Como comprar uma moto?

Como comprar uma moto?

Se antes havia uma fronteira entre os pilotos de moto e motoristas de algum tipo de veículo, essa distância parece não existir mais. Isso porque, cada vez mais, as pessoas têm se interessado tanto pela compra de um, quanto pelo outro.

Por conta da pandemia de Covid-19, mais e mais pessoas têm se interessado tanto na compra de moto, quanto na compra de um carro.

Os motivos são variados: algumas pessoas podem ter uma moto para trabalhar, enquanto utilizam o carro para o passeio. E o contrário também acontece: pessoas que utilizam o carro para o dia a dia e investem em motocicletas mais robustas, seja para pegar as estradas, viajar com a família ou praticar algum tipo de esporte mais radical.

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a querer comprar uma moto. Comparado ao carro, a moto é muito mais econômica por conta do modelo, prática, gasta menos combustível e, em cidades grandes, por exemplo, transita melhor entre os engarrafamentos.

Muito além de ser um item desejado por quem gosta de aventura e praticidade, hoje em dia a moto se tornou um instrumento de trabalho para inúmeras pessoas.

Dados da consultoria Análise Econômica mostram que houve um aumento de mais de 150% de trabalhadores informais que trabalham para aplicativos como iFood, Rappi, Loggi, entre outros.

Considerando apenas quem trabalha com aplicativos de refeição, houve um aumento de 250 mil pessoas para mais de 645 mil, ou seja, quase o triplo de aumento. Em um momento de economia retraída, em que mais pessoas ingressam no mercado autônomo por conta da diminuição da oferta de trabalho no mercado formal, há uma tendência de maior entrada de pessoas que querem ter a moto como instrumento de trabalho. Trata-se de uma possibilidade de adquirir renda e manter a saúde financeira da família mais confortável.

Mas, como investir na compra de uma moto?

Assim como qualquer tipo de bem de alto valor, a compra de uma moto precisa ser planejada. É preciso se perguntar que tipo de modelo tem mais a ver com as suas necessidades, organizar as finanças pessoais, para que não passe por nenhum aperto financeiro, e identificar qual a melhor forma de pagamento.

Para que você consiga tomar a melhor decisão de compra, vamos mostrar as opções disponíveis para investir em sua moto.

Formas de comprar uma moto

Confira as possíveis formas de comprar o seu modelo de moto, com as vantagens e desvantagens de cada modalidade.

Compra à vista

Se você já tiver um bom volume de dinheiro guardado, pode considerar a compra à vista da sua motocicleta.

O processo é bastante simples: você escolhe o modelo e pode dar o dinheiro integral para a sua compra. Quando se fala em compra à vista, você pode utilizar o cartão de débito, que realiza o pagamento na hora para a concessionária ou proprietário do bem, ou até mesmo a função de transferência por Pix, se preferir.

Outra possibilidade é fazer o saque do dinheiro vivo para o pagamento - uma prática cada vez menos utilizada pelos consumidores, por conta do trabalho de realizar o saque, o perigo de chamar atenção por andar com um imenso volume de notas, entre outras complicações.

A seguir, vamos detalhar as vantagens e desvantagens de comprar uma moto à vista.

Vantagens

A principal vantagem de comprar sua moto à vista é que você não prolonga a dívida. No ato da compra, você já tem um bem quitado, que pode ser totalmente passado para o seu nome e fica inteiramente sob sua responsabilidade.

Além disso, você pode ter um ótimo desconto ao negociar a compra à vista. Muitos estabelecimentos veem vantagem em negociar o preço à vista porque não precisam pagar as taxas de parcelamento, por exemplo, entre outras facilidades.

Além de já pagar um valor bem inferior ao total a prazo, com a negociação de desconto, o preço de um bem à vista fica mais justo, gerando uma boa economia para o consumidor. Portanto, se você tiver a possibilidade de fazer a compra à vista do seu bem, leve em consideração essas vantagens importantes.

Desvantagens

Por mais que as vantagens da compra à vista sejam atrativas, é preciso levar em consideração o esforço para se ter o valor integral da sua moto.

Será que realmente vale a pena ficar meses ou até anos guardando dinheiro para a compra de um bem, quando você pode usufruir de outras possibilidades de compra e, assim, antecipar a aquisição?

Leve isso em consideração e, principalmente, se o dinheiro que for utilizar para a compra à vista não poderia ser mais útil para outra finalidade - como montar a sua reserva de emergência ou aplicar em um investimento, para ter maior rentabilidade, por exemplo.

Financiamento

O financiamento é uma modalidade de compra bastante procurada por quem não tem o dinheiro imediato para a compra da moto - mas deseja sair com ela da concessionária o quanto antes.

Funciona da seguinte forma: o interessado procura uma instituição financeira, para que ela realize a compra integral do bem e deixe a dívida para o consumidor. Para isso, a instituição pede uma série de comprovações, como rendimentos mensais, documentações e demais garantias, para que não saia ‘perdendo’ com a transação.

