Como fazer um consórcio de imóveis ainda em 2021

Como fazer um consórcio de imóveis ainda em 2021

A maioria das pessoas no Brasil ainda não possuem casa própria, mas tem o sonho  de realizar essa compra, ainda assim, não é tão simples para essas pessoas encontrarem formas mais simples para a aquisição de um imóvel, normalmente elas esbarram em valores altos e taxas de juros.

Durante muito tempo a forma mais procurada por pessoas com interesse em adquirir um imóvel que não tinha o valor total para compra à vista, era fazer a compra através de um financiamento. Com o financiamento, o interessado pega o dinheiro emprestado de alguma instituição financeira, compra o imóvel e paga o empréstimo por até 30 anos, contando com taxas de juros altas, na maioria das vezes.

Essa era, até então, a maneira mais comum de conseguir comprar o novo lar. Todavia, os valores altos por um tempo de parcelamento muito longo acaba desanimando a maioria das pessoas na jornada de compra.

Mas existe outra possibilidade, e nessa a  compra pode ser realizada de uma maneira mais simples, mais rápida e com taxas administrativas bem mais em conta, além de não haver incidência de juros. Essa opção é o consórcio de imóveis.

Continue a leitura e entenda como fazer consórcio de imóveis sem complicações.

Como fazer consórcio de imóveis?

Contratar um consórcio de imóveis é uma forma simples de comprar um imóvel pagando parcelado e sem a incidência de juros, ainda assim, existem algumas regras nesse tipo de negociação financeira que são bem diferentes do financiamento.

Em primeiro lugar, é necessário encontrar uma empresa que ofereça esse serviço, mais conhecidas como administradoras de consórcio, assim como a Embracon. As administradoras gerenciam diferentes grupos de pessoas, com interesses em comum, geralmente comprar um produto do mesmo modelo ou valor.

Assim que estiver dentro de um grupo com interesses iguais de compra, será necessário pagar mensalidades cujo valor poderá variar de acordo com o número de parcelas escolhido por você.

Muitas pessoas costumam definir o consórcio como um fundo financeiro comunitário, isso acontece porque todo o dinheiro investido pelos consorciados em parcelas é aplicado em uma espécie de poupança que serve para promover as cartas de crédito dos próprios clientes.

De forma resumida, os consorciados pagam as mensalidades e a empresa administradora reúne todo o dinheiro, realizando sorteios mensais entre as pessoas do grupo para saber quem será contemplado com a carta de crédito e poderá comprar seu imóvel.

Além dos sorteios, existe a possibilidade de ser contemplado através de um lance. O lance vencedor é aquele que representa o montante equivalente ao maior número de parcelas ou ao maior percentual da carta de crédito.

Nas assembleias, as ofertas ficam em sigilo até serem reveladas de maneira simultânea. Se acontecer um empate, as administradoras podem propor aos consorciados a oferta de um lance adicional. Ou então, simplesmente, realizar um sorteio entre eles, de modo a determinar o vencedor.

É válido destacar que esse dinheiro oferecido no lance será abatido nas parcelas futuras do seu consórcio, o que é uma excelente opção, diminuindo os meses de contribuição.

Como já foi mencionado, o consórcio não possui incidência de juros em seu parcelamento, entretanto, ele conta com uma taxa administrativa que também é cobrada mensalmente para custear o trabalho oferecido pela empresa juntamente da parcela fixa.

Contemplação no consórcio de imóveis

Os associados precisam pagar pelo consórcio por um período que pode chegar a 240 meses e, durante esse tempo, todos os meses, um dos participantes será o felizardo em receber a carta de crédito através de sorteio.

Esse sorteio é chamado de assembleia, que garante a contemplação de um dos integrantes do grupo e, com ela, o consorciado recebe o documento que pode ser utilizado para comprar o imóvel no valor estipulado e fazer o pagamento como se fosse à vista.

Ainda que a pessoa seja contemplada, é importante reforçar que não isenta o consorciado de continuar pagando as mensalidades normalmente até o final, essa é uma premissa, continuar pagando até o encerramento do contrato.

Outra maneira de ser contemplado é através do lance, como já dito acima. Ele consiste em disponibilizar uma quantia para quitar parte das parcelas restantes.

A pessoa que oferecer o maior lance leva a carta de crédito. Mas, nos casos em que o lance não for aceito o valor é estornado para o consorciado.

Como utilizar a carta de crédito?

Quando você sabe como fazer um consórcio de imóveis e dá início a jornada, tudo fica mais simples, agora é aguardar a contemplação. Assim que a pessoa é contemplada no consórcio, independentemente de qual tipo de consórcio ela tenha escolhido, o valor definido não é recebido em dinheiro. O que essa pessoa recebe é um documento chamado carta de crédito.

Esse documento serve como autorização na compra de um imóvel, será preciso apenas informar à administradora sobre a compra do imóvel e o proprietário recebe a carta como uma forma de garantia.

Com a carta de crédito em mãos, o vendedor poderá receber o valor em dinheiro diretamente da empresa de consórcio, que fará o depósito na quantia para que a transação seja finalizada.

O que fazer quando o imóvel tem um valor maior do que a carta de crédito

Em situações onde o valor do imóvel é maior que o valor da carta de crédito, é possível dar a carta de crédito para quitar parte do valor e fazer o pagamento do restante de forma particular.

Porém, se a carta tiver um valor maior que o imóvel, o dinheiro que restar pode ser usado para quitar valores de IPTU e o registro do imóvel.

Como escolher uma administradora para o consórcio de imóveis?

A primeira coisa a ser feita é averiguar se a empresa possui autorização do Banco Central (BC) para atuar com esse tipo de serviço.

Junto com a instituição é possível analisar o número de reclamações que cada uma das administradoras possui.

Também é válido realizar uma boa pesquisa de mercado para saber a opinião de outros clientes e verificar quais oferecem as melhores condições e atendimento.

A Embracon, por exemplo, é uma empresa baseada no compromisso com os clientes, já reconhecida no mercado há mais de 30 anos, sendo especialista no ramo de consórcios no Brasil e a melhor opção para quem deseja fazer um consórcio de imóvel.

Agora que você já sabe como fazer consórcio de imóveis, o que acha de fazer uma simulação sem compromisso? Estamos totalmente preparados para passar todas as informações e tirar todas as dúvidas que você tenha.

Simulação
chat Eva