Comprar casa, apartamento, ou construir?

Comprar casa, apartamento, ou construir?

Quem sonha em ter uma casa própria ou apartamento deve ter se feito uma pergunta: estou pronto para construir ou comprar um imóvel? Na hora de decidir, é necessário levar em consideração diversos fatores como custo, tempo disponível e burocracia.

Quando o tempo é maior, você pode construir a casa dos seus sonhos de forma personalizada no local em que deseja.

Se a construção pode trazer mais vantagens de possuir a casa que você sempre quis, também pode haver dores de cabeça. Portanto, para quem deseja evitar atrasos, projetos de regularização e outros contratempos, comprar um imóvel concluído pode ser mais interessante.

Mas afinal, casa, apartamento ou terreno para construção?

Para fazer uma escolha sábia, é preciso observar diversos quesitos. Para facilitar, separamos aqui as principais vantagens e desvantagens de cada modalidade e tudo que você precisa considerar antes de tomar sua decisão.  

Comprar casa

Há muitos anos o país passa por grandes crises econômicas e parece que está começando a se recuperar, o que ainda é incerto.  

O mercado imobiliário não fica indiferente a isso, e tais incidentes afetam as vendas de imóveis. Independentemente se casa, apartamento ou terreno, a aquisição ainda está relacionada aos recursos financeiros, que podem depender da forma de pagamento que você escolher.  

Avalie a possibilidade de estrutura de propriedade

A maioria das casas prontas oferece visitas guiadas por agentes imobiliários.  

Nesse sentido, você pode entender o ambiente com antecedência e observar todos os detalhes. Por isso, visite a casa e analise todas as características dela, tanto interiores como exteriores.  

Só assim é possível verificar os detalhes da estrutura que constitui todo o imóvel - estado da fachada, decoração, acessibilidades, sistema hidráulico, cablagem eléctrica, presença de boa luz natural adequada, pintura, reboco, pisos, e a qualidade dos ladrilhos , portas e janelas, etc. Portanto, ao observar todos esses fatores durante a visita, você terá mais confiança na negociação e a certeza de que está fazendo uma compra segura, transparente e sem grandes riscos.

Desta forma, os futuros residentes têm a oportunidade de conhecer de perto toda a estrutura da propriedade. Na verdade, essa é uma medida preventiva muito importante que deve ser sempre seguida antes de qualquer tipo de contrato.  

Este cuidado garantia que os futuros compradores identifiquem vários defeitos na estrutura da propriedade e manchas ambientais nas paredes, sujeira que pode ser um sinal de infiltração, pequenas salas mal ventiladas, iluminação insuficiente, ruído excessivo, sistemas hidráulicos ineficientes, insegurança nas proximidades, entre outros efeitos negativos.

Mudança imediata

Infelizmente, a maioria dos negócios que envolvem a compra e venda de imóveis envolve questões burocráticas e demoradas.  

Esse fato acabou levando a atrasos na entrega das chaves e causando ansiedade no comprador, tornando a situação tensa. Sem falar na situação em que o imóvel precisa ser reformado, o que vai causar mais atrasos e possivelmente podem não ser entregues.  

Em vista deste fato, a mudança do proprietário pode levar vários meses para ser concluída. Por sua vez, a vantagem de uma casa pronta para usar é que você pode se mudar imediatamente, sem esperar que o construtor ou imobiliária faça reformas ou entregas como chaves - se você planeja comprar uma casa já construída.

Economia  

Comprar uma casa pronta pode garantir que o orçamento financeiro do comprador tenha maior previsibilidade. Isso porque quando você adquire o imóvel precisa ter uma noção clara de despesas futuras, a partir daí você deve economizar com essas e outras despesas para pagar a casa - aliás, como o ambiente está pronto para uma mudança imediata, uma reforma em um curto período de tempo pode ter sido esquecida.  

Esse conhecimento ajuda a prever melhor os gastos. Até porque o futuro proprietário já visitou o imóvel e determinou o que precisa ser remodelado ou não. Portanto, o risco de ter que enfrentar surpresas negativas é na pintura de pequenas dimensões, na manutenção do sistema elétrico e hidráulico, entre outros.

Não há risco de atrasar a entrega da obra  

A opção de comprar uma casa pronta é um investimento de muito baixo risco. Isso porque não existe uma possibilidade de atraso na entrega da obra - essa possibilidade pode ocorrer no caso de compra de imóvel fabril.  

Além disso, a construção das casas adquiridas na planta deve obedecer às condições comuns pela imobiliária e / ou construtora. Esse fato pode até levar à rescisão do contrato, causando dores de cabeça e frustração.

Por outro lado, uma casa concluída oferece conceitos concretos e realistas sobre o tamanho dos cômodos e as dimensões espaciais. Isso nem sempre acontece com o imóvel adquirido na planta, pois o imóvel nem sempre apresenta as medidas previstas no projeto, pode ser uma dimensão aproximada.

Quais são as desvantagens?