Fica acordado, então, que o consumidor precisa pagar o valor parcelado, com a inclusão de juros e valor determinado de entrada. Quanto menor o valor de entrada, maior é o percentual de juros para as mensalidades.

Assim que conclui a transação, o consumidor já sai com o bem e continua pagando por ele, até sua total quitação.

A seguir, vamos apresentar quais são as vantagens e desvantagens de comprar a sua moto por meio de um financiamento.

Vantagens

O financiamento pode ser uma boa alternativa para quem quer comprar um bem de imediato e não está capitalizado, ou seja, não possui o valor total para a compra. Você já sai com o bem assim que fecha o contrato com a instituição financeira e pode dividir o valor em diversas parcelas.

Com a possibilidade de parcelar, você também tem a possibilidade de só iniciar o pagamento a partir dos meses seguintes. Tudo isso já fica definido no ato da compra.

Trata-se de uma opção que atende pessoas que precisam comprar uma moto com certa urgência, por exemplo, seja para trabalhar ou para o lazer.

Desvantagens

Embora o financiamento permita sair com o bem de imediato, seu alto valor de juros pode fazer com que o valor a prazo saia bem mais caro que o preço original. Quanto maior a quantidade de parcelas - ou menor o valor de entrada - maior é o valor que terá que pagar de juros à instituição financeira.

É um prejuízo que se estende a longo prazo, porque o financiamento faz com que a compra se torne uma dívida com o banco. Por mais que seja possível renegociar, sempre que se deixa de pagar alguma parcela o valor de juros só tende a aumentar

Dependendo do tamanho da sua dívida, o valor da moto pode custar até o dobro ou mais pagando a prazo pelo financiamento. Além do mais, existe alta burocracia para contratação, sendo um método inflexível para o consumidor, que precisa se sujeitar às regras das instituições para conseguir liberação de crédito com o financiamento.

Consórcio

Outra forma de comprar a sua moto é por meio do consórcio. Diferentemente das demais modalidades, o consórcio funciona como um autofinanciamento: é você que escolhe o valor do bem que deseja investir e a quantidade de mensalidades.

Tudo isso é possível por conta do simulador de consórcio. Ao selecionar a moto, você define o valor da carta de crédito, que corresponde ao preço da moto que deseja comprar. Já na etapa de simulação, você sabe o quanto precisaria pagar de mensalidade de consórcio.

Pelo consórcio, você paga um valor de forma parcelada, mas não sai com o bem na hora. A diferença é que você não precisa dar valor de entrada ou pagar juros nas mensalidades, como acontece com o financiamento, por exemplo.

A partir do momento que você fecha o contrato com uma empresa de consórcio, você passa a integrar um grupo, que reúne outros consumidores interessados em comprar uma moto também, por exemplo. Todos os meses são realizadas as assembleias, em que é possível ser sorteado com o bem ou dar a oferta de um lance.

Até o fim do pagamento do consórcio, todos os integrantes são devidamente contemplados. Nesse momento, é liberada a carta de crédito, que pode ser utilizada para a compra da sua moto. A carta tem poder de compra à vista e pode servir para a compra de uma motocicleta zero km ou com até três anos de uso.

Agora que você sabe como funciona o consórcio, vamos apresentar as vantagens e desvantagens dessa modalidade.

Vantagens

O consórcio é a melhor modalidade de compra parcelada, principalmente se você deseja comprar o bem de forma planejada, sem sair no prejuízo.

Você não precisa ter valor de entrada e, o melhor de tudo, não paga juros pelas mensalidades. Além disso, não existe nenhum tipo de burocracia para a sua contratação. Na etapa inicial de análise de crédito, as administradoras só pedem que o valor da mensalidade não ultrapasse 30% dos rendimentos totais do consumidor, a fim de evitar inadimplência.

Com o consórcio, você tem poder de escolha para definir o valor da carta de crédito e a quantidade de parcelas.

Outra facilidade que se mostra uma boa vantagem do consórcio é a possibilidade de dar um lance. Todos podem fazer a sua oferta, quantas vezes for necessário. E, se você for contemplado dessa forma, termina de pagar por sua cota com antecedência, já que o valor ofertado quita o saldo devedor (da última mensalidade para a mais recente).

Com poder de compra à vista, a carta de crédito dá uma imensa vantagem ao consorciado no momento de escolher a moto que deseja. É possível obter uma boa margem de negociação comprando dessa forma - conforme uma das vantagens da compra à vista que mencionamos.

Com todas essas vantagens, o consórcio se apresenta como a modalidade perfeita para quem deseja planejar a compra do seu próximo bem.

