A melhor maneira de comprar imóvel

A melhor maneira de comprar imóvel

Sair de uma casa de aluguel é um sonho compartilhado por muitos brasileiros, e alcançá-lo exige muito trabalho e planejamento responsável. Quem nunca percorreu esse caminho tem dúvidas sobre a melhor forma de comprar imóvel, desde a escolha do apartamento até a forma de pagamento.  

Antes de pagar pelo imóvel, é preciso começar a pensar na conquista do imóvel. Nesta fase inicial, irá considerar os custos que irá incorrer, e ao fazer a sua escolha será necessário avaliar a área, o tipo de imóvel e até as comodidades que oferece. Após concluir essas duas etapas, é hora de avaliar a melhor forma de pagamento, que é a etapa decisiva para o fechamento da transação.

Neste conteúdo, você aprenderá o que deve analisar antes e qual a melhor maneira de comprar imóvel. Veja as dicas abaixo!

O que você precisa analisar antes de comprar imóvel?

Preço

O preço é sempre um fator importante na hora de procurar um apartamento, afinal, se for muito superior à sua situação real, pode ser difícil de pagar. A primeira coisa que você precisa saber é que nas mais diversas áreas, existe uma enorme seleção de imóveis de todos os tamanhos e estilos. Na prática, isso significa encontrar onde você puder.

Os principais fatores que afetam o preço são sempre considerados ao avaliar o preço, alguns dos principais e mais importantes fatores são:

  • cidade;

  • bairro;

  • tamanho do imóvel;

  • infraestrutura do condomínio;

  • tempo da construção;

  • prontos, na planta ou em construção (projetos em andamento são mais baratos).

Você sabe quais são suas possibilidades financeiras, ou seja, conhece suas limitações e sabe a faixa de preço que pode pagar.

Segurança da região

A segurança é a prioridade número um para qualquer pessoa, especialmente para quem se muda para um novo local com a família. Chegar a qualquer hora, poder sair do carro e fazer tudo a pé, tranquilidade com as crianças circulando pela área são algumas das principais preocupações. Portanto, você não pode ter dúvidas sobre como funciona a área antes de escolher um imóvel.

Em áreas mais seguras, seja em áreas rurais ou metropolitanas, é perfeitamente possível encontrar projetos em construção ou até mesmo prontos. Essa busca deve ser conduzida de forma desapaixonada e baseada em informações de fontes confiáveis. Assim, você pode ter certeza de que sua qualidade de vida em seu próximo imóvel será a mais alta possível.

Formas de pagamento

A forma de pagamento do imóvel é tão importante quanto o preço. Procure imóveis que sejam mais fáceis de pagar, o que significa mais opções de pagamento para escolher.  

Claro, você pode pagar à vista, mas também pode optar pelo financiamento ou consórcio e ter uma folga financeira maior para fazer essa aquisição ao longo dos anos. É importante poder escolher, e essa possibilidade deve ser avaliada com antecedência.

Infraestrutura

Nas grandes cidades, com uma busca rápida, você encontra belos apartamentos antigos, mas a infraestrutura não é muito boa. Às vezes a propriedade é boa, mas o apartamento é antigo e não foi reformado recentemente, o que não resulta em um preço justo. Além disso, você deve considerar como essa infraestrutura afetará seu trabalho diário.

Novos empreendimentos apresentam construção recente, sistemas qualificados e estruturas que exigem menos manutenção. Então, considerando que terá infraestrutura recente, pode ser interessante comprar imóvel planejado. Nessa busca, considere também alguns pontos que podem te afetar, como:

  • elevadores;

  • acessibilidade;

  • piscina;

  • estacionamento;

  • áreas de lazer;

  • espaços das áreas comuns;

  • infraestrutura do imóvel, em si.

Acesso à região

Ao considerar a melhor forma de comprar imóvel, considere também suas opções, a área em que ele se encontra pode fazer uma grande diferença. Primeiro, entenda: é fácil chegar, sair e se locomover dentro e fora do bairro? Isso terá um grande impacto no dia a dia dos moradores que precisam se deslocar rapidamente para outras áreas, mesmo que tenham um carro.

Necessidades diárias como ir ao trabalho, ir ao supermercado, mandar os filhos para a escola, lazer e entretenimento podem ser facilmente atendidas. Se tudo for remoto e levando em consideração seu cotidiano pessoal, a área pode não ser a melhor. Nesse caso, trata-se de uma avaliação relacionada à qualidade de vida que você estará vivendo naquele local.

A melhor modalidade para comprar imóvel

Se você está pensando em comprar imóvel a modalidade de consórcio pode ser ideal para você.

No  consórcio, um grupo de pessoas com os mesmos objetivos se reúne por meio de uma administradora para pagar um valor fixo a cada mês. Assim, depois de algum tempo, todos podem comprar bens por meio do que se chama de carta de crédito.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este.

Simulação