A principal desvantagem dessa opção é a falta de atributos personalizados. Construir uma casa do zero permite que você projete uma casa de acordo com o estilo, gosto e necessidade da sua família. O preço de um terreno mais o valor da construção de uma casa, se planejado e os profissionais certos selecionados, também podem fazer com que o custo seja inferior ao custo da casa pronta.

Adquirir um apartamento

Lazer

O crescimento das áreas recreativas de apartamentos residenciais está se tornando cada vez mais uma tendência.

Os motivos são vários, mas o principal é proporcionar aos residentes uma estrutura de entretenimento e reduzir a sua dependência de instituições externas.

A maioria das atividades de lazer, como ir à academia, divertir as crianças ou organizar festas, pode ser realizada sem sair de casa, o que é cômodo e barato.

Além disso, a infraestrutura proporcionada pela área de lazer do empreendimento recém-desenvolvido é mais moderna, proporcionando uma melhor vivência aos moradores.

Apartamento é mais barato

Uma das grandes vantagens dos novos empreendimentos que muitas pessoas não conhecem é o baixo valor dos apartamentos.

Isso porque quanto mais novo o empreendimento, menos manutenção é necessária, então o custo é reduzido e o custo do apartamento também cai.

Segurança

A estrutura do edifício novo é mais adequada às necessidades atuais, pelo que a segurança do novo apartamento é melhor do que a do antigo porque está desenhado no ambiente de hoje e tem mais tecnologias disponíveis.

O piso térreo de alguns edifícios serve de barreira, para que ninguém passe na rua e consiga ver o interior do edifício e os residentes. Além disso, também contamos com uma guarita onde os responsáveis ​​podem controlar a entrada e saída dos residentes e liberar os visitantes.

Essas guaritas também são equipadas com circuito fechado de televisão (CFTV): um sistema de câmeras que pode ser usado pelo pessoal de segurança.

Aumento do patrimônio líquido

A decisão de fazer um investimento seguro e duradouro logo nos fez pensar na formação de patrimônio líquido. Não é por acaso que as empresas e pessoas físicas que optam por investir em ativos escolhem o setor imobiliário como uma de suas linhas de investimento prioritárias.

Certifique-se de que a propriedade não seja afetada por falências bancárias ou quedas repentinas nos mercados financeiros. São ativos tangíveis que você pode redecorar e aumentar sua atratividade e valor, seja para aluguel ou venda.

Resistência ao tempo

Os imóveis são bens duráveis ​​porque serão usados ​​por muitos anos e podem durar gerações. Ou seja: você compra um apartamento e usa, se decidir ficar com o imóvel pelo resto da vida, deixa como herança para seus filhos. Ao recebê-lo, eles têm a mesma oportunidade de usar a propriedade e passá-la para a próxima geração.

Fonte potencial de renda

Livrar-se do aluguel e comprar sua primeira propriedade é uma conquista importante e, para a maioria das pessoas, isso requer planejamento e organização financeira. A recompensa desse esforço é um legado que começa a ganhar forma. Como a primeira compra de um imóvel ganha maior estabilidade econômica, é possível investir em outro imóvel.

Faça este novo investimento e mantenha o imóvel anterior. Além de aumentar o seu patrimônio, também pode alugar o apartamento que está a mudar. Desta forma, você pode contar com a renda do aluguel e até pagar a parcela da compra de um novo imóvel, com um consórcio, por exemplo.

Então você inicia um ciclo onde pode continuar comprando novos imóveis, o que vai aumentar sua receita e permitir que você compre mais apartamentos. Em outras palavras, se você lucrar com sua propriedade, ela não perderá seu valor, guarde-a e espere uma grande perspectiva de valorização.

Boas perspectivas de avaliação

Em um período de tempo maior ou menor, dependendo da época, os imóveis sempre terão valorização, o que é essencial para qualquer investimento. Claro, o grau de apreciação depende de vários fatores, altos ou baixos. Por exemplo, um imóvel comprado na planta pode ser vendido quando estiver pronto e trazer enormes lucros para seu proprietário.

É importante lembrar que a médio e longo prazo o investimento imobiliário trará melhores resultados, e o lucro imobiliário é uma realidade ligada a diversos fatores. Uma das razões para a avaliação imobiliária é o número de cotações, características e outras características do tipo de imóvel em um determinado local.

É importante destacar que as avaliações imobiliárias se beneficiam da crescente demanda por habitação, principalmente nos maiores centros urbanos.

Fluidez

Segurança, durabilidade, rentabilidade e valorização estão relacionadas à liquidez, levando-se em consideração que os recursos investidos no imóvel serão devolvidos aos investidores: incluindo o aluguel (quando aplicável) e no momento da alienação.

O que precisa ser considerado é que a vida está mudando, e com a mudança novas necessidades de investimentos são geradas, o que exige que o patrimônio seja líquido, ou seja, pode ser facilmente vendido por dinheiro.

Ressalte-se que o mercado imobiliário vive um período de maior ou menor liquidez, mas pelo preço certo, quando precisa de caixa, o imóvel sempre encontra comprador.

