O que é a taxa de administração do consórcio?

O que é a taxa de administração do consórcio?

Quando se trata de consórcio, muitas pessoas costumam ter dúvidas sobre a taxa de administração dele. Essas dúvidas decorrem da integração do consórcio no mercado nacional e da ausência de cobrança de juros.  

No entanto, é importante lembrar que as taxas de juros são diferentes das taxas de administração. Mas o que é essa taxa de administração? Como é aplicável? Vamos ajudá-lo a entender tudo que é importante.

O que é taxa de administração e no que ela difere da taxa de juros?

A taxa de administração de consórcio é uma forma de as administradoras obterem uma remuneração para garantir que o grupo adquira os bens contratados.

Nas taxas de juros, o cálculo é sempre realizado sobre o valor residual após a amortização, os chamados juros compostos. Além de complicar os cálculos, isso faz com que o valor da dívida aumente . Por exemplo, no final do empréstimo, você pode pagar até duas ou até três vezes o valor do contrato original! Como é o caso do financiamento.

Ao contrário das taxas de juros, a taxa de administração não aparece na forma de juros compostos. A taxa de administração é fixa e pré-fornecida em contrato. É paga nas parcelas mensais do consórcio, portanto, cálculos e considerações devem ser feitos antes da compra das cotas.

Como funciona a taxa de administração?

O bom funcionamento do consórcio está diretamente relacionado à atividade contínua e eficiente dos gestores. Garantir que os participantes atinjam seus objetivos de obtenção de determinados bens ou contratação de determinados serviços de forma sustentável e econômica, conforme estipulado na legislação e nos contratos vigentes. Afinal, o trabalho dessas empresas é uma garantia de segurança do sistema de alianças.  

O pagamento da taxa de administração do consórcio garante que os participantes prestem os serviços devidos durante todo o período do contrato. O administrador distribui a cobertura, incluindo todos os procedimentos para gerenciar o grupo e comunicação clara e eficaz com os participantes. A ideia é dar segurança máxima no cumprimento do contrato.

No momento da assinatura do contrato, o valor da taxa de administração é determinado. Vale lembrar que ele é baseado em um percentual fixo sobre o valor da carta de crédito, que será diluída ao longo da vigência do plano, uma parcela mensal paga pelos participantes.

O que cobre a taxa de administração?

As taxas de administração são usadas para pagar pelos serviços prestados pela administradora. Isso significa que abrange tudo que envolve o bom funcionamento do grupo. Além disso, é interessante pensar que sem a supervisão da administradora, o investimento será inseguro e muitas pessoas podem perder seus investimentos.

Você já deve ter reparado que o pagamento da taxa de administração no consórcio garante aos consorciados que serão prestados todos os serviços necessários ao longo da vigência do contrato, incluindo todos os procedimentos de gestão do grupo, comunicação com os participantes, eficiência e transparência, oferecendo a máxima segurança e conformidade aos seus integrantes.

Existem outras taxas no consórcio?

Além da taxa de administração, existem mais algumas taxas que você deve se atentar antes de assinar o seu contrato. Confira:

  • Fundo comum: a principal taxa do consórcio refere-se ao valor do bem ou serviço, por isso é considerada como 100% da carta de crédito aderida no consórcio. Para calcular quanto será pago ao fundo por mês, basta pegar o valor da carta de crédito e dividir pela quantidade de meses que durará o contrato.  
  • Seguro: o seguro é uma taxa opcional ou obrigatória, dependendo da administradora, e deve ser formalmente declarado no contrato. Seu valor também muda de acordo com a decisão da empresa que gerencia o consórcio.  
  • Fundo de reserva: por exemplo, o fundo de reserva é usado para garantir que o consórcio continue a operar normalmente sob as condições, como quando os participantes do grupo ficam inadimplentes. O valor é fixo e funciona da mesma forma que uma taxa de administração.  
Faça sua simulação com o Consórcio Embracon, e descubra quanto você pagará para adquirir o bem ou serviço que você sonhou.
Simulação
chat Eva