Como economizar nas contas de casa em tempos de crise econômica?

Como economizar nas contas de casa em tempos de crise econômica?

Em março de 2020 foi disparado um alarme: a partir do momento que o Brasil passou a ser infectado pelo coronavírus, a vida de todo mundo passou por uma reviravolta.

Muitos estabelecimentos fecharam, as pessoas tiveram que se adaptar para passar mais tempo em casa e grande parte da população teve que se virar para mudar seus hábitos.

Neste cenário, muitos perderam o emprego ou tiveram que recorrer a empréstimos bancários para manter o controle das contas. Não demorou muito para o país se ver em uma nova crise econômica jamais enfrentada, gerando um novo desafio para a maioria dos brasileiros: manter as contas de casa em dia, na medida do possível, para passar por esse período turbulento de pandemia.

A seguir, vamos mostrar algumas dicas para você economizar nas contas de casa em tempos difíceis.

Faça um novo cálculo do orçamento

Quando se fala em finanças pessoais, a dica básica é: mantenha o controle do quanto entra e quanto sai.

Muitas pessoas passaram por mudanças no rendimento mensal em tempo de pandemia. Algumas empresas diminuíram a jornada dos funcionários como medida de sobrevivência. Com isso, muitos têm tido dificuldade para se ajustar a um novo padrão de vida.

O ideal é olhar novamente para a planilha de gastos e excluir o que realmente não é necessário. Essas despesas incluem serviços não essenciais, como custos de TV a cabo ou clubes de assinaturas, por exemplo.

Se ainda assim o orçamento continuar apertado, é hora de diminuir as despesas variáveis de coisas fundamentais, como a compra do mês, por exemplo. Embora seja tentador pensar em diminuir a conta de água ou de energia, muitas pessoas foram obrigadas a adotar o modelo de home office, o que significa passar mais tempo em casa e, consequentemente, usufruir mais desses recursos.

Para conseguir realizar essas mudanças de maneira saudável, é preciso construir novos hábitos. A seguir, vamos mostrar algumas dicas.

Cozinhar em casa

Se você costumava almoçar em restaurantes quando trabalhava, pode mudar este hábito para comer em casa. Você pode economizar uma boa grana.

Para evitar gastos exorbitantes com alimentação, reúna a família e defina o que pretendem comer durante a semana.

Uma boa prática é separar um dia da semana para preparar a comida da semana inteira.

Você pode fazer pequenas marmitinhas para congelar, por exemplo: só lembre de tirar um dia antes.

Assim, além de poupar dinheiro, você poupa tempo durante as pausas para almoço no home office.

Busque novas opções

Momentos de crise são uma boa oportunidade para verificar se os serviços que costumamos pagar realmente valem a pena. Está insatisfeito com o seu plano de telefonia celular? Que tal olhar outra opção e pegar um plano mais em conta, que esteja de acordo com a sua nova realidade?

À medida que você for cortando os gastos, fique sempre de olho em novas oportunidades.

Ah, e uma dica final importante: tente não ser tão radical! Economizar exige um esforço coletivo, e às vezes precisamos de momentos para recuperar nossas energias - como pedir uma pizza no final de semana, por exemplo. Leve isso em consideração e tente manter o equilíbrio.

É importante lembrar que a crise econômica e a pandemia vão passar. Momentos difíceis como esse exigem mudança dos nossos hábitos. Apoie bastante em sua família e nos seus entes queridos, para manter as energias sempre renovadas. Acredite: você e sua família sairão melhores e fortalecidos depois que tudo passar.

Gostou das dicas? Saiba que o consórcio pode ser uma ótima opção para as suas finanças. Faça uma simulação e veja!
Simulação Consórcio