5 dicas indispensáveis para você economizar energia elétrica

5 dicas indispensáveis para você economizar energia elétrica

Aumento da conta de energia: gosta de ouvir falar sobre isso? Com certeza não. Entretanto, infelizmente, esse é o único meio do Governo forçar a economia de energia. Lembrando de que economizar energia elétrica tem relação direta com a preservação do meio ambiente.

Contudo, o que você deve fazer para conseguir economizar? Para ajudá-lo com essa dúvida, listamos 5 dicas. Depois da leitura, você será mestre no assunto e poderá, inclusive, ensinar outras pessoas a economizar energia elétrica.

1. Troque as lâmpadas

O primeiro passo, é usar menos as lâmpadas. Por isso, ao construir ou reformar, planeje colocar mais janelas e claraboias pela casa. Esse tipo de decoração reduz o consumo de iluminação artificial e ar-condicionado, e também é mais saudável. Usar cores claras nas paredes ajuda muito também.

Outra dica excelente, é controlar a intensidade da luz por meio de dimmers ou variadores de luminosidade. Nem sempre é preciso utilizar 100% da luz de uma lâmpada. É o caso de halls, lavabos, quartos e lugares onde não há tanto movimento. Além de deixar os ambientes mais aconchegantes, isso vai reduzir o consumo de energia.

Por fim, a troca de lâmpadas ajuda bastante. As incandescentes são vilãs da economia. Prefira as fluorescentes, ou melhor ainda, as de LED.

2. Seja eficiente no banho

Desde a infância, é isso que sempre ouvimos dos pais. Mais importante do que ser rápido, o banho deve ser eficiente. Não estamos propondo uma lavagem a seco. Entretanto, quanto menos tempo o chuveiro ficar aberto, melhor.

Use o seletor de temperatura sempre que preciso. Às vezes, deixamos o chuveiro na posição “inverno” mesmo quando o dia está mais quente. Para a água não esquentar demais abrimos mais o chuveiro. Com isso, além de gastar mais energia, usamos mais água. O melhor seria diminuir a temperatura e deixar passar menos água pelo chuveiro.

3. Tenha cuidado com o ar-condicionado

Muitas dicas são óbvias, como desligar o aparelho quando não tiver ninguém no ambiente, além de manter as janelas e portas fechadas.

Saindo do óbvio, é importante deixar a parte externa do ar-condicionado protegida contra o sol e manter a saída de ar bem limpa e desobstruída. Além disso, é preciso que o filtro de ar esteja em boas condições, pois se estiver sujo, o dispositivo pode ser acionado mais vezes que o normal.

4. Utilize menos a máquina de lavar

Lavar poucas roupas por vez pode até dar menos trabalho, mas o gasto de energia é maior. Por isso, use sempre a capacidade máxima. Outra boa dica, é lavar em dias ensolarados para evitar o uso da secadora de roupas.

5. Use a geladeira com eficiência

Aqui está uma vilã disfarçada. Não pela intensidade, mas pela frequência. Afinal, ela fica em atividade 720 horas por mês. Por isso, use o seletor de temperatura da geladeira de acordo com o calor do dia. Quando for fazer uma viagem, você pode reduzir o seletor já que não haverá abertura da porta do aparelho.

Muitos cometem o erro de deixar o fogão e a geladeira muito próximos. Contudo, qualquer fonte de calor perto dela atrapalha o funcionamento e resulta em mais consumo de energia.

Esperamos ter dado boas dicas sobre economizar energia elétrica. Colocando essas dicas em prática, sua conta vai diminuir e o impacto no meio ambiente também.

Leia também: Finanças da família: como ensinar os filhos a economizar dinheiro?

Tem amigos que estão pagando uma fortuna na conta de energia? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e dê uma força!

Imagem Consorcio Embracon CTA

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.