Desvantagens

A principal desvantagem é que, diferente das demais modalidades, você não sai com o bem na hora que efetua a transação. Com o consórcio, você precisa aguardar pelos sorteios que são feitos mensalmente ou se organizar para tentar a oferta de um lance - que pode não acontecer, afinal, o maior valor define o contemplado, e outro consorciado pode oferecer um valor mais alto que o seu em uma assembleia.

Uma boa experiência com o consórcio exige paciência e bastante comprometimento com as mensalidades. Afinal, quando você deixa de pagar uma parcela, compromete os demais integrantes do grupo, que contam com este valor para o fundo comum, responsável por todas as contemplações.

A seguir, vamos apresentar todos os detalhes de como proceder para fazer um consórcio de moto.

Como fazer um consórcio de moto

O consórcio só pode ser realizado por administradoras que tenham autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) para seu funcionamento. A Embracon, por exemplo, possui mais de 30 anos de história realizando sonhos das pessoas, com cartas de crédito de moto, veículos e até imóveis.

Após escolher a administradora, você pode fazer uma simulação de consórcio de moto. Para isso, a carta de crédito serve como base.

Uma dica é ter em mente qual modelo deseja comprar. Faça uma pesquisa prévia e consulte a tabela Fipe para ter mais detalhes de preços praticados no mercado.

Com o valor em mente, você já pode realizar o processo de simulação do seu consórcio. Para isso, escolha o valor necessário para a compra da motocicleta que deseja e a quantidade de mensalidades.

Em seguida, você já tem como retorno o valor das mensalidades, com acréscimo das taxas: taxa de administração, que remunera as empresas de consórcio por todos os serviços realizados; e o fundo de reserva, que é destinado ao fundo comum em casos de consorciados que deixam de pagar pela mensalidade.

É possível fazer a simulação da compra de uma moto quantas vezes quiser. O importante é ter uma ideia do valor das mensalidades, para que possa se preparar financeiramente antes de fechar o contrato.

Caso tenha a necessidade de um valor maior de carta de crédito, é possível investir em mais de uma cota ao mesmo tempo. A soma de todas as cotas, porém, não pode ultrapassar 30% dos rendimentos mensais do consorciado. Essa medida é tomada pelas administradoras para evitar casos de inadimplência entre os integrantes.

Durante o processo de simulação, é necessário fornecer seus dados pessoais, para que um consultor de consórcio entre em contato, tire todas as suas dúvidas e possa entregar o contrato de adesão.

Um grupo reúne diversos consorciados com interesses em comum - ou seja, muitos deles também têm interesse na compra de uma moto.

Todos os integrantes do grupo contribuem com as mensalidades, que são destinadas ao fundo comum, utilizado para as contemplações nas assembleias.

As assembleias acontecem uma vez por mês e você pode aguardar os sorteios para ser contemplado ou se preparar para ofertar o seu lance. Pelo lance livre, o maior valor define o contemplado e quita as últimas mensalidades, sempre da última para a mais recente. Dependendo do seu grupo, você pode tentar o lance de outras formas, como o lance fixo, em que um valor já é predeterminado e, para definir o vencedor, é feito um sorteio apenas entre os elegíveis; e o lance embutido, que permite utilizar parte da carta de crédito como oferta de lance.

Ao ser contemplado, é preciso passar por uma análise de crédito, momento em que a administradora verifica os dados pessoais e consulta o nome do consorciado nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Siga todas as orientações da administradora, para que possa ter acesso à carta de crédito quando for contemplado.

Com a aprovação, você finalmente pode utilizar a carta de crédito para comprar a moto que tanto deseja.

Como usar a carta de crédito para a compra da sua moto

Após passar pela análise de crédito, a administradora finalmente pode liberar a carta de crédito para a compra da sua moto.

Para isso, é preciso informar o proprietário ou a concessionária responsável pelo bem, para que a administradora faça a transferência diretamente para eles do valor da carta.

Ao ser contemplado com a carta de crédito, pode acontecer de você se deparar com um valor maior do que o originalmente contratado. Isso porque, com os reajustes das mensalidades, o valor da carta de crédito tende a ser maior. Se você paga mais a cada virada de ano, significa que o valor foi reajustado diretamente na sua carta de crédito, e não em benefício da administradora.

Por isso, é comum que você tenha à disposição um valor maior de carta de crédito para a compra da sua moto.

Mas, se você quiser comprar uma moto com valor superior ao que possui de carta de crédito, sem problemas. A administradora faz a liberação e você pode negociar diretamente com o proprietário como pagar o valor restante .

A vantagem é que a carta de crédito possui poder de compra à vista, o que dá uma boa margem de negociação. Assim, você pode ter um desconto considerável na compra. Aproveite para buscar o melhor negócio, afinal, com o consórcio você não precisa ter pressa para realizar a compra assim que for contemplado. Enquanto isso, seu valor fica no fundo comum, gerando juros a seu favor.

Viu como é fácil? Faça uma simulação de consórcio de motos e invista na realização do seu sonho.