Vale a pena comprar casa em condomínio fechado?

Vale a pena comprar casa em condomínio fechado?

Fazer a compra de uma casa em condomínio fechado é uma das alternativas mais procuradas entre pessoas que buscam segurança e qualidade de vida para toda a família. Ainda assim, investir em um imóvel em condomínio fechado pode sair bem mais caro do que em uma casa em qualquer outra localização.

Isso tem um motivo, nesse tipo de moradia, existem algumas taxas que se referem aos serviços e à utilização dos espaços comuns, e isso gera mais custos para o condomínio. Fora isso, as casas possuem um padrão específico de construção preestabelecido e áreas de lazer compartilhadas, e esse é um dos pontos que não chegam a agradar a todos.

Para que você entenda melhor as vantagens e desvantagens de adquirir um imóvel em condomínio fechado, preparamos este artigo! Além de deixar os pontos positivos e negativos dessa opção para saber quando vale a pena condomínio fechado, vamos te contar algumas particularidades dessa aquisição. Para conferir continue a leitura!

Vale a pena morar em condomínio fechado...

De modo geral, morar em um condomínio fechado tende a ser uma excelente opção, principalmente para famílias que têm como objetivo a qualidade de vida. Os pontos mais levados em consideração são: segurança, tranquilidade e lazer.

Confira na sequência os pontos que mais valem a pena morar em condomínio fechado.

Mais segurança para toda a família

A violência aparentemente tem aumentado muito, talvez tenhamos sentido mais, graças aos canais de informação, mas não deixam de ser um problema tanto em grandes metrópoles quanto em cidades menores. Por esse motivo, é muito comum que as pessoas tenham medo de deixar a casa ou os filhos sozinhos, mesmo sendo apenas durante o período de trabalho. Ainda assim, quando você tem uma casa em condomínio fechado, essas preocupações diminuem consideravelmente.

Geralmente condomínios fechados contam com os mais diversos investimentos em segurança, como câmeras instaladas por todo o local, cercas elétricas, além de alarmes, serviço de ronda e portaria 24 horas. Além de ninguém entrar sem se identificar, e tudo o que acontece nas áreas comuns é monitorado.

Quando você preza pela privacidade

Embora a maioria das casas em condomínio sejam próximas umas das outras e normalmente não tenham muros para separá-las, morar em um lugar mais reservado, automaticamente, vai lhe dar mais privacidade. No condomínio você possui controle absoluto de quem entra e sai da sua residência e as visitas precisam ser anunciadas antes de entrarem em sua casa, mesmo se tratando de seus convidados.

Quando você prefere uma área de lazer particular

Ter uma área de lazer completa também é outra vantagem de morar em condomínio fechado. É bem provável que você possa pensar: "mas eu consigo  ir para outros lugares aos domingos e feriados". No entanto, no condomínio, você tem opções de lazer e entretenimento em um local seguro, espaçoso e seleto, incluindo:

   • Piscinas;

   • Sauna;

   • Sala de jogos;

   • Salão de festas;

   • Playground;

   • Quadras desportivas;

   • Área para churrasco etc.

Esse é um ponto que proporciona mais comodidade aos moradores, que podem aproveitar os momentos de lazer com mais tranquilidade. Não há preocupação com a hora de ir embora e nem vigiar constantemente as crianças, pois elas estão em um ambiente seguro.

Mais qualidade de vida para toda a família

Se você está em busca de tranquilidade e qualidade de vida para toda sua família, comprar uma casa em condomínio fechado pode ser uma ótima opção. Isso porque esses locais normalmente contam com parques e áreas verdes, o que torna o ambiente muito  agradável.

Ou seja, você pode levantar de manhã e fazer uma caminhada ou corrida dentro do próprio condomínio. Seus filhos também podem aproveitar o espaço de lazer para brincar tranquilamente e conviver com outras crianças.

Network garantido

Morar em casas em bairros abertos muitas vezes não oferecem a possibilidade de interagir com os vizinhos. Isso acontece porque as pessoas vão do trabalho e escola para casa, seja por medo da violência, ou por conta da rotina. Dessa forma, não existe tempo para fazer novas amizades e nem conversar com a vizinhança.

Quando você mora em um condomínio, existem oportunidades muito maiores de conversar com as pessoas que moram ao seu redor, já que as áreas de lazer permitem que os residentes interajam com mais frequência. Com o tempo, seu círculo de amizades vai aumentando e você terá uma boa rede de amigos próximos de sua casa.

Morar em um local privilegiado

Normalmente, os condomínios fechados são levantados em locais afastados dos grandes centros, onde não há um tráfego muito grande de veículos. Em alguns casos os condomínios se concentram em locais com grandes áreas verdes. Morando próximo à natureza, você respira ar puro e têm a vantagem de viver em um local confortável e agradável, ideal para descansar depois de um longo dia de trabalho e curtir com a família.

Quando um condomínio oferece o melhor custo-benefício

Embora o condomínio fechado exija o pagamento mensal de taxas, que muitas vezes não são baratas, os benefícios atrelados a essas despesas fazem cada centavo valer a pena. Mesmo que em uma casa aberta esses valores não existam, pense o quanto seria preciso para que você e sua família tivessem todo o conforto e segurança oferecidos por um condomínio fechado.

No condomínio fechado, os valores são divididos igualmente por todos os moradores, o que reduz os custos. Em outras palavras, tudo o que é pago é revertido em benefício para os condôminos. Então, se você pensa em construir ou comprar uma casa em condomínio fechado, pese o custo-benefício e veja se essa será a melhor escolha para você.

Particularidades do condomínio fechado de casas e os de apartamentos

Não existe muita diferença em relação ao estilo de vida proporcionado pelo condomínio fechado de casas ou de apartamentos. Trata-se basicamente de uma variação de infraestrutura, que precisa ser levada em conta em relação ao tamanho da família e às preferências pessoais.

O benefício das casas é a existência de garagem, na maioria dos casos. Dessa forma, você não tem necessidade de deixar o carro em uma vaga no estacionamento coletivo, já que há esse espaço bem em frente à sua entrada. O que muitas pessoas preferem pela praticidade.

Além disso, as casas costumam ter quintal, o que proporciona mais conforto e privacidade para quem tem crianças ou quer receber os amigos para um churrasco, enquanto, nos apartamentos, o espaço externo, quando existe, pode ser um pouco mais limitado e coletivo. Por outro lado, as casas de condomínio fechado são um pouco mais custosas, então, o fator financeiro também pesa na comparação.

Se você já decidiu comprar uma casa ou um apartamento dentro de um condomínio fechado, entre em contato conosco e faça uma simulação! A Embracon tem mais de 30 anos no mercado de consórcio realizando grandes sonhos.
Simulação Consórcio de Casa