Saiba o que avaliar antes de assinar um contrato de consórcio

Saiba o que avaliar antes de assinar um contrato de consórcio

Para muitas pessoas, não é fácil adquirir um carro ou concretizar o sonho da casa própria. Um dos motivos é a dificuldade de guardar dinheiro para finalizar a compra de um bem que exige um grande investimento. Se você não tem condições de pagar à vista, uma boa opção é fazer o contrato de consórcio, que se caracteriza por ter um grande número de parcelas e não tem juros.

Essa iniciativa tem como principal vantagem fugir dos juros elevados e da burocracia para conseguir um carro, por exemplo. Para ter sucesso com essa modalidade de compra, a recomendação é ter muito cuidado ao fixar o valor das prestações, o que ajuda a evitar a inadimplência e o endividamento.

Neste post, apontaremos fatores que devem ser levados em consideração na hora de fazer um consórcio. Confira!

Preste atenção na identificação das partes contratantes

Antes da assinatura do contrato, é válido obter informações sobre a administradora do consórcio. Ela deve estar registrada no Banco Central do Brasil. O órgão é responsável por fiscalizar o setor e coibir a participação de empresas fraudulentas que procuram se aproveitar da boa-fé dos clientes.

Também é indicado verificar no site do Procon e em outros veículos online especializados em consórcio quais as instituições que atuam com seriedade na área. Ao escolher uma empresa para investir na aquisição de um bem ou serviço, é importante ter a garantia de que ela age dentro das melhores práticas do mercado.

Quanto mais informações você obtiver sobre a administradora de consórcio, maiores são as chances de escolher uma que possa prestar um atendimento de alto nível.

Tenha cuidado com a descrição do bem ou serviço

Qualquer erro pode fazer com que você tenha problemas ao assinar um contrato de consórcio. Para evitar que isso aconteça, uma boa alternativa é verificar, com bastante atenção, o que está escrito no contrato.

Com essa postura, você evita que haja eventuais discordâncias sobre o bem ou serviço a ser disponibilizado. Esse cuidado é imprescindível para aumentar as chances de fazer um bom investimento. Há diversos itens que podem ser adquiridos por meio de um consórcio, como:

  • veículos automotores (carros, caminhões, motos, ônibus, aeronaves, máquinas etc.);

  • eletroeletrônicos e outros bens móveis;

  • bens imóveis (área comercial, casa, sítio, imóvel na planta ou construído);

  • pacotes turísticos e passagens aéreas;

  • cirurgias médicas, estéticas e de beleza.

Não faltam opções para você aderir a um consórcio e pagar de maneira simples e sem burocracia as parcelas. Tenha em mente como se organizar para quitar as mensalidades em dia.

Esteja atento à taxa de administração

Ela consiste no valor a ser cobrado pela administradora para gerenciar o consórcio, o que envolve o pagamento de funcionários, situações de ordem burocrática e a lucratividade da empresa.

Além disso, essa taxa funciona como um seguro do consórcio, podendo ser cobrada ou não. Ela é essencial para evitar prejuízos que podem envolver a inadimplência ou a desistência de algum participante. Com a saída de um consorciado, o valor acumulado é dividido entre os demais ao término do contrato.

A taxa de administração apresenta como um dos principais fatores a capacidade de evitar que inadimplências afetem o negócio. Para conquistar uma carta de crédito, o consorciado precisa honrar com os seus compromissos financeiros. Um aplicativo ou a tradicional planilha podem ajudar a criar o planejamento ideal para não ter problemas, após assinar o contrato de consórcio.

Procure ter paciência para ser contemplado

Essa modalidade de investimento se caracteriza por ser de longo prazo. É muito difícil obter o bem de forma rápida, embora haja sorteios ou disputa de lances para contemplar os participantes.

Dependendo do consórcio, é possível que apenas 1 ou 2 consorciados sejam beneficiados pela entrega do serviço ou bem de maneira antecipada durante um trimestre, por exemplo. Os grupos de consorciados costumam contar com um grande número de pessoas, o que dificulta ser sorteado pouco tempo depois da adesão.

O importante é sempre manter os pagamentos das parcelas em dia para participar dos sorteios e abusar um pouco da sorte para conseguir o bem desejado.

Lembre-se sempre dos reajustes

Muitos assinam o contrato de consórcio conscientes de que não haverá cobrança de juros, o que facilita bastante o pagamento das parcelas mensais. Por outro lado, isso não faz com que o consorciado esteja livre dos famosos acréscimos para quitar as prestações.

Isso ocorre porque a carta de crédito precisa estar com o poder de compra atualizado, o que favorece o consorciado a comprar o item em boas condições. No caso dos imóveis, essa carta tem o valor atualizado com base no Índice Nacional de Custo de Construção (INCC).

Mesmo com esses reajustes, as parcelas do consórcio têm mudanças de valores bem menores se compararmos com as praticadas pelos bancos. Isso proporciona ao investidor mais segurança para administrar as finanças.

Avalie o bem a ser adquirido

É crucial que o contrato de consórcio tenha regras bem claras para a utilização da carta de crédito. Muitos compram algo de valor maior ou menor do que estava previsto inicialmente. Esse procedimento apenas pode ser praticado quando os itens são da mesma categoria (carro, imóvel etc.).

Se você deseja concretizar a aquisição de um bem ou serviço que apresente um valor menor, é viável usar os recursos da sobra para quitar gastos relacionados a tributos, cartórios, transferência de propriedade, por exemplo.

No caso de um bem com valor maior, é necessário pagar a diferença. Nessa situação, analise se o investimento não vai comprometer as finanças da família. Assim, evitará problemas para administrar as contas e as tarefas do dia a dia.

Ter consciência das responsabilidades envolvidas e dos procedimentos ideais para garantir o sucesso do investimento é um fator indispensável para assinar o contrato de consórcio. Com planejamento e bom senso, você tem mais condições de fazer um bom negócio e comprar o bem ou serviço desejado.

Se quer mais informações sobre consórcios, deixe o seu comentário neste post. A equipe da Embracon está à disposição para tirar todas as suas dúvidas e deixá-lo mais tranquilo sobre essa modalidade de investimento. Queremos contribuir para você usar melhor o seu dinheiro e ter mais qualidade de vida!

Institucional

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.

chat Eva