Casa Inteligente: como automatizar sua casa

Casa Inteligente: como automatizar sua casa

Ter uma casa automatizada tem se tornado tendência e é uma grande vantagem da atualidade, justamente por conta do desenvolvimento tecnológico. Com a automatização, o morador pode controlar remotamente praticamente todo sistema doméstico básico.

Entretanto, é fundamental destacar a diferença entre a casa automatizada e a inteligente. Quando falamos de casa automatizada, trata-se de automações isoladas que você controla para ter mais conforto, segurança e economia de custos. Agora, no segundo, é como se a sua casa tomasse uma decisão por você.

Vamos supor que você coloque na porta de entrada da casa um sensor que ao perceber que a porta foi aberta, acende as luzes, liga o ar-condicionado e reproduz a sua playlist favorita. Sendo assim, não foi necessário acionar nada para que isso acontecesse, correto? A configuração da casa inteligente executou a cena em função apenas com a informação do sensor.

Toda programação também pode ser feita para sensores de temperatura, vazamento de água, de gás e luminosidade, por exemplo.

Já está interessado em saber mais sobre a casa automatizada, não é mesmo? Preparamos esse artigo para tirar as suas dúvidas agora mesmo!

O que é possível fazer em um projeto de casa automatizada?

Bom, se você é um pouquinho mais das antigas, já assistiu a famosa animação de “Os Jetsons”. Pois bem, a historinha se passa em 2062 e eles tinham aulas online, chamadas de vídeo, trabalho home office, telemedicina, relógios inteligentes, esteiras rolantes, assistentes pessoais, carros voadores, robôs domésticos, etc - qualquer semelhança não é mera coincidência.

A verdade é que já faz muito tempo que estamos estudando formas de deixar nossas vidas mais práticas e confortáveis, e assim, darmos atenção ao que realmente importa.

Infelizmente muitos ainda não têm as condições necessárias para ter uma casa toda programada estilo Jetsons. Mas como já podemos ver, estamos 40 anos adiantados conforme a previsão do desenho animado, e isso logo se tornará realidade.

O número de casas inteligentes no Brasil só tende a crescer caso o país acompanhe o desenvolvimento dos EUA. Segundo a pesquisa Statista, os dispositivos IoT (Internet das Coisas) para casas inteligentes vão entrar em 53,9% das residências norte-americanas até 2023 - isso pode atrasar um pouco por conta da crise atual, mas não é um futuro muito distante.

Essa é uma inovação promissora e tem atraído cada vez mais consumidores. Quando perguntamos: “O que é possível automatizar em casa?", a resposta geralmente é: tudo o que tiver conectividade elétrica.

Com o conceito do IoT, automatizar uma casa é mais fácil do que se imagina. Já existem condições de otimizar o tempo e a vida dos donos de um imóvel, trazendo mais comodidade, segurança e conforto com sistemas automatizados para a residência.

Em um projeto de automação residencial,  a conexão dos aparelhos é feita com uma central controladora que pode ser acessada via internet por meio de dispositivos como smartphones, tablets ou computadores. Dessa forma, é possível acionar as funcionalidades dos aparelhos conectados até mesmo à distância.

Quais aparelhos podem ser automatizados?

   • Eletrodomésticos: muitos eletrônicos já dispõe de conectividade que permite ao usuário o gerenciamento, controle e automatização de funções. Por exemplo, é possível acionar um aspirador inteligente para limpeza da casa;

   • TV e sistemas de áudio e vídeo: esses são aparelhos que podem ser programados para ligar, desligar, mudar de canal ou exibir um determinado programa na hora determinada pelo morador;

   • Cortinas elétricas: o morador pode abrir ou fechar em momentos pré-determinados, para aproveitar ao máximo a luz natural;

   • Fechaduras: já é possível automatizar portas e portões para que abram e fechem automaticamente, dá até para saber se foram acionados, por meio do recebimento de notificações;

   • Ar-condicionado: pode ser programado para ligar na temperatura desejada pelo morador e ter mais eficiência energética;

   • Iluminação de qualquer parte da casa: essa é uma das opções mais simples, você pode tanto ligar como desligar ou até mesmo controlar a intensidade da luz de acordo com o momento, deixando mais relaxante ou mais intensa.

Vantagens de ter uma casa inteligente?

