Saiba como funciona a tabela de consórcio

Saiba como funciona a tabela de consórcio

Consórcio é um tipo de aquisição cooperativa. Nesse tipo de investimento, diferentes pessoas se reúnem para comprar um projeto. Podem ser veículos, imóveis, equipamentos agrícolas ou até serviços, desde cursos de graduação até cirurgia plástica.

Todos os meses, os participantes depositam uma quantia no fundo comum. O dinheiro é suficiente para um deles obter uma carta de crédito por mês. Este é o documento que permite que você compre as mercadorias necessárias.

Até o final do processo, todos os consorciados são contemplados. Em outras palavras, ninguém voltou para casa de mãos vazias!

As vantagens desta opção incluem custos reduzidos e facilidade de planejamento. Como não há juros, você encontra parcelas que cabem no seu orçamento mensal. Portanto, você pode comprar parcelado sem grande impacto no seu faturamento.

Quais são as taxas listadas no consórcio?

Embora a taxa de administração seja a única forma de remuneração da empresa responsável pelo consórcio, normalmente não é a única taxa adicional para o parcelamento.  

Além disso, pode haver reservas e seguros. Embora a cobrança dessas outras taxas não seja regra, se estipulada em contrato, o administrador pode proceder sem maiores problemas.

Fundo comum

Os fundos comuns incluem recursos que serão usados ​​efetivamente para comprar bens ou serviços para participantes elegíveis. Portanto, ele existe para formar o caixa do grupo, que representa a maior parte da composição da receita.

A contribuição é calculada com base no valor total da carta de crédito de destino. Basta dividir o valor pelo número de meses do contrato para encontrar o valor correspondente ao fundo mútuo que fornece o consórcio.

Fundo de reserva

Por se tratar de um plano de financiamento coletivo, o consórcio será afetado por circunstâncias adversas, como a inadimplência de alguns de seus membros. O objetivo do Fundo de Reserva (FR) é garantir o funcionamento normal do grupo nessas circunstâncias.

Como as taxas de administração, FR é cobrado dividindo seu valor total pelo número de parcelas planejadas. Vale lembrar que caso o fundo disponha de recursos no final do grupo, o valor será devolvido aos associados na proporção.

Taxa de administração

Por trás do plano de consórcio está sempre uma empresa responsável pela sua gestão, cuja apropriação passa por encontrar as partes interessadas no negócio, formar grupos com participantes com os mesmos objetivos, realizar reuniões e definir as regras e padrões de funcionamento do grupo.

Também conhecida como TA, a taxa de administração é destinada a pagar pelos serviços prestados pelo administrador. A taxa usada varia de acordo com a instituição escolhida, o período e o valor da carta de crédito exigida. Em seguida, o custo total é diluído no parcelamento do consórcio contratado.

Seguro

O contrato de consórcio também pode prever o pagamento de seguro. Os mais comuns são:

  • Quebra de seguro garantia, cobrindo eventual quebra de contrato;

  • Seguro de vida, que paga benefícios futuros quando o associado falece;

  • O seguro-desemprego garante o pagamento das prestações quando o titular fica desempregado.

O valor do seguro no consórcio depende de negociação entre a administradora e o segurado. Portanto, é importante consultar o contrato para entender o valor desta taxa que será refletido no parcelamento.

Como o consórcio é ajustado

O termo "ajuste" refere-se a uma nova determinação com base no custo alterado. Nesse sentido, o reajuste do consórcio é uma atualização do valor mensal parcelado.

Isso ocorre porque o custo dos produtos é medido de acordo com as mudanças do mercado. Portanto, para equilibrar o sistema e oferecer as mesmas condições aos membros do consórcio, é necessário um reajuste.

Em outras palavras, é uma alteração do valor da carta de crédito, de forma que o valor final acumulado não deprecie com o tempo. Além disso, para evitar a perda de poder aquisitivo dos clientes, são feitos ajustes de acordo com o valor do produto.

No entanto, é importante lembrar que para que ocorra o reajuste das parcelas do consórcio, é necessário definir o índice que fundamenta a alteração. Isso deve ser acordado antes de assinar o contrato de adesão ao consórcio.

Para saber qual o melhor plano que se adequa aos seus critérios, faça a simulação ou contate um de nossos consultores!  

Simulação