Sair do aluguel

Mês após mês, você verá que o aluguel ocupará uma parte importante de sua renda, mesmo assim você ainda vive na incerteza quanto à moradia por não possuir um imóvel próprio. Pagar aluguel é um mau investimento, porque o dinheiro só resolve temporariamente os problemas da vida e nunca será devolvido aos inquilinos.

Essa situação desconfortável não afeta apenas a vida econômica, mas também todos os aspectos da vida diária dos locatários. Depois de comprar um apartamento, um lugar que você pode chamar a si mesmo, decorar como quiser e viver o quanto quiser, todo o problema estará resolvido.

Desvantagens de adquirir um apartamento

Dentre outras as maiores desvantagens do apartamento são:

  • Regras de convivência;
  • Menos privacidade;
  • Possíveis restrições com relação a animais;
  • Menos espaço.

Construir um imóvel

Maior personalização

Construir sua própria casa é ter liberdade para criar seu sonho do zero. Isso significa ser capaz de personalizar cada canto da sua casa, como considerar a quantidade e disposição dos cômodos, o estilo da planta baixa (como uma casa mais moderna com um conceito aberto ou uma casa rústica), a proporção do terreno, em relação à rua e à luz solar.

Se você gosta de ter amigos e família em casa, pode criar um espaço específico para isso, como uma área gourmet integrada à cozinha ou uma linda churrasqueira. Para quem gosta de jardinagem ou tem filhos, pode planear um incrível jardim ou uma ampla varanda, para que toda a família possa desfrutar e desenvolver-se em conjunto, e alcançar mais felicidade e qualidade de vida. Finalmente, as possibilidades são inúmeras - desde o desenho da planta até a escolha do revestimento e detalhes decorativos.

Personalização não é apenas uma questão estética. Você também pode planejar, por exemplo, a quantidade e disposição das tomadas, considerar seu uso, os tipos de aparelhos elétricos e demais equipamentos, e os hábitos de sua família, instalar aquecedores a gás ou solares, proporcionar mais conforto aos moradores, etc. Sua nova casa acabará refletindo quem você é e sua relação com o mundo, trazendo-lhe mais calor e mais diversão em casa.

Mais economia

Construir é geralmente mais barato do que comprar um imóvel acabado. Porque na hora de construir você tem mais poder de decidir e negociar com fornecedores e mão de obra, por exemplo, escolhendo materiais e revestimentos com valor mais acessível, sem abrir mão da qualidade ou mesmo aproveitar ações promocionais. Tudo isso reduz o custo geral.

Além disso, quando um imóvel é vendido, ele precisa gerar lucros para construtoras e imobiliárias - e, no caso de construção de casa própria, não existe esse intermediário, apenas na hora da compra.

Outra vantagem é que você poderá planejar sua casa de forma mais sustentável, o que também lhe trará economia no longo prazo, como métodos de reaproveitamento de água da chuva, painéis solares e formas de aproveitar melhor a iluminação da natureza, tetos ainda mais altos.

Aquecedores solares de água também podem economizar na conta de luz, porque você não precisa usar chuveiro elétrico, e a água da chuva reutilizada pode ser usada para limpar o quintal e outras partes da casa, e custa menos no final do mês. Tudo isso para ajudar o meio ambiente.

Garantia de Qualidade

Quando compramos um imóvel concluído, nem sempre temos a certeza de que a construção está concluída com materiais e equipamentos de alta qualidade, principalmente nos aspectos elétrico e hidráulico, que não são visíveis exceto pelos elementos de fundação.

Isso significa que, ao longo dos anos, podemos trazer “surpresas” negativas para nós mesmos devido a problemas que causam dores de cabeça e custos elevados. Mas se você construir sua própria casa, a possibilidade de isso acontecer é muito pequena. Afinal, você decide e compra todos os itens para sua nova casa, sempre buscando materiais e mão de obra de alta qualidade.

Você saberá quais materiais são usados, onde os tubos são executados, quais saídas são adequadas para determinados fins - e assim por diante. Garanta que seu imóvel tenha alta durabilidade.

Desvantagens

Requer muita documentação

Para garantir a segurança das casas, o governo municipal precisa de bens, terras e, especialmente, do proprietário do projeto para fornecer uma série de documentos. E eles só podem ser emitidos por arquitetos ou engenheiros.

O aluguel ou compra de um imóvel também pode ser um processo burocrático, mas a documentação a ser construída é muito mais complicada e exige mais tempo e esforço.

Fraca previsibilidade

No processo de construção de uma casa, muitos eventos imprevistos podem ocorrer. Pode haver atrasos na entrega de obras e materiais. Portanto, quem quer construir um imóvel do zero precisa ter paciência.

Independente de optar por comprar casa, apartamento ou construir, saiba que é possível fazer através de um consórcio imobiliário. Faça sua simulação com o Consórcio Embracon e realize seu sonho!

Simulação
chat Eva