Descubra qual o ar-condicionado mais apropriado para cada casa

Descubra qual o ar-condicionado mais apropriado para cada casa

A maior parte das cidades brasileiras já está sofrendo com aquele calor do verão. Ponteiros pelo país inteiro já estão beirando os 40 graus e esse ano isso está acontecendo justamente na época em que estamos ficando mais em casa, por causa da pandemia do novo coronavírus. E ficar em casa com 40 graus sem um ar condicionado apropriado é muito incômodo! A solução para esse transtorno pode parecer difícil, justamente porque escolher um ar condicionado pode parecer muito difícil. Mas não é!

Já que aquela promessa de adquirir ar condicionado para casa sempre é lembrada nos dias mais quentes do ano. Que tal resolver essa pendência de uma vez por todas e instalar o aparelho em vários cômodos da casa?

Para te ajudar com essa função, preparamos algumas dicas para você selecionar qual o melhor tipo de aparelho para cada cômodo da sua casa, e quais aspectos podem ou não influenciar para o seu rendimento. Confira a seguir as nossas dicas para escolher o ar condicionado certo para o seu lar:

Tamanho do ambiente

A primeira dica, e a mais conhecida de todas, é que o tamanho do ambiente faz toda a diferença na hora de escolher o ar-condicionado. Em uma breve busca já percebemos que existem diversos modelos de aparelhos. Como então escolher o número certo de BTUs (British Thermal Unit), ou seja, a capacidade do aparelho? Além dos BTUs, uma função fundamental é o modelo que você quer escolher para o seu ar: janela, Split, inverter e portátil. Não é uma tarefa simples, por isso, preparamos um guia para te ajudar a encontrar o aparelho certo. Confira:

Os BTUs

A primeira dica é prestar muita atenção nos BTUs, pois como dissemos ele determina a potência do ar condicionado, mas isso não quer dizer que você necessariamente precise comprar o mais potente. Isso porque o número de BTUs deve ser de acordo com o tamanho do cômodo. Para entender melhor essa medida, é possível achar na internet tabelas que explicam sobre isso.

Moradores da casa

Além dos BTUs é importante levar em consideração o número de pessoas que ficará naquele ambiente, além da espessura das paredes, a quantidade de eletrodomésticos, janelas e portas que acabam dissipando o ar. Tudo isso faz com que o aparelho ganhe ou perca potência, por isso é importante analisar todos esses fatores.

Tipos de ar condicionado

De janela

Um modelo clássico, uma versão compacta que possui evaporadores e condensadores acoplados no mesmo gabinete. Justamente devido a essa característica, ele é recomendado para ambientes pequenos e deve ser instalado em paredes com um “furo” apropriado a ele.

Split

É o modelo que vem se tornando cada dia mais popular, devido a sua eficiência e praticidade que se adapta a tamanhos variados de ambientes. Existem splits com instalação na parede e até mesmo no teto, alguns com quatro vias de saída de ar e muito mais, sua escolha varia de acordo com a necessidade.

- O split tradicional é pra quem tem espaço como um quintal ou uma sacada pra unidade condensadora, que deve ficar fora da casa. Já a evaporadora fica dentro do cômodo.

- O Split Window é aquele em que a condensadora fica encaixada num espaço na janela. Ele é ideal para quem não tem espaço fora.

- O Split Hi-Wall é pra quem não pode quebrar a parede, já que dá pra colocar a condensadora presa no alto dela.

Inverter

Duráveis, práticos e econômicos, eles possuem uma tecnologia de inversão e são alocados na parede que nem o split. Ou seja, ele não precisa ter seu compressor desligado para funcionar, isso aumenta sua vida útil ainda.

Portátil

É o mais prático de todos. Não precisa de instalação, você leva pra onde quiser. É indicado para espaços pequenos. E é só ligar na tomada e colocar o tubo extensor dele pra fora janela ou varanda que o aparelho troca o ar com o ambiente.

Outra dica legal de considerar é se você mora em uma cidade que tem estações bem definidas, vale a pena investir no chamado duplo-ciclo, o ar condicionado que tanto refrigera quanto aquece. Assim você garante dias de verão fresquinhos e dias de inverno mais quentinhos. Parece um sonho, certo?

Agora que você sabe tudo sobre como ter a sua casa fresquinha como sempre imaginou, que tal realizar esse sonho e fazer uma reforminha na sua casa? A Embracon pode te ajudar nessa missão. Faça uma simulação com a gente e descubra todas as opções de financiamento que temos para realizar a reforma dos seus sonhos.
Simulação Consórcio
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Não esqueça de nos seguir nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.

chat Eva