Esse é o momento de comprar imóveis?

Esse é o momento de comprar imóveis?

Os últimos anos têm sido desafiadores para a maioria das pessoas. A pandemia do coronavírus e seu impacto na economia mundial foi uma verdadeira surpresa para os mais diversos nichos do mercado. Contudo, o mercado imobiliário é famoso por ser um dos mais estáveis que existem, mesmo perante cenários de crise econômica.

Por esse motivo, preparamos este artigo para você que está procurando por informações para saber se vale a pena comprar imóvel na pandemia. Vamos apresentar as principais tendências, vantagens e motivos pelos quais adquirir uma propriedade neste ano pode ser um bom negócio.

Quais foram as mudanças no mercado imobiliário?

Conforme os estudos de levantamento de dados feito recentemente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a procura por imóveis obteve um aumento significativo entre o segundo e o terceiro trimestre de 2019.

Para que você tenha uma visão mais clara, o número de indivíduos que responderam à pesquisa, que afirmaram ter intenção de comprar um imóvel nos próximos meses, aumentou de 26% para 38%.

Uma parte considerável das pessoas entrevistadas projetava que os preços se manteriam estáveis no próximo ano. Entretanto, em 2019, ninguém estava esperando por uma pandemia mundial que estava por vir, afetando economicamente os mais diversos setores do mercado.

Felizmente, o mercado imobiliário se mantém aquecido durante a crise, mesmo com tantas incertezas. Para quem tem interesse em investir no setor, existe uma série de vantagens que as crises podem proporcionar, como redução das taxas de juros de financiamentos e, consequentemente, preços de imóveis muito mais competitivos.

Esse é um das principais questões que levam ao aumento da demanda por locação de imóveis residenciais, que tendem a reagir mais rapidamente à melhora da economia. Isso quer dizer que a compra de apartamentos ou casas, com o objetivo de alugá-los, também é uma ótima forma de investimento.

Melhores ofertas de crédito

A diminuição da taxa Selic — considerada a menor da história — é um dos pontos que têm impulsionado a compra de imóveis nos últimos meses, já que isso facilita as ofertas de crédito, especialmente para famílias de baixa renda. Isso quer dizer que o poder de compra de quem está em busca de conquistar o sonho da casa própria está muito mais valorizado neste ano.

De acordo com alguns estudos realizados, as instituições bancárias estão de acordo com uma das principais tendências do mercado imobiliário para os próximos meses, aumentando a variedade de ofertas de crédito. Por conta disso, as instituições chegaram a reduzir a Taxa Referencial (TR), diminuindo o percentual de 13,25% para 11,75%.

A competitividade no mercado de crédito levou os demais instituições financeiras a adotarem a estratégia, por isso também passaram a oferecer melhores ofertas de créditos e condições de pagamento em financiamentos imobiliários.

Valorização de diferentes tipos de imóveis

Mais uma vez a queda da taxa de juros possibilitou a construção de um cenário positivo para o mercado imobiliário, visto que esse é um dos principais aspectos que influencia na valorização dos imóveis. Isso está relacionado ao fato de que o valor da propriedade permanece estável e, por consequência, cria um cenário atrativo para quem deseja adquirir a casa própria.

A valorização dos imóveis também é essencial, já que ter mais qualidade de vida é prioridade para cada vez mais pessoas. Ou seja, muitas famílias preferem morar em regiões bem localizadas e longe de bairros perigosos, que possam oferecer segurança e conforto.

Casas com espaço para home office

A necessidade de isolamento social para evitar aglomerações e propagar o coronavírus fez com que muitas empresas dos mais diversos segmentos do mercado adotassem medidas especiais para que não parassem de funcionar.

O trabalho de casa acabou ficando normal até mesmo em segmentos que nem sequer consideravam essa possibilidade antes da pandemia. Por isso, a necessidade de espaços para trabalhar no formato home office aumentou de forma significativa nos últimos meses.

