Como ter uma cozinha funcional em casa

Como ter uma cozinha funcional em casa

Por muito tempo, a cozinha foi vista como um cômodo privativo da casa, um local restrito apenas para o "cozinheiro da família". Porém, essa visão mudou há alguns anos e esse ambiente já é conhecido por muitos como o coração da casa. Por isso, o conceito da cozinha funcional ganhou bastante importância.

Apesar de não existir uma definição clara, podemos dizer que cozinha funcional é aquela que tem armários, objetos e eletrodomésticos organizados de forma que favoreça a circulação de pessoas e a otimização do espaço, tornando o local não só mais bonito, como mais prático e intuitivo.

Mas quais mudanças devem ser feitas para montar uma cozinha funcional em casa? Para responder a essa questão, vamos te dar dicas de como transformar de vez a sua cozinha. Acompanhe e boa leitura!

Leia também: 6 dicas incríveis para quem vai reformar uma cozinha

Tenha apenas o necessário

Essa primeira dica talvez seja a mais difícil para muitas pessoas. Depois do quarto, normalmente, a cozinha é o local onde se acumula mais itens (decorativos, utensílios etc.) Todavia, funcionalidade não tem a ver com quantidade.

Por isso, o primeiro passo é fazer uma faxina geral. Além da limpeza tradicional, você terá que identificar os objetos sem utilidade, que apenas fazem volume, como vasilhas plásticas, enfeites de geladeira e armário, entre outros.

Essa mudança, além de melhorar a movimentação no espaço — facilitando a realização de atividades —, evitará que você se torne um acumulador de utensílios domésticos, o que refletirá positivamente no lado financeiro.

Descubra: 3 vantagens de ter uma casa com espaço gourmet

Priorize os armários planejados

Armários comuns sempre ocupam muito espaço e, geralmente, acabam não suprindo toda a necessidade do usuário. Além disso, esse tipo de móvel é um atrativo para a colocação de objetos desnecessários — e, como já vimos, isso é um erro.

A melhor e mais indicada opção para uma cozinha funcional é apostar nos armários construídos sob medida, os conhecidos armários planejados.

A maior vantagem desses móveis é que, com eles, não existe surpresa desagradável. Não há possibilidade de faltar espaço na hora da montagem. Além disso, eles são desenvolvidos para suprir todas as carências do consumidor, por exemplo: se a pessoa utiliza, em sua maioria, objetos pequenos na cozinha, as gavetas e espaços dos armários serão adequados para armazenar corretamente todos os itens.

Conheça os principais consórcios de serviços Embracon

Otimize todo o espaço

Uma boa dica reflete diretamente na outra. Utilizar somente o necessário e instalar armários planejados são ótimos passos para a otimização de espaço. Mas é possível ir além.

Quando falamos de otimização, não estamos nos referindo apenas à livre movimentação de pessoas no local. Otimizar significa melhorar em todos os aspectos, facilitando a realização das atividades.

Por isso, é importante aproveitar qualquer oportunidade para ganhar benefícios, por exemplo:

  • utilizar pequenas prateleiras nos cantinhos livres da parede;
  • deixar visível os objetos usados frequentemente e guardar aqueles de ocasiões especiais;
  • escolher os eletrodomésticos de acordo com a necessidades da família.

Em suma, é possível criar uma cozinha funcional na sua casa sem muita dor de cabeça. No geral, todos nós já temos os itens para facilitar e acertar no processo, só falta mesmo a disposição para a mudança. Por isso, analise todas as nossas dicas e monte uma cozinha que, além de linda, realmente facilite a rotina de toda a família.

Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.
chat Eva