Compre um apartamento com o consórcio de imóveis

Compre um apartamento com o consórcio de imóveis

A cada ano que passa, as pessoas têm se interessado mais pela compra de apartamentos - principalmente nas cidades grandes, em que esse tipo de construção tem sido bastante estimulado há décadas, ainda mais nos bairros mais próximos à região central da cidade.

Segundo um estudo realizado pela Datastore, mais de 14 milhões de famílias pretendem fazer a aquisição de um novo imóvel nos próximos dois anos. Existem diversos fatores para isso: em 2020, por exemplo, a baixa histórica da taxa Selic, que é a principal taxa de juros do país, favoreceu bastante o preço dos imóveis para o consumidor final.  

Além disso, por conta da pandemia de Covid-19, as pessoas começaram a encarar o lar de outra forma. Tendo que passar mais tempo dentro de casa por conta do isolamento social, muitos acabaram readaptando o lar para trabalhar com home office ou para ter um espaço mais aconchegante para curtir com a família e os filhos.

Por conta dessa realidade, a compra de um apartamento acaba sendo uma opção bastante atrativa - ainda mais para quem busca segurança para os filhos e gostaria de ter uma infraestrutura montada para lazer e recreação, bastante comum nos edifícios.

Mas, qual a melhor forma de comprar um apartamento? A seguir, vamos explicar por que o consórcio de imóveis se apresenta como o melhor método de compra.

Que tipo de apartamento posso comprar com o consórcio?

É possível comprar qualquer tipo de apartamento por meio do consórcio. Por ser uma modalidade bastante flexível, você é quem define o valor para a compra e a quantidade de mensalidades.

Confira de que forma você pode investir em um apê com o consórcio.

  • Apartamento na planta: se você deseja comprar um apê na planta, vale a pena investir em um valor de carta de crédito que possibilite essa compra à vista. Veja qual o empreendimento que deseja comprar e converse com a construtora ou incorporadora, para verificar suas opções. Além disso, nem precisa ter um empreendimento em vista para iniciar o seu consórcio. Você pode começar a pagar pelo seu apartamento com o consórcio e, quando for contemplado, usar a carta para o pagamento à vista do seu imóvel na planta. Vale lembrar que, desta forma, você pode ter uma economia de mais de 20% no seu imóvel. Fique atento às oportunidades do mercado para ter uma excelente compra.
  • Apartamento decorado: se você quiser, também pode utilizar o valor da sua carta de crédito para a compra de um apartamento que seja decorado. Embora tenha um valor em média mais caro que o imóvel na planta, você conta com maior quantidade de opções para a compra. Observe as condições do imóvel antes da compra, para ver se o preço realmente vale a pena.
  • Apartamento recém-construído: depois que um imóvel é construído, muitos deles ainda aparecem à venda. Você não tem a economia de um apartamento na planta, por exemplo, mas pode pagar por um valor mais em conta do que um que já foi decorado.  

Entre os fatores a serem considerados para a compra de um apartamento estão a localidade, que pode elevar o preço, caso esteja em um bairro nobre, e a estrutura do condomínio: quanto mais opções, maior o valor a ser pago de condomínio e até mesmo pelo imóvel. Observe também outros fatores, como os estabelecimentos nas proximidades, o valor médio por metro quadrado na região e as condições internas do apartamento, para que tenha uma boa compra.

Como fazer um consórcio de imóveis

Agora que você já conhece os fatores determinantes para a compra de um apartamento, vamos explicar como o consórcio de imóveis pode ajudar nessa empreitada.

O primeiro passo é encontrar uma administradora que possua autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) para operar. A Embracon, por exemplo, possui mais de 30 anos de história contemplando milhões de brasileiros por meio do consórcio.

Após selecionar a administradora, o próximo passo é fazer uma simulação de consórcio. Para iniciar, basta ter uma ideia do valor necessário para a compra do seu apartamento. Não é preciso que o valor seja totalmente exato para isso.

Depois de estipular o valor de carta de crédito - que pode chegar a até R$ 500 mil para o consórcio de imóveis - o próximo passo é definir a quantidade de mensalidades que deseja pagar.  

Automaticamente, o simulador retorna com o valor de mensalidade que você pagaria por sua cota, incluindo algumas taxas do consórcio, como a taxa de administração, que remunera a empresa de consórcio por todos os serviços realizados, e o fundo de reserva, que impede que a inadimplência de um ou mais integrantes comprometa as contemplações nas assembleias.  

Vale lembrar que a mensalidade não pode ultrapassar 30% dos seus rendimentos mensais. Em um consórcio, a contribuição mensal das parcelas é essencial para que o fundo comum dos grupos possibilite as contemplações.

Depois de fechar o contrato, a administradora faz a inserção em um grupo, que reúne outras pessoas interessadas na compra de um imóvel, por exemplo.

Mensalmente, são realizadas as assembleias mensais, onde acontecem as contemplações. É possível ser contemplado de duas formas pelo consórcio: com os sorteios, em que todos têm as mesmas chances; e com a oferta de um lance, que é um valor a mais que o consorciado pode tentar com o objetivo de ser contemplado com antecedência.

No caso do consórcio de imóveis, é possível utilizar os recursos do FGTS para o lance. Se o seu valor for o maior, você é contemplado e pode ter acesso à carta de crédito.

Após passar pela análise de crédito, o próximo passo é indicar o proprietário ou empresa responsável pelo imóvel à administradora. Ela fica responsável por fazer a transferência integral da carta de crédito. Funciona como se fosse um pagamento à vista, o que dá uma ótima margem de negociação para o consorciado que quer comprar o apartamento.

Portanto, invista desde já no seu sonho de comprar um novo apartamento.  

Faça uma simulação de consórcio de imóveis e economize bastante na compra. Você não precisa dar entrada, nem paga juros, e conta com um sistema que permite pagar por um valor a prazo mais justo.

Simular Consórcio