Qual a vantagem do pagamento à vista?

Qual a vantagem do pagamento à vista?

O pagamento à vista é a modalidade mais conhecida e prática de fazer uma compra. De forma simples, basta ter o dinheiro suficiente para a compra, e pronto! Você não precisa se preocupar em ter que pagar posteriormente. Fica sem dívida e pode desfrutar sem problemas do bem que acabou de comprar.

Claro que, para o pagamento à vista, é preciso ter o dinheiro ali, na hora.  

Mas, você conhece todas as formas de pagamento à vista? E suas maiores vantagens? Vamos explorar este assunto e até mesmo mostrar como o consórcio, uma modalidade de compra parcelada e a longo prazo, também traz ao consumidor as vantagens de pagamento à vista.

Formas de pagamento à vista

O pagamento à vista pode ser feito de diversas formas. Vamos mostrar como funciona todas elas.

  • Pagamento com dinheiro: chega a ser redundante falar de pagamento e dinheiro. Mas, dessa forma, basicamente é necessário que o comprador tenha o dinheiro em papel moeda o suficiente para a compra. Caso o valor seja maior que o bem ou produto, o interessado deve receber troco. Pela Lei do Consumidor, todo estabelecimento tem a obrigação de dar o troco para o consumidor.
  • Cartão de débito: ao passar o cartão de débito em um estabelecimento, é utilizado o dinheiro que se tem na conta corrente. Caso você não tenha limite na conta, seu cartão pode não passar. Dependendo da sua situação no banco, caso tenha cheque especial, por exemplo, é consumido diretamente o valor desse fundo caso a conta esteja zerada. Porém, vale lembrar que o cheque especial deve ser utilizado apenas em caráter emergencial e ser reposto o mais rápido possível. O juros do cheque especial é um dos mais altos do mercado, portanto, fique atento a isso.
  • Pix: o Pix é uma transferência de valor realizada imediatamente, 24 horas por dia, independente da conta ou do banco. Trata-se de uma tecnologia do Banco Central, de alta segurança. Você pode realizar um Pix apontando para um código QR em uma máquina de cartão, por exemplo, ou utilizando a chave de transferência. Ao fazer um Pix, é consumido diretamente da sua conta corrente. Para receber um Pix, é necessário cadastrar a chave no seu banco - pode ser algum dado, como e-mail, telefone e CPF, ou mesmo uma chave aleatória, que é gerada automaticamente pelo sistema do Bacen.
  • Transferência: os tipos de transferência mais comuns são o DOC e o TED que, dependendo das condições, podem ser cobrados pela instituição bancária. Com a chegada do Pix, espera-se que essas modalidades de transferência sejam cada vez menos utilizadas.  
  • Pagamento digital: com a tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas, as grandes empresas do setor têm criado sistemas próprios para pagamento. Um exemplo recente é o WhatsApp, que permite a transferência direta para um contato, sem ter que abrir o aplicativo do banco. Outros exemplos, já consolidados, são o pagamento com Mercado Pago, Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay, que facilitam o pagamento à vista ou, dependendo da situação, até mesmo de forma parcelada em estabelecimentos.

Por que vale a pena pagar à vista

Com o pagamento à vista, tanto o comprador quanto o vendedor saem ganhando. Afinal, o pagamento é feito de imediato: o comprador não tem dívida, e o vendedor já conta com o valor ali, de imediato.

Mas, existem outros benefícios do pagamento à vista, que iremos mostrar a seguir:

  • Melhor para o seu planejamento financeiro: ao escolher o pagamento à vista, você não contrai uma dívida ao fazer uma compra. Dependendo do valor do que está comprando, à vista é muito mais simples, principalmente se for o caso de comprar produtos perecíveis ou de baixo custo, por exemplo.
  • Você não perde o controle: quando se faz o pagamento à vista, é mais fácil ter controle do seu dinheiro. Se for dinheiro em espécie, então, melhor ainda - tanto que alguns especialistas em finanças pessoais recomendam o uso de moeda corrente ao sair para as compras, para evitar o descontrole.
  • Você pode ter desconto na compra: muitas lojas e estabelecimentos podem dar desconto de até 10% com a compra à vista. Coloque isso na balança também e priorize os locais que deem essa vantagem para quem paga à vista.

O que o consórcio tem a ver com o pagamento à vista

É sabido que o consórcio é uma modalidade de autofinanciamento de um bem. Você escolhe o bem que deseja comprar, determina o valor da carta de crédito e a quantidade de parcelas, para realizar o seu sonho.

Até aí, tudo bem. Mas como uma modalidade de compra parcelada pode se beneficiar de um pagamento à vista?

Quando se é contemplado em um consórcio, você tem à disposição a carta de crédito, que é o valor integral para a compra do bem que você selecionou.

A carta de crédito possui poder de compra à vista do bem que deseja. Digamos que você esteja investindo em um consórcio de automóveis e tenha sido contemplado com uma carta de R$ 50 mil. Na hora de escolher o carro que quer comprar, você tem este valor integral, com poder de compra à vista.

Dessa forma, você pode desfrutar do mesmo benefício de ter o dinheiro em mãos. Isso significa conseguir um bom desconto na hora de negociar com o comprador.

O melhor de tudo é que, caso sobre dinheiro da sua carta de crédito, você pode utilizar até 10% do valor total para despesas burocráticas, como transferência de propriedade e idas ao cartório, por exemplo.  

Por isso e muito mais o consórcio é a melhor modalidade para a compra de bens de alto valor a longo prazo. Faça uma simulação e invista desde já no bem que sempre quis.

Simulação