Manutenção da casa: como realizar e qual a sua importância

Manutenção da casa: como realizar e qual a sua importância

2020 foi um ano atípico! Com a pandemia do coronavírus, as pessoas precisaram repensar a própria vida e suas casas. Em um primeiro momento, os grandes escritórios precisaram achar resoluções para um novo normal. Equipes inteiras foram alocadas em casa e todo o cotidiano que estávamos acostumados precisou ser revisto.

Todo esse movimento resultou em grandes questões pessoais que precisaram ser revistas. Entre as grandes incertezas que nasceram nesse momento foi: será que minha casa está confortável e segura o suficiente para mim e para minha família, ou será que ela está precisando de uma manutenção?

Preventiva ou não, fazer a revisão da casa (ou apartamento) é essencial. Isso porque a sua vida útil depende proporcionalmente a esse cuidado. Além de ajudar na redução dos custos de eventuais consertos, a revisão regular faz com que o imóvel dure mais, e necessite de menos reparos com o passar do tempo - incluindo grandes reformas.

As partes que precisam de um cuidado especial são principalmente as instalações elétricas e hidráulicas, porque elas têm uma vida útil. Ou seja, de tempos em tempos precisam ser reparadas e mesmo trocadas.

O intervalo para fazer essas manutenções, das mais simples às mais complexas, depende principalmente do tipo e da idade do imóvel. Geralmente, casas precisam de mais manutenção, já apartamentos acabam precisando também, mas muitas vezes essas revisões são feitas pelo próprio prédio - com o valor do fundo de reforma.

Se você está na dúvida de quanto tempo deve fazer essas revisões, mantenha sempre as pequenas manutenções preventivas uma vez por ano. E não esqueça que é essencial escolher um profissional de confiança. Tendo esse profissional em vista, é sempre bom fazer as revisões com a mesma pessoa, que já conhece o funcionamento do imóvel e que sabe a hora certa de fazer as manutenções - preventivas ou não.

Segurança em primeiro lugar

O principal argumento para realizar as revisões regulares é justamente a segurança. Deixar de fazer a manutenção pode fazer com que uma grande reforma seja necessária mais pra frente.

Quando você for fazer a revisão, faça um check up dos itens essenciais que devem ser sempre conferidos:

1. Pintura das paredes

A manutenção da textura e da pintura das paredes não contam apenas pelo fator estético, e sim é fundamental para a saúde da sua família. Manter as paredes e a estrutura da casa sempre como novos evita inclusive que bolor e mofo se proliferam pela casa. O que pode ser muito prejudicial. Por isso, não deixe de checar sempre que aparecer marcas nas paredes e no teto, elas podem indicar bolor e mofo.

2. Pias, canos entupidos e consertos de vazamento

De tempos em tempos faça testes para ver se as pias e os canos estão em perfeito estado. Essa análise vai evitar que um entupimento simples possa se tornar um problemão mais para frente. Além disso, não se esqueça de sempre checar vazamentos, o que faz com que haja desperdício de água e consequentemente aumento no valor da conta. Um dos principais indicativos de vazamento de água é justamente a mudança brusca no valor da conta de água.

3. Jardinagem

Uma casa com jardim precisa de cuidados constantes. Desde regar as plantas, até podá-las para que elas continuem crescendo forte. Algumas pessoas optam por jardineiros para ajudar nessa hora, já outras cuidam dos jardins até como uma forma de hobbie. Outra questão do jardim é sempre usar produtos específicos para evitar o aparecimento de pragas.

4. Reparos elétricos

Cheque de tempos em tempos se todas as tomadas e luzes estão funcionando. Essa é a hora também de perceber se alguma tomada, por exemplo, pode oferecer algum risco de curto. Além disso, essa manutenção elétrica poderá te ajudar na economia da conta de luz. É importante também lembrar que esse serviço pode ser muito perigoso para quem não tem noções de elétricas, e deve ser feito apenas por profissionais qualificados na área.

5. Telhado e limpeza de calha

Para quem mora em casa é sempre importante estar ligado nesses dois pontos. Fazer a limpeza da calha faz com que a água escoe corretamente, o que pode evitar inclusive vazamentos. Tanto o telhado quanto a calha devem ser checados anualmente para ver se não existe alguma parte da estrutura danificada.

Agora que você já leu todas essas dicas e já está entendendo tudo sobre como ter uma casa mais segura, que tal pensar em um projeto de reforma ou construção sustentável para a sua casa? A Embracon pode te ajudar!

Faça um orçamento com a gente e descubra todas as opções de financiamento que temos para realizar esse desejo.
Simulação Consórcio


chat Eva