Como escolher uma administradora de consórcio?

Como escolher uma administradora de consórcio?

Você sabia que o consórcio é a melhor forma de investir em bens de alto valor, como casa, carro, apartamento, motos ou até mesmo diferentes tipos de serviços?

Isso porque o consórcio é uma modalidade bem flexível. Você não precisa de valor de entrada para começar a investir no seu sonho e pode definir a quantidade de parcelas de forma que se ajuste aos seus rendimentos mensais.

Diferente do financiamento, por exemplo, em que é cobrado uma alta taxa de juros pelas parcelas, com o consórcio você não sai com o bem na hora, mas tem a certeza de pagar por um valor mais justo pelo bem que quer comprar. Trata-se do modelo perfeito para quem quer planejar a compra de um bem, sem comprometer seus rendimentos.

Para fazer um consórcio, é preciso contar com o trabalho de uma administradora de credibilidade. A seguir, vamos explicar o que é preciso levar em consideração ao escolher a empresa de consórcio.

O que é uma boa administradora de consórcio?

Antes de tudo, é preciso entender se a empresa de consórcio que você considera tem credibilidade. Para isso, é preciso verificar se ela possui autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) para operar.

O Bacen regula todo o setor de consórcio e exige que as administradoras sigam regras importantes para seu devido funcionamento, como:

   • Formação dos grupos para consorciados;

   • Processo transparente para os sorteios mensais que são realizados nas assembleias;

   • Dar a possibilidade de o consorciado dar o lance na tentativa de ser contemplado com antecedência;

   • Garantir que todos os consorciados serão contemplados com sua cota enquanto estiverem pagando o consórcio.

Dicas para escolher uma administradora de consórcio

A seguir, confira alguns pontos que devem ser levados em consideração na sua análise da melhor administradora.

Credibilidade da empresa

A escolha de uma administradora de credibilidade é de extrema importância. Afinal, você passará meses ou até anos pagando por parcelas para o bem que tanto deseja.

A Embracon, por exemplo, é uma administradora independente que há mais de 30 anos realiza sonhos com a entrega de cartas de crédito de automóveis, imóveis, motos e, mais recentemente, serviços. Considerada por diversas vezes um dos melhores lugares para trabalhar, a Embracon possui ampla estrutura que atende em mais de 15 estados brasileiros.

Atenção ao discurso da administradora

Infelizmente, existem muitos golpes aplicados envolvendo o nome consórcio que prometem contemplações em períodos curtos. Nenhuma administradora que possui autorização do Bacen pode garantir quando o consorciado será contemplado.

Isso significa que a contemplação pode acontecer do primeiro ao último mês de pagamento do consórcio.

Mesmo que o consorciado tente o lance, precisa competir com outros interessados nas assembleias. Existem regras para os lances: em sua modalidade mais clássica, o maior valor oferecido é o vencedor, mas alguns grupos podem determinar outras formas, como lance fixo, por exemplo.

Taxas

O consórcio não realiza a cobrança de juros, como acontece no financiamento.

Mas, ao investir em um bem, o valor das mensalidades inclui algumas taxas:

   • Taxa de administração, que remunera a empresa de consórcio pela formação dos grupos, realização dos sorteios mensais, entrega das cartas de crédito, enfim, todos os serviços relacionados ao consórcio;

   • Fundo de reserva, para garantir que a inadimplência de alguns integrantes não comprometa o fundo comum, que é responsável pela entrega dos valores das cartas de crédito.

Ao fazer a simulação do bem pelo site da administradora, na Embracon você já consegue visualizar quanto terá que pagar pelas mensalidades, já incluindo as taxas.

Transparência

As pessoas têm muitas dúvidas relacionadas ao consórcio porque não se trata de uma modalidade comum no dia a dia.

Por isso mesmo, manter a transparência é extremamente importante. Quando a administradora consegue selar o compromisso de tirar todas as dúvidas durante o pagamento das mensalidades e facilitar para que os consorciados tenham uma ótima experiência, tem-se um ganha-ganha: o consorciado ganha ao contar com o trabalho de uma administradora séria e transparente, que não irá enganá-lo; e a administradora também ganha, porque terá um cliente satisfeito do momento da simulação à entrega da carta de crédito.

Alguns pontos bem importantes que precisam ser esclarecidos antes que os consorciados assinem o contrato:

   • Reajuste das parcelas: em busca de proteger o poder de compra dos consorciados, anualmente a administradora faz um reajuste nas mensalidades, considerando a inflação do período. Esse reajuste acontece sempre no aniversário da cota do consorciado;

   • Regras para participar dos sorteios: é preciso estar com o pagamento em dia para ter a chance de ser contemplado com sorteio. As administradoras mantêm essa regra para não correr o risco de ser injusto com os consorciados do grupo que pagam corretamente a mensalidade;

   • Uso da carta de crédito: a carta de crédito tem poder de compra à vista, o que pode dar uma boa margem de negociação na hora da compra do bem. Porém, seu valor integral só é repassado diretamente ao proprietário do bem. O consorciado só tem acesso direto à carta 180 dias depois de comprovada a contemplação.

Além disso, você só pode utilizar a carta de crédito para a finalidade que ela foi contratada. Ou seja, se começou a investir em imóveis, terá que utilizar o valor da carta para a compra de terreno, casa, apartamento, empreendimento, ou seja, tudo que seja relacionado a imóveis. Vale o mesmo para as demais cartas.

Por que a Embracon é a melhor administradora para você?

Todos os pontos que elencamos são de extrema importância para se ter uma boa experiência com o consórcio.

A Embracon já possui mais de 30 anos de experiência realizando sonhos de diferentes maneiras.

Ficou interessado? Então faça uma simulação e comece desde já o seu consórcio.
Simulação Consórcio