A tendência é que mesmo depois que a pandemia acabar, muitas organizações permaneçam com o trabalho à distância, já que ele é altamente vantajoso, tanto para o empregador quanto para os empregados. Com isso, houve um aumento considerável na demanda por casas com espaço para home office, em outras palavras, residências com cômodos que podem ser adaptados para se tornarem ambientes de trabalho remoto.

Quais são os principais benefícios de investir no mercado imobiliário?

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre se realmente vale a pena comprar imóvel na pandemia, nos próximos tópicos mostraremos uma série de vantagens que poderão ajudar você a tomar uma decisão bem pensada.

Estabilidade

Se você gosta da movimentação do mercado financeiro, certamente tem ciência de que investimentos em valores oferecem dois extremos: correr o alto risco de investir muito e obter um retorno alto ou permanecer na zona de conforto arriscando pouco, mas ainda ter rendimentos.

Já no que se diz respeito ao mercado imobiliário, existe muito mais segurança e tranquilidade, se levarmos em consideração que o setor passa constantemente por correções monetárias, que contribuem para que o valor das propriedades aumentem com o decorrer do tempo, o que faz com que seja bastante difícil perder dinheiro nesta modalidade de investimento.

Em resumo, vale a pena comprar imóvel na pandemia por conta da segurança do patrimônio. Comprar agora é ter a certeza de que você pagará mais baixo por um bem que tende a se valorizar bastante com o tempo.

Rentabilidade

Por se tratar de um bem de alto valor e que pode levar até anos para ter seu pagamento quitado, a maioria das pessoas fica em dúvida quando o assunto é financiar um imóvel. Até porque, o que pode acontecer se a economia enfraquecer, não é mesmo?

Enfim, como você pôde perceber até este trecho do artigo, mesmo nos cenários econômicos mais delicados, o mercado imobiliário oferece a grande vantagem de ser bastante estável. A rentabilidade é o seu grande trunfo, visto que mesmo com a dificuldade para vender uma propriedade, é possível colocá-la para locação e rentabilizar ainda mais o investimento.

Em outras palavras, além de garantir uma renda extra, os recursos podem ser revertidos de acordo com os ajustes necessários, o que possibilita que o imóvel seja mantido sempre em excelentes condições e permaneça disponível para novos locatários, em vez de simplesmente deixá-lo parado deteriorando com o passar do tempo. Não é por coincidência que existe uma grande parcela dos investidores do mercado imobiliário que vivem exclusivamente de renda de locação.

Valorização do valor investido

Mesmo que esse ponto já tenha sido abordado, vale a pena destacar mais uma vez que um dos grandes motivos pelos quais vale a pena comprar imóvel na pandemia é o fato que ainda que a valorização do bem não ocorra imediatamente, a questão é que ao investir em uma propriedade por um determinado valor, é possível vendê-la por um preço mais alto no futuro, visto que este mercado se valoriza com o decorrer do tempo.

Um grande benefício do mercado imobiliário é que ele não se limita somente aos imóveis residenciais. Existe uma grande diversidade de oportunidades que podem ser interessantes, como galpões, terrenos e salas comerciais, que podem ser aquisições muito válidas.

Outro aspecto que contribui bastante com a valorização do dinheiro investido é a região em que o imóvel está localizado. Por exemplo, ao comprar um imóvel em um bairro novo ou próximo a uma universidade, a tendência é que você tenha um bom retorno financeiro.

Normalmente, esse tipo de localização, por ser mais distante dos centros urbanos, gera uma demanda muito maior. Fora isso, propriedades localizadas em áreas de expansão também costumam valorizar com o passar do tempo.

Vantagens de se fazer um consórcio para compra de imóveis

Não é necessário pagar juros

Esse é o grande destaque ao considerar o consórcio para compra de imóveis. Os juros normalmente são cobrados em modalidades de crédito em que o banco empresta dinheiro.

Quando passamos para o consórcio, as cartas de crédito são custeadas pelos próprios conveniados e não pelo banco. Sendo assim, não existe cobrança de juros no consórcio imobiliário.

