentos para conta de terceiros indicados pelo golpista.
Outro tipo é por meio da criação de uma conta fake no WhatsApp: os criminosos criam um perfil fake com a foto de um usuário, mas com um número de telefone diferente.
Proteja-se:
- Habilite a verificação em duas etapas nas configurações do aplicativo
- Não informe o seu código de segurança para terceiros
- Desconfie de contas com fotos de conhecidos, mas números diferentes
- Sempre confira a foto do contato com o número contido em sua agenda
- Desconfie de pessoas pedindo dinheiro ou seus dados por aplicativos de mensagem
- Faça uma chamada de vídeo para confirmar a solicitação antes de fazer transferências
O que fazer, caso seja vítima:
- Entre em contato imediatamente com sua Filial de relacionamento ou ligue SAC 0800 000 0000 opção 0
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança
- Caso alguém tenha realizado transferências ou pagamentos solicitados pelos criminosos, oriente-o a registrar um boletim de ocorrência
Golpe da falsa central ou do falso funcionário
Golpistas fingem ser da Central de Atendimento da Embracon e simulam o número de telefone por meio de recursos tecnológicos, como gravações e menus para aumentar a sua confiança. A partir dessa abordagem, solicitam senhas, atualização de sistemas ou liberação de equipamentos ou realização de transferências.
Proteja-se:
- A Embracon nunca solicita atualização ou cadastramento de módulo de segurança em computadores, celulares ou senhas
- A Embracon nunca solicita a instalação de softwares ou componentes em navegadores via telefone
- O telefone da Central de Atendimento da Embracon é um número para você ligar. A Embracon não realiza ligações a partir desse número
O que fazer, caso seja vítima:
- Entre em contato imediatamente com sua Filial de relacionamento ou ligue SAC 0800 000 0000 opção 0
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança
Malware
Sinais de infecção:
- Nova página inicial surgiu sem sua permissão
- Barra de ferramenta ou atualizações que brotaram em seu navegador
- Redirecionamento para outros sites
- Ferramentas de proteção foram desativadas
- Velocidade debilitada repentinamente
Como se proteger:
- Fique atento a e-mails suspeitos com erros de português
- Não clique em links de ofertas incríveis ou de celebridades
- Mantenha navegador e sistema operacional atualizados
- Evite wi-fi público para movimentações financeiras
- Mantenha antivírus instalado, atualizado e ativo
- Não instale aplicativos de fontes não confiáveis
Golpe do QR Code
Como se proteger:
- A Embracon nunca solicita atualização do internet banking
- A Embracon não envia QR Code ou links em mensagens de texto
- Nunca faça transferências, TEDs, PIX com pretexto de teste
- Sempre confira todas as informações após leitura de QR Code
Golpe da mão fantasma
Você recebe uma mensagem por SMS, e-mail, WhatsApp, ou ligação de uma pessoa que se diz ser funcionário da Embracon, informando que é necessário atualizar o aplicativo através de um link.
Como se proteger:
- Analise as mensagens que receber e não acredite em tudo
- Sempre cheque informações com sua Filial de relacionamento
- A Embracon não solicita download de aplicativos de segurança
- A Embracon não solicita atualizações por mensagem
O que fazer, caso seja vítima
- Entre em contato imediatamente com sua Filial de relacionamento ou ligue SAC 0800 000 0000 opção 0
- Registre um Boletim de Ocorrência (BO) para sua segurança
- Em casos de malware, desinstale aplicativos suspeitos e formate sua máquina