5 dicas de como otimizar espaço em ambientes pequenos

5 dicas de como otimizar espaço em ambientes pequenos

Se você é jovem e está em plena ascensão profissional, comprar um apartamento ou um carro são os próximos passos para adquirir a sua independência, certo? Existem cidades ótimas para se viver, porém, o tamanho dos imóveis, em muitos casos, acaba decepcionando. Por isso, saber otimizar espaço é essencial para viver melhor em ambientes pequenos.

Continue com a leitura e conheça 5 dicas muito úteis que vão te ajudar a otimizar espaços de forma bem simples e deixar o seu lar perfeito!

1. Opte por móveis pequenos ou sob medida

A escolha dos móveis é muito importante, especialmente em ambientes pequenos. O tamanho deles deve ser adequado ao local em que serão usados e também ao número de pessoas que residem na casa. Se você não mora com ninguém, por exemplo, não é preciso uma mesa de quatro lugares na cozinha.

Sempre que possível, opte por móveis sob medida. Apesar de serem um pouco mais caros do que os modelos padrão, os benefícios são muitos — como o melhor aproveitamento do ambiente.

Planejando bem, você consegue usar os espaços de forma muito mais eficiente, evita desperdícios e deixa sua casa muito mais confortável.

Leia também: Armários planejados: como usá-los na decoração

2. Aposte no uso de espelhos

Outra dica bem legal e que é relativamente fácil de colocar em prática na sua casa é o uso de espelhos. Eles dão mais profundidade ao ambiente e fazem com que você tenha a sensação de mais espaço. A sala de jantar, por exemplo, pode ser um ótimo ambiente para usar essa dica.

Você pode utilizar o espelho em uma parede inteira ou apostar em um modelo menor apoiado no chão. A dica é sempre colocá-los em locais que não têm muita circulação e não exagerar — apesar dos benefícios, esse método pode causar certo desconforto em alguns ambientes.

Descubra: 5 dicas de decoração de sala para você fazer hoje

3. Use móveis multiuso para otimizar espaço

Os móveis multiuso também são uma bela opção para otimizar espaço. Um bom exemplo disso são os sofás-cama. Eles são práticos e muito úteis para quem costuma receber hóspedes, especialmente em apartamentos e casas com apenas um quarto.

Beliches e bicamas também são excelentes quando o assunto é aproveitar os ambientes pequenos. Camas e mesas dobráveis são mais algumas opções que trazem um ganho de espaço sem perda de conforto.

Lembre-se de que você não as utiliza o tempo inteiro, portanto, se elas puderem ser "guardadas", melhor.

Saiba o que é tendência em decoração de quarto de casal

4. Valorize a integração dos ambientes

Ambientes integrados são uma das formas mais modernas e eficientes para otimizar espaço, tanto que, em vários imóveis mais atuais, sala e cozinha se misturam. Porém, mesmo em casas mais antigas, essa tarefa não é impossível de ser realizada.

Não é preciso remover completamente uma parede. Ao abrir uma espécie de janela entre a sala e a cozinha, você pode usar uma bancada que fará papel de mesa nos dois ambientes.

Aliás, integrar os móveis também é uma boa solução. Armários embutidos são uma ótima ideia para guardar diversos tipos de utensílios domésticos.

5. Procure usar cores claras e neutras

Cores mais claras e neutras — especialmente o branco — ajudam na iluminação do ambiente. Isso traz a sensação de mais profundidade. Porém, você pode usar tons mais escuros em uma das paredes do cômodo, por exemplo, para criar um contraste legal. Outra opção é apostar em móveis coloridos para dar mais graça à decoração.

Como você viu, otimizar espaço não é uma tarefa muito complicada e, com certeza, é muito útil em ambientes pequenos. Aproveite cada canto da sua casa e use a sua criatividade!

Gostou das dicas e já começou a colocá-las em prática? Então, deixe seu comentário e compartilhe com a gente o resultado!

Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.
chat Eva