Você não paga entrada

Outra vantagem que faz do consórcio uma das melhores opções, afinal, ter uma grande quantia para dar de entrada pode ser um balde de água fria para quem quer comprar um imóvel. O sonho de comprar a casa própria nem sempre vem junto com o momento em que temos uma grande quantia para dar de entrada, e isso torna o consórcio ainda mais interessante.

Mensalidades que você consegue pagar

Com um modelo de planejamento a longo prazo, é possível ter parcelas com custo mais baixo. Assim fica mais fácil realizar os pagamento sem comprometer o orçamento da família, não é mesmo?

Total transparência

Quando você opta por fazer o consórcio para compra de imóveis, pode ter certeza que saberá exatamente o quanto pagará até o final, sem surpresas de juros embutidos ou outros produtos que vão surgindo no meio do caminho.

Pode usar de várias formas

Assim que é contemplado e recebe a carta de crédito, você pode comprar um imóvel novo ou usado, residencial ou comercial, e até mesmo fazer reformas ou adquirir um terreno.

Variedade de crédito

Você pode escolher por diversos planos, de modo que você encontre aquele que melhor se adeque à sua realidade. A carta de crédito pode ser no valor final do imóvel ou parte do valor. Essa flexibilidade permite que você possa se planejar de acordo com seu orçamento.

Mais versatilidade no consórcio para compra de imóveis

A análise da ficha cadastral costuma ser mais rápida e flexível que em outros modelos de compra de imóvel, o que facilita o processo para profissionais autônomos que não têm renda fixa.

Utilize o FGTS para adiantar sua aquisição

Você pode utilizar seu FGTS para lance, amortização ou quitação das parcelas. Dessa forma, você consegue oferecer um valor maior e antecipar sua carta de crédito.

Investimento para o futuro

Além de uma ótima forma para aquisição de um imóvel, o consórcio também é um investimento seguro para seu futuro. Até porque, nos últimos anos, ele tem sido uma grande concorrência para a previdência privada, pois com a rentabilidade do aluguel você cobre a parcela do consórcio e ainda ganha uma renda extra.

Como fechar um bom negócio na crise?

Agora que você já sabe que vale a pena comprar um imóvel na crise, para concluirmos este artigo, é válido destacar que não existe uma “fórmula secreta” sobre como fechar um bom negócio.

A maior recomendação é pesquisar bastante e gastar tempo na busca pelo imóvel mais adequado às suas necessidades. Realize buscas em portais de imóveis na internet e verifique a média de preços das propriedades que têm o perfil que você procura. Atualmente é possível ter acesso a praticamente qualquer tipo de oportunidade de negócio diretamente de seu smartphone.

Não se esqueça de que os principais aspectos que influenciam o valor de um imóvel são a localização, o tamanho e o fato da propriedade ser nova ou usada. Na sequência, questões como os materiais que serão usados no acabamento, ter ou não elevadores de acesso, área de lazer, afetam o preço da oportunidade.

Por se tratar de um investimento que vai refletir na qualidade de vida de sua família a longo prazo, é muito importante que a decisão não seja tomada sem muito planejamento e, é claro, sem antes analisar minuciosamente sobre o que o mercado tem a oferecer.

Considerando que a oferta de crédito está positiva, essa hora é muito propícia para procurar diferentes instituições bancárias e escolher a que ofereça não apenas a melhor taxa de juros de financiamento, mas também uma que proporcione ótimas condições de pagamento.

Lembrando que uma construtora de confiança e com anos de atuação no setor pode fornecer toda a ajuda que você precisa para encontrar uma ótima oportunidade de negócio, além de ter a garantia de que haverão profissionais experientes intermediando todas as etapas burocráticas do processo de aquisição de um imóvel.

Como você pôde conferir neste artigo, de fato vale a pena comprar um imóvel em 2021 se considerarmos o ponto de que as mudanças no cenário econômico têm contribuído com a baixa dos preços, somando essa questão às baixas nas taxas de juros de financiamento imobiliário. Resumindo, este pode ser um momento único, no qual dificilmente teremos tantas condições favoráveis acontecendo simultaneamente para quem deseja conquistar o sonho da casa própria.

Faça sua simulação conosco e confira!
Simulação
chat Eva