Vantagens e desvantagens de construir e comprar casa

Vantagens e desvantagens de construir e comprar casa

Ao decidir onde morar, é normal ter dúvidas sobre como construir ou comprar sua própria casa, pronta ou do zero. Se você se encontrar nessa situação, não se preocupe.  

A verdade é que não há uma escolha melhor do que outras, tudo depende da situação da sua família, da disponibilidade de tempo, dinheiro para investir e dos seus planos para o futuro.  

Construir ou comprar uma casa garante mais estabilidade, o dinheiro usado para investir é valorizado e dá às pessoas a realização de um sonho pessoal. O aluguel é para pessoas que não planejam se instalar em um local por muito tempo ou querem ter flexibilidade para mudanças. Se você quiser saber mais sobre construir ou comprar sua casa para tomar essa decisão, continue lendo e confira nossas dicas.

Construir ou comprar casa?

Essa é uma questão levantada por todos aqueles que desejam uma casa nova por conta própria. Afinal, construir ou comprar casa? O que é mais econômico? Bom, essa é uma pergunta difícil de responder, pois as pessoas podem ter necessidade, recursos e tempo diferentes, além de seus interesses.

Enfim, são muitas as dúvidas, mas vamos esclarecê-las para que você possa tomar a melhor decisão. O que podemos dizer novamente é: não há escolha melhor, mas há algumas coisas a se considerar, como o momento em que sua vida está e sua situação financeira, são os melhores para você investir agora? Agora, vamos direto ao assunto e mostrar as vantagens e desvantagens de cada situação.

Comprar a casa pronta

Quais são as vantagens de comprar a casa pronta?

  1. Não existe mais o risco de problemas durante o processo de construção, como chuva e paralisação, falta de planejamento orçamentário incorreto, erros de projeto e gestão, etc;
  1. Você pode fazer alterações rapidamente, mas pode demorar mais em tarefas mais complexas e lentas;
  1. Existem alguns aspectos interessantes na compra de uma casa nova e de um apartamento, especificamente, falar diretamente com a construtora para negociar fundos para a compra do imóvel. No caso de problemas, existe a garantia. Se houver muitas unidades disponíveis, você pode obter um bom desconto na compra;
  1. Você está diante de uma construção concluída e pode avaliar todos os aspectos que devem ser produzidos na estrutura e na planta baixa do imóvel;
  1. É mais fácil encontrar uma casa pronta em uma área com lojas, escolas e serviços nas proximidades do que em um terreno bem localizado. Isso porque nas áreas urbanizadas, a maior parte dos terrenos já foram usados para construção.

Desvantagens de comprar a casa pronta

  1. Não há dúvida de que a principal desvantagem é o preço. Construir uma casa pode ser até 30% mais barato ou mais econômico do que comprar um imóvel concluído com as mesmas características e localizado na mesma área.  
  1. Em alguns casos, uma casa pronta pode estar em péssimo estado, a melhor solução é demolir e construir outra no local, se para o caso adquirir um terreno próximo e construir é melhor, não faz sentido pagar por um imóvel que vai ser demolido para construção de outra moradia no local, a não ser que não haja terreno à venda na zona.  
  1. Documentar uma propriedade usada pode ser um problema. O acúmulo de dívidas, hipotecas e estoques é mais comum do que parece. Comprar uma casa concluída, toda a legalização depende de você, embora em alguns aspectos (como a emissão de uma licença de ocupante) pode ser complicado, mas o processo está em suas mãos.

Dicas na hora de comprar a casa pronta

Planejamento financeiro

No processo de encontrar seu próprio apartamento ou casa, você encontrará vários custos. É por isso que é muito importante ter um bom planejamento financeiro.  

Você pode definir prioridades em seu orçamento para que possa se concentrar no que é realmente importante para você e sua família. Neste ponto, você vai descobrir quanto são seus gastos, onde pode economizar e como chegar mais perto do sonho de ter uma casa.  

Ao escolher uma comunidade, é imprescindível entender o custo de vida na área

Por exemplo, Rio de Janeiro e São Paulo são as cidades mais caras do Brasil, embora tenham diminuído devido à pandemia em comparação com as cidades mais caras do mundo.  

Não são apenas as cidades que afetam o custo de vida. Por exemplo, se você está pensando em morar perto do metrô, o preço tende a ser mais caro do que os bairros mais distantes. Portanto, entenda a relação entre suas necessidades e a quantidade que você pode usar para comprar.  

Não se esqueça de que comprar sua própria casa é um plano de longo prazo. Portanto, não se esqueça de analisar como a comunidade que você escolher estará nos próximos anos.

Negocie o valor da propriedade

Uma dica é perguntar primeiro qual é o valor em dinheiro da propriedade. Nessa hora, você começa a negociar descontos. Se houver outras unidades no condomínio (se for o caso), analise os metros quadrados e o valor de cada andar. Em qualquer caso, tudo isso o ajudará a economizar. Todo desconto real na compra de um imóvel é significativo no custo final.

Tenha cuidado com o valor

Observe o valor do imóvel que você vai comprar e veja se seu valor atende aos seus padrões da vida real. Geralmente não respeitam nossos padrões.

Tenha sempre reservas estratégicas

Em caso de algum acidente, você não deixará de cumprir o pagamento do imóvel, afinal este compromisso é importante.

Pense de que forma irá pagar

Algumas possibilidades podem estar disponíveis para o seu bolso. Pense nas alternativas: financiamento, empréstimo ou consórcio.

