Quais são as formas de contemplação?

Quais são as formas de contemplação?

Quando se fala em consórcio, existem duas formas de contemplação: sorteios e lances. Nesse artigo, vamos explicar cada uma delas e solucionar todas as suas dúvidas sobre o tema. Saiba tudo sobre a contemplação por sorteio e a contemplação por lance.

Sorteio

Os sorteios são feitos a partir do número de cotas de cada participante, seguindo os números sorteados pela loteria federal. Primeiros, sorteiro para clientes ativos, segundo, sorteio para clientes cancelados e, por último, as contemplações por lance. Nos três casos, no entanto, é considerado sempre o saldo dos grupos para as contemplações.

Os sorteiros na Loteria Federal são realizados todas as quartas e sábados. Por isso, o resultado será considerado de acordo com o dia da assembleia de cada consorciado. Por exemplo: para assembleias realizadas as segundas, terças e quartas, são utilizados os prêmios sorteados no sábado. Já para assembleias realizadas as quintas e sextas, são utilizados os prêmios sorteados na quarta. Por isso, é muito importante que o consorciado esteja atendo ao dia da assembleia.

O benefício dos sorteios é que cada participante pode participar em condições de igualdade com demais, isto é, as chances são as mesmas para todos. O único requisito que é exigido para participar dos sorteios é que a pessoa esteja com os seus pagamentos em dia.

Entenda mais sobre: Como são realizados os sorteios nas assembleias?

Lance

Outra forma de contemplação é o lance. Caso o consorciado queira ofertar um lance no consórcio, deve fazer uma oferta de maneira sigilosa até  às 23h59 do dia anterior à assembleia mensal.

As ofertas são registradas em percentuais sobre o valor do crédito. Na assembleia, as ofertas são apuradas. Em seguida, o lance que possui a maior representação em percentual do bem escolhido é considerado o vencedor.

Confira as modalidades de lance a seguir:

  • Lance Fixo: Esta modalidade de lance é uma facilidade que a Embracon oferece aos clientes. A partir dela, é possível obter o bem com uma oferta de 25%. No entanto, o percentual pode variar conforme as características do grupo. Nesta modalidade, só concorrem clientes que ofertaram este percentual. Caso haja empate, ganha aquele que mais se aproximar do número que foi sorteado.
  • Lance Fixo de 50%: nessa modalidade, o consorciado pode ofertar até metade do valor do bem. Se for contemplado, pode utilizar até 25% do crédito (ou seja, o lance facilitado) para quitar o lance. Verifique com nossa Central de Relacionamento se o seu grupo permite essa modalidade de lance. Há possibilidade de uso do FGTS para cobertura de lance no consórcio de imóveis.
Saiba mais sobre: Como ofertar um lance?

Formas de contemplação no consórcio

De acordo com a Nova Lei, o prazo para pagamento do lance vencedor é de 5 dias úteis, contados a partir da data da contemplação.

Mas, fique atento! Não existe um prazo pré-determinado para a contemplação.

Como o sistema de consórcio ocorre mediante o sorteio da cota na assembleia, não há como saber quando você será sorteado.

Além disso, a oferta de um lance não é garantia de contemplação. Afinal, os lances são sigilosos, e não há como garantir se o valor que você pretende ofertar como lance vai lhe garantir contemplação.

Se algum vendedor prometer contemplação em um determinado período de tempo, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

Somente as cotas que estiverem com seus pagamentos em dia, efetuados até a data de vencimento, poderão participar das assembleias, independente de ser por sorteio ou por lance.

Institucional
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.