Quer investir em imóveis? Entenda por onde começar

Quer investir em imóveis? Entenda por onde começar

Quer investir em imóveis? Entenda por onde começar

O mercado imobiliário é, tradicionalmente, um dos mais procurados quando o assunto é investimento. Afinal, investir em imóveis é quase uma tradição.

Contudo, devido à grave crise econômica que o país enfrentou nos últimos anos, houve uma baixa considerável no número de pessoas interessadas nesse investimento.

Em linhas gerais, isso se deve exclusivamente ao cenário de incertezas que foi formado.

De acordo com os dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o primeiro semestre de 2018 apresentou uma excelente taxa de crescimento. Assim, com a retomada do crescimento do mercado imobiliário, sai na frente aquelas pessoas que possuem um investimento e uma garantia para os momentos de dificuldade financeira.

Quer começar a investir em imóveis mas não sabe por onde começar? Então, não se preocupe. Neste texto vamos trazer algumas dicas e informações imprescindíveis para iniciar seus investimentos. Continue sua leitura e entenda mais sobre o assunto!

Como começar a investir em imóveis?

Engana-se quem pensa que é preciso dispor de uma grande quantia em dinheiro para investir em imóveis. É possível começar os investimentos por meio de um consórcio imobiliário, por exemplo.

Além disso, adquirir um imóvel na planta ou terrenos em condomínios são alternativas viáveis de aplicar o dinheiro, ainda que não sejam quantias altas.

Contudo, é importante que quem pretende investir em imóveis pense racionalmente. Pode parecer óbvio, mas, quando se trata de investimento, nenhuma decisão deve ser tomada por impulso.

Para isso, é importante que você tenha em mente se aquele imóvel - seja um terreno, uma casa ou um prédio comercial - pode realmente render o lucro desejado.

Veja, a seguir, alguns tipos de investimentos imobiliários que você pode considerar.

Invista em terrenos

Embora a compra de imóveis prontos seja uma ideia mais aceita pela maioria das pessoas, investir em terrenos é uma excelente forma de garantir lucro a médio e longo prazo.

Como as cidades estão em expansão, dificilmente um terreno perde seu valor ao longo dos anos.

Dessa forma, é possível obter um lucro considerável com a valorização desse imóvel em função do que foi gasto durante a compra do terreno. No entanto, é fundamental fazer uma análise criteriosa da região, para garantir que os imóveis vão se desenvolver ou que, pelo menos, tenha potencial de valorização.

Compre imóveis na planta

Os imóveis na planta são os mais procurados tanto entre aqueles que desejam adquirir a casa própria.

No entanto, por se tratar de um bem que ainda será construído, essa opção deve ser muito bem viabilizada pelos interessados. Afinal, fatores importantes e decisivos devem ser considerados durante o período de construção do imóvel.

Um dos pontos positivos é que comprar um imóvel na planta, geralmente, é sinônimo de preços mais baixos. Portanto, pode ser uma excelente alternativa para você adquirir um imóvel novo, pagando somente uma entrada e pequenas parcelas.

Assim, após alguns meses, com a obra ainda em andamento, existe a possibilidade de vendê-lo com valor superior.

Procure bons imóveis para alugar

Ter um imóvel locado é uma forma de garantir uma renda extra todos os meses. O segredo para este investimento render é saber escolher o imóvel ideal.

Encontrar um imóvel para investir com aluguéis exige muita pesquisa de mercado, também. É importante investigar o real potencial de lucro que cada imóvel apresenta para, assim, tomar uma decisão baseada em informações relevantes.Seja residencial ou comercial, o imóvel precisa estar bem localizado, em uma área segura, com boa aparência externa e, ainda, com a documentação em ordem.

Além disso, a saturação de imóveis para alugar é outro ponto imprescindível para a rentabilidade do negócio, afinal, é preciso encontrar clientes para que o valor da locação renda algum lucro.

Faça reformas

Uma prática muito comum no mercado imobiliário se refere à compra de imóveis usados que necessitem de algum tipo de reforma.

É possível encontrar algumas casas, principalmente mais antigas que, com uma reforma, se tornam muito mais valiosas. Para isso, é preciso ter faro para encontrar imóveis que tenham potencial.

Portanto, se você quiser se dedicar à tarefa de investidor, pode ocupar seu tempo procurando por imóveis que precisam de melhorias. Nesse caso, é muito importante cuidar dos detalhes com a reforma. Fique atento ao projeto, materiais utilizados e a mão de obra contratada. Assim, conseguirá manter a valorização do imóvel sem perder o lucro.

Estude sobre o mercado

Outra dica é estudar o mercado imobiliário. Somente assim você será capaz de identificar as melhores oportunidades.

Pesquise sobre as oscilações do mercado, saiba as áreas que estão se valorizando e acompanhe o aumento e a queda dos aluguéis

.Investir em imóveis, como qualquer investimento, também tem seus riscos e, por isso, você deve se preparar para entender o que acontece.

Como investir gastando pouco?

Uma das melhores maneira de investir em imóveis é por meio de um consórcio imobiliário, ou seja, juntamente com outras pessoas que querem adquirir um imóvel.

O valor desse bem é dividido em mensalidades que são pagas para uma administradora. Ao quitar o consórcio, o investidor recebe uma carta de crédito no valor pago.

A carta de crédito pode ser usada para comprar um imóvel novo ou usado, assim como para construção ou reforma.

Todo o processo é feito sem burocracia e sem o pagamento de juros — é cobrada somente a taxa de administração. Há também a chance de o investidor ser contemplado antes do final do consórcio, o que permite que o imóvel seja comprado em um prazo ainda menor.

Agora que você já sabe de que forma pode investir em imóveis, que tal começar a se planejar e garantir uma renda extra? Se quiser investir aos poucos, por meio de um consórcio imobiliário, lembre-se de contratar uma corretora de confiança para evitar problemas futuros e cobranças abusivas.

E então leitor, o que achou das dicas e informações que trouxemos sobre o investimento em imóveis? Se gostou desse conteúdo, que tal receber outras dicas como esta para aprender a investir melhor o seu dinheiro? Não deixe de assinar nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.

simule-um-consórcio-de-imóvel

Realize o sonho da casa própria com o consórcio

Leia também:

Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre consórcio imobiliário

Simulação de Consórcio
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Ler próximos artigos

Consórcio