É possível aumentar o patrimônio? Saiba aqui!

É possível aumentar o patrimônio? Saiba aqui!

Muitas pessoas associam sucesso a grandes salários. É muito difícil ouvir uma pergunta a respeito do valor que um indivíduo tem em termos de patrimônio.

Aumentar o patrimônio líquido, ou seja, aquele que representa a verdadeira riqueza, é uma forma de dar um passo muito além da maioria e comprometer-se com o bom rendimento das finanças.

A quantidade de dinheiro que se ganha mensalmente é apenas um dos fatores para compreender a melhor maneira de aumentar um patrimônio investindo.

Por isso, ficar preso ao holerite ou condicionar as realizações a aumentos — que muitas vezes não cobrem a inflação — é perder a chance de fazer a escolha certa e de ficar bem financeiramente.

Ficou interessado e quer saber quais são as melhores soluções para aumentar o seu patrimônio? Então, continue lendo este post e confira!

Investimentos

É bem fácil gastar mais dinheiro quando o salário aumenta — muitas vezes com alguns luxos desnecessários para quem deseja poupar.

Se você se vê neste exemplo, pare e reveja o seu modelo de vida. Não há nada que possa ser feito para reduzir os custos e dar um passo importante para aumentar o seu patrimônio?

Uma dica muito valiosa é remunerar a si mesmo sempre que o seu rendimento ativo cair na conta. Como assim? É simples, basta destinar um percentual daquilo que entra, a fim de poupar, desafiando-se a aumentar esse percentual a cada mês.

Depois de conseguir uma reserva adequada de capital, será possível começar a investir e ver o seu dinheiro multiplicar.

Uma forma rápida e segura de fazer isso é investindo no mercado financeiro. Além de ver o seu capital aumentar, aprender a investir pode trazer muitas vantagens e uma grande realização pessoal.

Então, veja algumas dicas importantes na hora de investir!

Opte por investimentos inteligentes

É importante que os investimentos sejam adequados às metas. O risco com certeza vai existir, pois ele faz parte de qualquer aplicação, até mesmo nas de renda fixa.

Então, procure sempre investir nas aplicações que tenham lucros acima da inflação.

Aprenda a investir com profissionais qualificados

Além de adquirir os conhecimentos necessários, você vai entender o seu perfil de investidor, aprendendo um método eficaz para trabalhar alinhado aos seus objetivos.

Foque no longo prazo

Para aumentar o patrimônio investindo, é preciso deixar o dinheiro lá e se esquecer dele.

Deixe os juros compostos trabalharem e lembre-se: o tempo é o seu grande aliado nesse momento.

Controle das finanças

É fundamental que todos os gastos sejam controlados de maneira rígida. Sendo assim, o ideal é que se registre desde o café diário até a prestação de um carro em uma planilha, software ou aplicativo.

Fazendo isso, será fácil encontrar os gargalos. É muito provável que 5% do salário esteja indo para algo desnecessário, que pode ser evitado com pouco esforço.

Quando se tem um controle das finanças, a brincadeira passa ficar divertida, já que você pode fazer mais investimentos e aumentar o seu patrimônio.

Compra de imóveis

A compra de imóveis é uma ótima opção para quem deseja aumentar o patrimônio. Esse é um investimento que agrega estabilidade no presente e no futuro.

Se você reside em uma casa alugada, a compra de uma eliminará o peso do aluguel.

Mesmo se a forma de pagamento for por meio de financiamento ou consórcio — situação que gera parcelas a pagar — investir em um imóvel é muito vantajoso, já que significa construir patrimônio.

O mesmo não ocorre quando se paga aluguel, visto que o dinheiro pago jamais retornará.

Poupança

Como já dissemos, poupar é indispensável. Se o seu salário é alto, mas você não conserva nada, será impossível aumentar o patrimônio.

Optar pela gratificação momentânea em detrimento do equilíbrio a longo prazo é um erro muito grave que a maioria das pessoas comete.

Então, lembre-se de que, sem poupança para conservar capital, fica difícil investir o seu dinheiro.

Com estratégias de redução de gastos e aproveitamento de ganhos, certamente você fará bons investimentos.

Você de fato está implementando alguma estratégia de poupança para investir? Separar uma porcentagem da renda para ser poupada é uma ótima atitude, mas não se limite a isso.

Veja outras formas estratégicas de poupar para poder investir:

  • comprometer-se a usar ganhos de recursos não planejados, como indenizações e verbas trabalhistas, para fazer investimentos;
  • apurar tudo aquilo que pode ser deduzido do imposto de renda, utilizando o valor restituído para investir;
  • utilizar os pontos de programas de fidelidade de cartões de crédito, hotéis, postos de gasolina e restaurantes, para não fazer compras com dinheiro, reservando-o para ser investido.

Simplificação

Poucas pessoas conhecem a importância da simplificação para a criação de riqueza. Ela caminha com a poupança e exige o estabelecimento consciente de um modelo de vida em que haja uma necessidade menor de recursos.

Reduzindo o custo de vida, a poupança aumenta e a quantidade de dinheiro disponível para investir passa a ser maior.

Assim, é possível realizar o sonho de aumentar o patrimônio da família.

Então, quanto custa ser feliz financeiramente?

Você sente a necessidade de morar em uma mansão, dar a volta ao mundo todos os anos, fazer refeições caríssimas e beber o melhor vinho para preencher a vida? Ótimo!

Mas saiba que, tendo esse padrão de vida, realizar o sonho de aumentar o patrimônio pode ficar um pouco distante da sua realidade.

Caso não precise de tudo isso para ser feliz, é bem provável que o seu sonho seja concretizado mais cedo.

É preciso ter uma mudança de mentalidade e refletir profundamente sobre a forma como você rege a sua vida, além de saber quais são as suas prioridades. Simplificar é fundamental para garantir sucesso no seu objetivo.

Buscar aumento nos rendimentos, economizar e investir com sabedoria é essencial. Mas tudo isso só vai trazer bons resultados se o custo de vida for reduzido.

Se o seu objetivo é utilizar os seus recursos para realizar sonhos maiores e levar uma vida mais tranquila e sem luxos desnecessários, ao seguir as soluções mencionadas, caminhará fortemente na direção dos seus objetivos.

Sendo assim, uma dica prática que vai ajudar você a se manter motivado e focado na missão de aumentar o patrimônio da família é criar uma planilha com todos os seus bens. Assim, você pode monitorar e atualizar essa planilha todos os meses.

Isso vai te garantir mais ânimo para continuar focado em seu objetivo.

Imagem Consorcio Embracon CTA
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.
chat Eva