5 dicas para pagar seu consórcio sem preocupação

5 dicas para pagar seu consórcio sem preocupação

Investir em bens de alto valor exige um planejamento a longo prazo. É preciso pesquisar bastante antes de escolher, conferir as condições de pagamento, se organizar para não apertar no seu orçamento e se comprometer para pagar em dia e não contrair uma dívida.

Em algum momento da vida, todos se verão no dilema de comprar uma casa ou um carro. Quanto mais você estiver preparado para essa aquisição, maiores são as chances de você realizar um bom negócio e não ter que comprometer tanto o valor dos seus rendimentos mensais.

Para quem busca uma compra planejada, o consórcio é uma ótima opção. Para que você possa entender melhor a modalidade, vamos explicar como funciona e trazer algumas dicas práticas de como pagar o consórcio sem comprometer a sua renda.

Como adquirir o consórcio

Funciona da seguinte forma: antes de tudo, é preciso ter em mente qual o bem que você deseja adquirir.

No consórcio, temos as opções para comprar seu carro, sua moto, seu novo imóvel ou até mesmo adquirir algum serviço, como festa de casamento, viagem, intercâmbio, cirurgias e mais.

Na primeira etapa, é preciso fazer a simulação. Você insere o valor da carta de crédito que corresponde ao bem que você deseja adquirir no consórcio. Pela simulação, é possível visualizar o valor das mensalidades a partir da quantidade de parcelas, que você mesmo pode selecionar.

Após essa etapa, você informa seus dados pessoais, para que um especialista possa entrar em contato e tirar suas dúvidas antes de apresentar o contrato.

Ao fechar o contrato, você entra em um grupo de consorciados. Esse grupo é composto por pessoas que possuem interesse semelhante ao seu.

Ao pagar o consórcio mensalmente, você participa dos sorteios mensais, em que você pode ser contemplado do primeiro ao último mês da sua cota. Caso queira receber o bem de forma antecipada, pode fazer a oferta de um lance e quitar as últimas parcelas da sua cota.

Dicas de como pagar consórcio

Agora que você entendeu como adquirir o consórcio, vamos com algumas dicas para como pagar em dia as suas parcelas.

   1) Escolha um bem que tem a ver com você e sua família

A etapa de escolha do bem é um processo importante de compra. Consórcio é uma modalidade de investimento a longo prazo. Quanto mais vontade você tem de ter aquele bem, mais positiva é a experiência de pagar o consórcio.

Por isso, converse bastante com a sua família antes de investir no lar, no carro ou no serviço que pretende adquirir.

Talvez você não precise já ter a decisão de qual bem específico quer comprar. Porém, se já tiver uma ideia da média de valores que pretende pagar, já pode fazer uma simulação. Afinal, suas preferências podem mudar enquanto você realiza o pagamento do consórcio.

   2) Faça uma simulação do bem

A simulação é a primeira etapa do consórcio. Por isso mesmo, use-a a seu favor.

Após ter em mente o valor total do bem que deseja adquirir, entre no simulador de consórcio e veja quanto ficaria a divisão das parcelas.

A grande vantagem de utilizar o simulador é que você pode ajustar a quantidade de parcelas de acordo com os seus rendimentos mensais. Ao checar os resultados, você confere o valor com o acréscimo da taxa de administração, que remunera a empresa de consórcio pelo serviço, e o fundo de reserva, que garante que todos os bens sejam entregues nos sorteios ante eventos inesperados, como inadimplência dos consorciados do grupo.

Para que a sua simulação seja aprovada, o valor das mensalidades não pode ultrapassar 30% dos seus rendimentos mensais. Por exemplo, se a sua família tem um rendimento de R$ 10 mil por mês, não pode pagar mais que R$ 3.000 por mensalidade no consórcio.

   3) Defina as mensalidades de acordo com seu orçamento

Não estipule um valor que bata no limite dos 30% dos seus rendimentos. O recomendável é ter uma pequena margem entre o valor das mensalidades e os seus rendimentos mensais.

O consórcio é uma modalidade que exige planejamento. Portanto, quanto menos o valor da mensalidade afetar o seu orçamento, melhor.

Além de investir em bens de alto valor, é preciso manter em vista que há outras prioridades, como o comprometimento com as contas mensais e outros sonhos que você pretende realizar.

   4) Junte dinheiro para o lance

Caso não queira depender apenas dos sorteios mensais para ser contemplado, pode juntar o dinheiro para o lance durante o pagamento do consórcio.

O recomendado é ter entre 20% a 30% do total da carta de crédito para ofertar. Quando se sentir à vontade para oferecer um lance, siga os passos na área do consorciado para registrar o valor até um dia antes do sorteio.

Se o seu valor for o maior, você é contemplado e consegue abater as últimas parcelas. Caso outro consorciado tenha oferecido um valor maior, sem problemas. Você terá outras oportunidades de ofertar o lance - enquanto pode ir juntando mais dinheiro ao longo do processo.

   5) Utilize o FGTS

Para o caso específico de consórcio imobiliário, você pode utilizar os seus recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como oferta de lance.

Isso só é possível caso esteja investindo em seu primeiro imóvel. Para ter acesso a esse montante, entre em contato com a Caixa, veja o valor disponível e certifique-se de que você poderá utilizar este valor para pagar consórcio de imóveis.

Depois disso, ofereça como uma possibilidade de lance. Se o seu valor for o maior, você é contemplado mais rapidamente com o lar dos seus sonhos.

Consórcio: a melhor forma de investir no seu bem

Com essas dicas que passamos, ficará mais fácil se organizar para pagar as mensalidades do consórcio.

Seja para surpreender o seu filho, aumentar seu patrimônio ou investir no seu bem-estar, o consórcio é a modalidade que mais favorece sua saúde financeira. É você que define o quanto pagaria por mês, sem acréscimo de juros ou obrigatoriedade de pagar valor de entrada.

Motivos não faltam para fazer a compra de uma forma planejada e saudável, não é mesmo? Portanto, faça uma simulação agora e invista já no seu sonho e da sua família!
Simulação Consórcio