Casa em condomínio fechado: quando e porque fazer esse investimento?

Casa em condomínio fechado: quando e porque fazer esse investimento?

Na hora de buscar um novo lar, muitas pessoas optam pelas vantagens de um condomínio fechado. Essa escolha tem sido cada vez mais procurada no dia a dia dos brasileiros, porque tem uma série de qualidades, principalmente em termos de melhorias de estilo de vida. O mercado de imóveis já vem mostrando essa tendência há anos, é só acompanhar para perceber o crescimento na quantidade de condomínios que foram construídos e vendidos nos últimos anos.

Um grande fator para esse aumento, desde o começo de março de 2020, é a pandemia do coronavírus, quando as pessoas começaram a repensar suas moradias e priorizar a qualidade de vida e o tamanho do imóvel. Segundo dados da Secovi (Sindicato da Habitação), a busca por condomínios horizontais fechados cresceu aproximadamente 90% desde o começo da pandemia.

Um dos maiores benefícios desse tipo de moradia com certeza é a segurança. Esses lugares normalmente têm medidas pensadas previamente, além de contarem com sistemas de segurança controladas 24 horas por dia, uma das características que mais atraem famílias que querem tranquilidade no cotidiano.

Além de ser muito prático, já que você não precisa pensar em detalhes como manutenção, um imóvel desse tipo traz diversas comodidades em opções de lazer, como salas de ginástica, piscina, salas de jogos e até cinemas. Essas áreas de convivência também são ótimas para criar um ambiente saudável para crianças e sua família, além da possibilidade de conhecer novas pessoas.

Esse tipo de investimento é ideal para quem tem filhos e uma ótima forma, por exemplo, das crianças crescerem rodeadas de amigos da mesma idade. Os jovens também estão em busca dessa qualidade de vida. Então, se esse é o seu desejo, confira abaixo as vantagens e os pontos a serem considerados na hora de comprar um imóvel em condomínio fechado.

Segurança

Esse é um dos principais fatores de escolha de futuros moradores.  Além disso, o fato de ter uma portaria funcionando 24 hora, câmeras e seguranças, faz com que os moradores possam levar um tipo de vida que as grandes cidades nem sempre permitem, com crianças correndo pelas ruas e sem medo de assaltos.

Vida-social

Viver em comunidade é incrível para quem gosta. Poder encontrar amigos que moram a poucos passos da sua casa é um privilégio, principalmente em cidades grandes. Muitos condomínios têm bares dentro e entre uma ida à academia e um jogo de tênis, sempre há chance de esticar o dia com os amigos.

Áreas sociais e de lazer

Os condomínios de luxo oferecem tantas opções que muitas vezes você se sente em um clube. Ter por perto piscina, quadras esportivas, academia, playground para as crianças, salão  de festas, forno de pizza e churrasqueira pode até parecer um sonho.

Custos de manutenção reduzidos

A conta aqui é simples. Se você tem uma piscina na sua casa e precisa consertá-la, você arca sozinho com esse custo, mas a partir do momento que você está em um condomínio, você divide o valor entre os moradores, o que torna o valor muito mais em conta para cada morador.

Pontos de atenção

Os condomínios fechados têm muitas vantagens como citamos antes, mas é importante avaliar se esse estilo de vida combina com o seu. Exemplos como pagamento de taxa mensal (condomínio e taxas que você não teria necessariamente numa casa), regras e restrições são pontos de atenção.

Outra questão que sempre deve ser levada em consideração são as restrições. Condomínios fechados têm regras que devem ser levadas à risca. Alguns condomínios não aceitam, por exemplo, animais de estimação no convívio, ou mesmo exigem a definição do porte dos bichinhos aceitos no condomínio.

Outra regra que muitos condomínios levam super a sério é a boa convivência entre os moradores. É importante pensar que você viverá em uma comunidade e o barulho em excesso, por exemplo, não é aceitável. Barulho de festas, churrascos, animais ou de brincadeiras entre crianças podem incomodar os outros condôminos.

Condomínios fechados trazem uma proximidade da sua casa com a do vizinho que normalmente você não tem em um apartamento ou em uma casa de rua. Em alguns condomínios as casas são bem próximas umas das outras, inclusive sem muros. Se você prefere viver de forma mais privativa, talvez essa não seja a melhor opção. Condomínios são muito regidos por decisões tomadas pelos moradores, então é importante você envolver-se nessas questões e saber ouvir o próximo.

Para quem quer investir nesse tipo de moradia também é importante saber que casas de condomínio têm uma taxa de condomínio durante todo o tempo, mesmo que ela esteja desocupada. Então, é muito importante que você leia atentamente todas as regras do condomínio, pesquise os valores e conte com a ajuda de um bom consórcio para realizar seu sonho.

Se você deseja planejar a compra da sua casa em um condomínio fechado,faça uma simulação em nosso site e entenda como a Embracon pode te ajudar a realizar esse sonho!
Imagem Consorcio Embracon
chat Eva