8 motivos para você morar perto do trabalho

8 motivos para você morar perto do trabalho

Quando se fala em mudar de casa, muita gente logo associa essa ideia à necessidade de ter mais espaço ou à vontade de reduzir os custos de manutenção do imóvel. No entanto, uma das razões que mais impulsiona essa vontade de trocar de endereço é o desejo de morar perto do trabalho.Isso porque cada vez mais as pessoas se preocupam em ter qualidade de vida. Logo, querem evitar transtornos com rotina corrida, dificuldades de locomoção, atrasos no emprego causados por fatores externos e por aí vai.E é para mostrar todas as vantagens que essa decisão acarreta que listamos 8 motivos para considerá-la. Acompanhe!

1. morar perto do trabalho ajuda a Reduzir despesas com locomoção diária

Uma das maiores vantagens de morar perto do trabalho é reduzir as despesas com locomoção, especialmente se faz uso do transporte público (ônibus, metrô, trem etc.) — o que requer desconto do vale-transporte no seu salário ou uso de passes mensais que, muitas vezes, pesam no bolso.Isso porque morar perto do trabalho permite que você faça o trajeto diariamente a pé e em poucos minutos, por exemplo, mas não acaba aí, já que quem prefere ir de carro também economiza ao longo do mês.Afinal, o consumo de combustível será consideravelmente menor para percursos curtos.

2. Recorrer a meios alternativos de transporte

Além da redução de gastos, você tem a oportunidade de recorrer a alternativas para ir ao trabalho, como é o caso da bicicleta. Afinal, o uso dela tem se popularizado não só para passeios e atividades físicas, mas também como meio de transporte ecologicamente correto e que, de quebra, beneficia a sua saúde.E sabe o que é melhor? Se você não tem uma, não há problema! Nas grandes cidades do país (como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre e Belo Horizonte), já existem serviços de compartilhamento de bike que contam com passes diários, mensais e anuais para uso irrestrito.

3. Passar menos tempo (se estressando) no trânsito

Embora pareça um detalhe bobo, o tempo que se perde no trânsito interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas — e, acredite, não é exagero dizer isso.Para se ter ideia, muitas pessoas que moram longe do emprego e batem ponto às 7h da manhã, por exemplo, precisam acordar horas antes para garantir que não se atrasem. Qualquer eventualidade no trajeto pode fazer com que fiquem conhecidos como profissionais pouco pontuais ou mesmo desrespeitosos com a cultura da empresa.O motivo dessa precaução? É que, enquanto algumas pessoas encaram o trânsito caótico em horários de pico dentro dos próprios veículos, outras tantas precisam pegar dois ou mais ônibus para ir de um bairro ao outro, além, é claro, de enfrentarem os mesmos engarrafamentos.E o mesmo estresse se repete à noite, quando deixam o trabalho. Ou seja, é uma rotina que desgasta, irrita e ainda prejudica a sua produtividade.

4. Conseguir fazer as refeições do dia a dia em casa

Outro motivo para você morar perto do trabalho é que dá para dispensar as refeições em restaurantes, self services e praças de alimentação e almoçar/jantar no seu próprio lar.Isso é excelente para quem está de dieta, tem alergias, intolerâncias alimentares ou adota o veganismo e que, rotineiramente, encontra dificuldades para comer na rua por conta da pouca diversidade de estabelecimentos e preços elevados.Ah, e o melhor é que, dependendo do seu horário de almoço, você não precisa deixar a comida feita previamente para apenas requentar, mas sim prepará-la e cozinhá-la diariamente sem pressa.

5. Ter mais tempo para cuidar de si mesmo

Ao reduzir consideravelmente o seu tempo de locomoção no percurso casa-trabalho, você ganha horas livres no seu dia para cuidar de si mesmo e garantir mais bem-estar e qualidade de vida.Não é à toa que muita gente aproveita esses períodos para praticar uma atividade física e, assim, dar mais atenção ao próprio físico e à saúde.Por isso, alguns passam a frequentar a academia para malhar regularmente. Já outros preferem se exercitar ao ar livre e fazer corridas na praia ou no parque. Há também aqueles que se dedicam à dança e os que descobrem as artes marciais (jiu-jitsu, boxe, karatê etc.). Ou seja, opções não faltam!

6. Poder curtir mais a família e participar da rotina dela

Sim, mais tempo livre também significa poder estar mais perto da família, participando da rotina dela naqueles momentos simples do cotidiano que acabam se tornando raros quando você está fora de casa.Dessa forma, é possível estar presente nas refeições, ajudar os parentes com alguma tarefa doméstica ou simplesmente aproveitar a noite com eles em frente à TV vendo uma novela ou um filme.Caso more sozinho, pode ter mais tempo para estudar, ler livros e se divertir com os amigos.

7. Praticar hobbies que o entretenham e o relaxam

Fora ter mais tempo para cuidar de si e curtir a família, você ainda pode voltar a praticar aqueles hobbies que deixou de lado por conta da rotina corrida e atarefada, como yoga, pilates, meditação, leitura matinal, jardinagem, fotografia e aprendizado de novos idiomas.Afinal de contas, o seu dia a dia não pode se resumir exclusivamente ao trabalho. Ao contrário, é fundamental relaxar, se entreter e relaxar a mente para evitar o aumento da ansiedade, do estresse e da fadiga mental.

8. Ter mais qualidade de sono

Por último, ao morar perto do trabalho você pode, enfim, ter uma rotina de sono mais regular e com muito mais qualidade, o que é essencial para estar mais disposto, concentrado e produtivo para exercer suas atividades e funções.E a razão disso é que não é mais preciso acordar super cedo para enfrentar os engarrafamentos da sua cidade, como mencionamos, ou então passar ainda mais horas e horas no trânsito para chegar em casa. Como você viu, não faltam motivos para morar perto do trabalho. Por isso, vale a pena considerar todas as vantagens que essa escolha traz para a sua vida pessoal e profissional e refletir sobre a viabilidade de mudar de endereço!

Leia também:

• Afinal, vale a pena fazer um consórcio para reformar a casa?

• Saiba como escolher o tamanho ideal de apartamento

Imagem Consorcio Embracon CTA
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.