Construir a casa

Vantagens de construir a casa

  1. Maior possibilidade de personalização: construir sua própria casa é ter liberdade para criar uma nova propriedade do zero. Isso significa ser capaz de personalizar cada canto da sua casa, como considerar a quantidade e disposição dos cômodos, o estilo da planta (como uma casa mais moderna com um conceito aberto ou uma casa rústica), a divisão do terreno, em relação à rua e posicionamento da luz solar, é claro, itens de lazer.
  1. Mais economia: construir é geralmente mais barato do que comprar um imóvel acabado. Porque na hora de construir você tem mais poder de decidir e negociar com fornecedores e mão de obra, por exemplo, fornecer materiais e tintas com valor mais acessível, sem abrir mão da qualidade ou mesmo incorporar ações promocionais. Tudo isso reduz o custo geral. Além disso, quando um imóvel é vendido, ele precisa gerar lucros para construtoras e corretoras imobiliárias - e no caso de construção de casa própria, não existe esse intermediário, apenas na compra de terrenos.
  1. Garantia de qualidade: quando adquirimos um imóvel concluído, nem sempre temos a certeza de que a construção está concluída com materiais e equipamentos de alta qualidade, principalmente nos aspectos elétricos e hidráulicos, que não são buscados pelos elementos de fundação. Isso significa que, ao longo dos anos, podemos nos trazer “surpresas” negativas por problemas que nos causam dores de cabeça e custos elevados. Mas se você construir sua própria casa, a possibilidade de isso acontecer é muito pequena. Afinal, você decidiu e comprou todos os itens de sua nova casa, sempre focando em materiais e artesanato de alta qualidade.
  1. Herança familiar: não há dúvida de que a casa própria é um dos principais ativos de muitas famílias, pois esses imóveis são muito valorizados e podem ocorrer períodos de crise e incerteza, como o que estamos passando. Esta é uma oportunidade de deixar algo para os seus filhos e dar-lhes mais segurança e tranquilidade, além de poder ajudar a proteger-se na velhice e evitar as preocupações da renda.  
  1. Possibilidade de morar em boa localização: a localização é crucial para qualquer propriedade - é o ponto de partida para construir sua própria casa. Quando você quer comprar um imóvel pronto, nem sempre é fácil conciliar sua planta e seus desejos arquitetônicos com seu condomínio ideal, você precisa fazer algumas concessões. Por outro lado, se a ideia é construir, você pode escolher o local e o primeiro bloco, depois de comprar o lote e começar o planejamento e a construção. Mesmo que o seu propósito seja deixar um legado para sua família, uma escolha de um condomínio planejado e com boa infraestrutura fará a diferença, ajudando a melhorar sua propriedade e levar mais qualidade de vida para toda a sua família.

Desvantagens de construir a própria casa  

  1. Fique atento ao planejamento e ao orçamento, pois construir a sua casa significa respeitar rigorosamente o valor disponível, principalmente em caso de imprevistos. Além disso, obter fundos para construir sua própria casa envolve mais burocracia do que as compras tradicionais.
  1. Você deve esperar pela construção. Embora uma casa pronta possa ser mudada em um curto período de tempo, construir sua própria casa significa aguardar a resolução do processo legal para iniciar a construção. Obviamente, aguardar o momento da construção para começar a mudar. Portanto, construir sua própria casa em vez de comprar um imóvel pronto pode ajudá-lo a construir uma casa real, como você sempre imaginou. Mas é que podem haver acidentes ou atrasos, então neste caso é preciso ter paciência e enfrentar tudo da forma mais natural.
  1. Você precisa gastar muito tempo com planejamento e questões burocráticas. Se você não tem tempo ou paciência para fazer o planejamento rigoroso necessário, como selecionar materiais e visitar o local todos os dias, e superar burocracias, como licenças, construir sua própria casa pode não ser uma boa escolha.

Dicas para construção

Pesquisa de materiais

Vá até a loja, pesquise na internet o valor do material necessário e compare os preços. Além disso, saiba que construir uma boa casa é mais do que apenas tijolos e argamassa. Pense em outros materiais que podem ser usados. Que tal usar contêineres, madeira pré-fabricada ou construir contêineres mais ecológicos? Visualize alternativas e calcule.

Procure por espaços abertos

Casas com espaços abertos podem ser mais econômicas, integrando vários quartos. Além do aumento constante, na hora de montá-los, são estimulados muito menos materiais e mão de obra em comparação com as propriedades de ambiente fechado. Por exemplo, cozinha, sala de jantar e sala de estar são integradas em uma só, o que é muito bonito e torna o ambiente mais fresco, limpo e espaçoso.

Fale com um especialista

Embora você idealize a casa dos seus sonhos, se você não for um profissional que trabalha na área, não pode construí-la do zero. Afinal, você corre o risco de cometer erros, mesmo erros muito graves. A construção é um negócio sério. Portanto, não pense que você pode fazer isso sozinho ou com a ajuda de alguns pedreiros.

A decoração deve ser criativa

Além de usar a imaginação para criar seus próprios móveis, que tal fazer decorações com materiais bem diversos? Essa é uma ótima maneira de economizar dinheiro e evitar desperdícios. Sobraram tubos de PVC ou outros materiais? Que tal criar fotos, vasos de plantas, mesas decoradas ou fazer pequenas caixas de jóias? Seja criativo!

Faça uma planilha e veja as despesas

Obviamente, você não deve comprar o que vê para construir uma casa. Defina um orçamento, atribui o valor que você pode usar e reserve o valor para acidentes durante o processo de construção. Sob nenhuma circunstância você deve exagerar ou exceder o valor que você pode usar, porque você pode ter problemas financeiros no futuro e ninguém gosta disso, certo? Para entender seu padrão de vida, a principal consideração é sua situação financeira futura. Não acho que haja uma dívida enorme, certo?

Se o seu objetivo é construir ou comprar casa, veja também as opções de compra de casa ou terreno com o consórcio Embracon. Simule e adquira!

Simulação
chat Eva