Saiba o que considerar ao escolher um bairro para morar

Saiba o que considerar ao escolher um bairro para morar

Quando se pensa em adquirir um imóvel para moradia, é preciso levar em consideração uma série de fatores no que se refere ao processo de seleção. Especialmente, escolher o bairro para morar, suas facilidade, a proximidade com serviços e outros.

O primeiro passo é definir quais são as suas preferências. Enquanto algumas pessoas preferem locais mais calmos e sossegados, outras gostam de lugares mais movimentados. Em que perfil você se encaixa?

Sob uma visão geral, avalie as suas necessidades em conjunto com as conveniências de cada região. Neste artigo, mostraremos o que considerar e fazer antes de escolher um bairro para morar.

Estude os deslocamentos mais frequentes

Comece estudando os deslocamentos mais frequentes, analisando as distâncias entre os pontos de rotina e as características do trânsito local.

Nesse contexto, averigue as realidades dos horários de baixa e de pico.

Isso é necessário para que você não seja pego desprevenido quanto aos tempos de locomoção.

Voltando ao aspecto “qualidade de vida”, não se discute o fato de que a ineficiência do trânsito é motivo de estresse.

Em vista disso, a dica é simples: prefira um bairro para morar que permite deslocamentos menores e mais fáceis. Entenda que uma boa logística diária é fundamental para quem tem um dia a dia corrido, afinal, você não tem tempo a perder.

Outra observação pertinente é valorizar os centros comercias. A proximidade com os bancos, mercados, restaurantes, academias, farmácias, lojas de produtos e prestadores de serviços é uma comodidade a mais.

É aqui em que entra em cena a conveniência do local, essencial para facilitar a sua rotina e, também, trazer praticidade para as necessidades da família, por exemplo.

Para muitos, não ter que tirar o carro da garagem para fazer compras, ir ao banco e lidar com as demandas diárias contribui para uma vida mais saudável.

Leia também:

8 motivos para você morar perto do trabalho

Conheça as melhores cidades para se viver no Brasil

Analise a infraestrutura da região

Autossuficiência é uma particularidade muito interessante e que merece ser valorizada. Nesse caso, estamos nos referindo à infraestrutura da região.

Mais do que somente ser um centro comercial, é necessário analisar o transporte público do bairro, a qualidade das vias de acesso, da iluminação e dos demais equipamentos urbanos.

Não menos relevante é a presença de jardins, parques e áreas verdes. Além de tornarem o lugar mais agradável aos olhos, ajudam a melhorar a qualidade do ar e do clima local. Se você dá valor ao lazer e à prática de esportes ao ar livre, tudo isso é muito importante.

Fique de olho na vizinhança

Da mesma maneira que uma boa vizinhança faz com que um bairro se torne um ótimo local para se morar, ter vizinhos inadequados pode resultar em transtornos e irritações constantes.

Diante disso, nada mais justo do que conhecê-la muito bem. Observe tanto as pessoas que vivem ali, quanto as atividades industriais e comerciais que podem ser desenvolvidas na localidade.

Lembrando que lugares mais movimentados e que têm uma vida noturna agitada tendem a atrair pessoas de comportamento menos tranquilo, digamos assim. Isso por si só não é um problema, porém, estabelecimentos que funcionam até tarde da noite podem gerar tumultos e barulhos.

Portanto, se você está em busca de um bairro para morar que ofereça tranquilidade total, o recomendado é optar por uma região um pouco mais afastada dos bares, casas de show e instalações em geral que possam prejudicar o seu descanso e a sua concentração.

Observe a qualidade das construções

A qualidade das construções também deve ser considerada. Observe a conservação das casas e dos prédios, tendo em mente que os lugares com edificações mal conservadas são menos atrativos e, por consequência, não têm o mesmo potencial de futuro quando comparados aos locais mais bem cuidados.

Caminhe pelas ruas e converse com as pessoas

Não escolha um bairro para morar sem antes caminhar pelas suas ruas e conversar com as pessoas. Essa é uma ótima forma não apenas de conhecê-lo, mas também de saber o que os seus moradores acham dele.

Uma boa conversa de calçada pode trazer informações muito mais precisas e reais no que diz respeito ao dia a dia do lugar. Na maioria das vezes, melhor do que a descrição de um corretor.

Dê uma atenção extra para a segurança

Indiscutivelmente o fator que merece mais atenção quando o assunto corresponde à escolha do bairro para morar, a segurança dos arredores é uma particularidade crucial para o bem-estar da sua família.

Procure saber:

  • como é o policiamento;
  • se há câmeras de vigilância, e onde;
  • se as ruas são bem iluminadas;
  • que tipos de delitos acontecem com maior frequência;
  • que tipos de delitos são raros de acontecer;
  • entre outros.

Para finalizarmos, a última dica que daremos e que certamente o ajudará a escolher o melhor bairro para morar é visitar as opções analisadas em horários alternados.

Durante o dia e à noite, tanto nos dias de meio de semana quanto nos finais de semana, o importante é ver e sentir a atmosfera dos diferentes locais.

Afinal, ao longo de um dia, suas características podem mudar significativamente, saindo do calmo e tranquilo para o movimentado e barulhento, ou vice-versa.

E, não se esqueça: um bom imóvel tem baixa liquidez, o que significa que se você se arrepender com a casa ou apartamento que comprou, botá-lo à venda é fácil. Contudo, pode levar um bom tempo para vendê-lo.

O que achou deste artigo com os fatores que você deve considerar ao escolher um bairro para morar? Gostou? Então compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos também.

Realize o sonho da casa própria com o consórcio

Leia também:

• Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre consórcio imobiliário

Imagem Consorcio Embracon CTA

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.
chat Eva