Home office: 5 dicas para manter o cantinho de trabalho organizado

Home office: 5 dicas para manter o cantinho de trabalho organizado

Devido à pandemia, o home office passou a se tornar uma realidade imposta para milhões de brasileiros. Como forma de conter a contaminação do coronavírus, muitas empresas se viram obrigadas a contar com os seus colaboradores trabalhando de casa.

Isso representou um desafio enorme para muitas pessoas: um levantamento realizado pela empresa especializada em recrutamento online Catho mostrou que apenas 37% dos brasileiros fizeram home office em algum momento da sua vida profissional. Ou seja, mais da metade dos trabalhadores estão passando por essa transição pela primeira vez.

Em busca de ajudar a ser mais produtivo no trabalho em casa, separamos algumas dicas para você manter o seu cantinho bem organizado.

Crie seu espaço de trabalho

Antes de tudo, determine qual vai ser o cantinho de trabalho. Se você já tem um escritório montado, ótimo. Se não, vale a pena organizar um espaço em que possa trabalhar normalmente.

Leve em consideração um espaço em que você consiga utilizar computador, ter acesso aos materiais de escritório, caderno, enfim, os instrumentos que você costuma utilizar no trabalho.

Invista em acessórios

Organize uma mesa em que você possa deixar as suas coisas e uma cadeira confortável. Invista também em alguns acessórios que podem te ajudar, como suporte para notebook, post-its, materiais de escritório, luminárias etc.

Pense na organização

Se a adaptação com o home office foi difícil e acabou deixando uma bagunça sem precedentes na sua mesa, vale a pena voltar algumas casinhas. Tire tudo da mesa e entenda o que realmente precisa estar lá e que seja essencial para o seu trabalho.

Nesse caso, deixe um local somente para a papelada (como um gaveteiro, por exemplo). Tenha um cesto de lixo próximo, descarte tudo o que é desnecessário e comece a ser mais rígido com os itens que têm à disposição, deixando cada coisa em seu lugar.

Combine o jogo com as pessoas de casa

Casais com filhos têm passado por algumas dificuldades quando se fala em home office. Neste caso, o recomendado é ter uma conversa entre a família e combinar a melhor forma para que esta nova realidade profissional seja uma experiência agradável para todo mundo.

Por exemplo, você pode utilizar um sistema simples da ‘porta aberta’. Em momentos com reuniões importantes, por exemplo, você fecha a porta e deixa combinado que não pode ter interrupções neste momento.

Além disso, pense em organizar os espaços para cada membro que for trabalhar home office. Se funcionar uma mesa compartilhada, ótimo. Caso cada um necessite de alta concentração e prefira ficar sozinho, deixe combinado em qual cômodo cada um vai ficar.

Pense no cenário

Quem trabalha com home office precisa se acostumar com as videoconferências. É neste momento em que as pessoas compartilham - mesmo sem querer - um pouco mais o cantinho da sua casa para as pessoas do trabalho.

Deixe tudo que está à sua volta bem organizado, para não gerar uma impressão indesejável entre os colegas.

Com estas dicas, você tem tudo para ter um home office mais produtivo e se apaixonar por mais um cantinho especial da sua casa!

Depois das dicas, pensando em reformar o cantinho para seu trabalho? A Embracon te dá uma mãozinha, faça uma simulação e veja os benefícios.
Simulação Consórcio
chat Eva