1. Maior segurança

A casa inteligente oferece uma segurança maior, uma vez que se pode ativar e desativar o sistema de alarme remotamente, e ser notificado quando algo acontecer dentro da casa. Os sensores de vazamento de água e de gás, alertam quando algo de errado acontecer e podem acionar uma válvula para fechamento da água da casa, ou do gás encanado, o que evita possíveis acidentes.

Também é possível programar a casa para simular presença enquanto você estiver viajando, além de instalar câmeras de segurança que gravam as imagens e permitem que você acompanhe de qualquer lugar do mundo.

A automação ainda garante ainda mais segurança para a terceira idade. Resumindo, caso haja algum acidente na cozinha, na garagem etc., fica mais fácil chamar por ajuda e, dessa forma, ganha-se tempo em um atendimento de socorro mais rápido e ágil.

2. Mais praticidade e comodidade

Um dos grandes benefícios da casa inteligente é a praticidade e comodidade. Afinal, o morador poderá tomar medidas para deixar a sua rotina com mais qualidade. Imagine ligar o aparelho de ar-condicionado em um dia quente sem estar em casa e já preparar o ambiente.

Você também pode aderir um sistema com biometria para abrir a porta de entrada, por exemplo, contando com mais proteção e tranquilidade no dia a dia — especialmente se você costuma viajar muito. Todos os moradores podem cadastrar as suas digitais e ninguém da residência precisará se preocupar em andar mais com as chaves.

Outra maneira de otimizar que traz muita funcionalidade durante a rotina é o controle sobre o sistema de iluminação. A automação possibilita criar cenários que ligam e ajustam as luzes para o seu conforto. De forma geral, pode-se contar com excelentes recursos para ter uma melhor experiência dentro de casa.

3. Menor consumo de energia

Já pensou em economizar energia elétrica com uma casa automatizada? Sim, é possível fazer com que haja menos gasto financeiro na hora que a conta de luz chegar. Isso ocorre porque o sistema desliga e os equipamentos que estiverem ligados desnecessariamente, levando a redução do desperdício de energia elétrica.

É normal que aparelhos de ar-condicionado fiquem ligados sem que haja ninguém na sala, luzes do jardim que ficam acesas durante o dia, irrigadores funcionam durante a chuva e aquecedores de água fiquem ligados sem necessidade. São os pequenos detalhes que elevam o consumo de energia da casa e podem ser facilmente eliminadas com o uso da tecnologia.

Na prática, a automação pode eliminar o desperdício e economizar até 30% da conta de luz.

4. Economia do seu tempo

Você ganha muito mais tempo com uma casa inteligente, tendo em vista que você poderá tomar as devidas providências em determinado assunto, sem estar em casa — ou estando em um outro cômodo do imóvel.

As assistentes de voz informam a previsão do tempo, e também seus compromissos na agenda, além de fazer compras e até enviam mensagens para outras pessoas. Já é possível fazer tudo isso com um simples comando de voz.

Dessa forma, você ganha mais tempo para fazer o que realmente importa, seja descansar, usufruir de conforto, ou terminar um trabalho ou estudo, ao mesmo tempo em que você pode consultar se toda a casa está fechada, por exemplo.

Como automatizar a casa?

Como você já pode conferir, automatizar diversos sistemas de funcionamento da casa para que se tenha mais otimização de uso já é uma realidade. Se estiver na sala de estar, por exemplo, você pode ligar a TV, ajustar o receiver e colocar no canal favorito com um simples comando de voz.

Já na cozinha, você pode acender as luzes, trocar a música, enviar uma mensagem e até mesmo ler uma receita, tudo com apenas um comando de voz.

Os pais com filhos pequenos não vão precisar se preocupar em estar em dois lugares ao mesmo tempo na rotina agitada do dia a dia, ao utilizarem o sistema de câmeras para saber se as crianças estão em casa em segurança.

Agora que você já sabe como deixar a sua casa automatizada, que tal começar a planejar como isso será feito? Você tem duas opções: comprar uma casa inteligente prontinha, ou reformar o seu imóvel.

Independente do que escolher, a Embracon está preparada para te ajudar nesse planejamento financeiro para realizar o seu sonho. Faça sua simulação conosco agora mesmo!
Simulação Consórcio