É possível ganhar dinheiro com consórcio de casas

É possível ganhar dinheiro com consórcio de casas

O consórcio de casas é uma forma de aquisição de imóveis de forma planejada e parcelada, que reúne diversas características muito vantajosas.  

Com ele é possível realizar os mais diversos sonhos dos brasileiros, como o de comprar o primeiro imóvel, mas o consórcio pode ir além da simples forma de comprar bens. Também é um bom investimento e, se bem utilizado, trará bons resultados. Vamos entender mais sobre a categoria!

Como o consórcio de casas funciona?

Para conseguir um consórcio de casas, primeiro você precisa entender todos os detalhes de como ele funciona.  

Cada administradora de consórcio oferece uma gama de produtos, o que significa que o cliente pode escolher entre diferentes linhas de crédito, parcelamento e condições de pagamento.  

Esta liberdade de escolha permite-lhe decidir facilmente qual o plano que melhor se adapta à sua situação financeira. Após determinar a opção mais adequada para você e assinar o contrato, você se tornará um consorciado e será identificado por seu número de cota no grupo.

A partir daí você começa a pagar as parcelas do consórcio. O cálculo do parcelamento é feito dividindo o valor da carta de crédito pelo número de meses de pagamento. Este valor inclui também as taxas de administração cobradas pela empresa para organizar todos os detalhes do grupo, bem como as reservas e, em alguns casos, os seguros.

O valor mensal pago por todos os consorciados forma um fundo comum para que cada consorciado seja contemplado e possa utilizar seus bens.  

Essas contemplações são realizadas em reuniões de grupo todos os meses e podem ser de dois tipos: sorteio ou lance.  

Após consideração, os membros do consórcio podem usar suas cartas de crédito para obter bens ou serviços.

Como ganhar dinheiro com o consórcio de casas?

Um imóvel pode ser adquirido por meio de um consórcio - você pode fazer isso várias vezes. Portanto, você pode comprar um ativo por um preço mais baixo e depois vendê-lo ou alugá-lo.  

Neste caso, é necessário obter uma cota e parcelar até que você seja contemplado e adquira o imóvel. Após a contemplação, você pode fazer uma ótima oportunidade, que é alugar o imóvel e pagar a  parcela com dinheiro da mensalidade.

Quando contemplados alugam o imóvel, eles podem pagar a parcela com o valor do primeiro aluguel e, a seguir, iniciar outro consórcio. Esse modelo é muito eficaz no Brasil, por isso conquistou o título de aposentadoria imobiliária.  

Sem os mesmos custos da previdência privada, e mais benéfica que a previdência pública, esta é a solução para milhares de pessoas que desejam garantir uma vida mais tranquila na velhice.

Vantagens do consórcio de casas

1. Sem Juros

Claro, essa é uma das maiores vantagens de se formar um consórcio. Afinal, como realizar seus sonhos, como comprar seu primeiro carro ou imóvel e aumentar seu patrimônio, sem perder sua organização financeira, dívidas ou pagar juros abusivos?  

Para o consórcio isso é possível, afinal há uma taxa de administração, que em comparação com outros tipos de aquisições tem um valor mais acessível.  

É claro que quem economiza e paga em dinheiro também não paga juros, mas, nesse caso, corre-se o risco de esgotar as reservas de capital. Portanto, a melhor opção é parcelar, pagar com calma, sem taxas excessivas.

2. Facilitar o planejamento financeiro

O consórcio é muito flexível. Como dissemos, você vai escolher as condições que mais se adequa ao seu bolso. Desta forma, ele pode se adaptar bem aos estagiários que têm maiores restrições financeiras, mas também ao chefe de família que pode fornecer mais recursos a cada mês.

No financiamento, é necessário um adiantamento alto e o parcelamento é determinado pelo banco. Portanto, um consórcio é ideal para quem está organizando suas finanças e não pretende desequilibrar todo o orçamento para a obtenção de bens.

3. Preferência para negociar com valor em dinheiro

É um sonho comprar o produto parcelado e ainda poder negociar com o vendedor como você tivesse todo o dinheiro de uma vez? É o que acontece no consórcio. Você paga o valor dividido, mas ao receber a carta de crédito, você tem o poder de compra à vista.

4. É uma escolha de investimento

Quer mais benefícios? O consórcio é considerado uma forma de investir no futuro.  

Se você sempre teve essa meta, mas tem dificuldade em organizar o consumo e reservar uma parte do seu salário, essa pode ser a solução. Como o parcelamento é pago mensalmente e os recursos são custeados pelo administrador do consórcio, funciona como caderneta de poupança obrigatória. Isso torna mais fácil realizar sonhos.

Além da flexibilidade, outro aspecto positivo do consórcio é que ele é considerado um investimento de baixo risco e muito seguro, pois todos os processos são supervisionados pelo Banco Central do Brasil.

Veja também os melhores planos de consórcio de casas.

Simulação