O que é como funciona o consórcio de carros e motos

O que é como funciona o consórcio de carros e motos

Todo consorciado deseja saber como funciona o consórcio de carros e motos. Ao fazer um consórcio, você entra em um tipo de compra em conjunto para participar de um grupo em que pessoas com o mesmo interesse se unem para adquirir seus bens. O contratante adquire uma cota dentro desse grupo, que é administrado por uma empresa de consórcio.

Juntos, eles formam uma poupança a fim de financiar os carros e as motos contratados pelos cotistas. Dessa maneira, o consórcio ajuda a construir o sonho do veículo próprio em parcelas menores do que em outras escolhas financeiras e sem juros. Quem opta pela espera ao realizar o plano acaba efetuando grande economia.

Continue lendo o post para compreender melhor essa estratégia financeira e como ela pode ser aplicada. Confira!

Como funciona um consórcio de carros e motos?

Para que seja possível ter o seu bem de modo efetivo por meio do consórcio, é importante ter planejamento. Ao se comprometer com as mensalidades, o contratante está contribuindo para um fundo comum. É ele que vai financiar os bens de todos os consorciados do grupo.

Essa quantia mensal é totalmente desprovida de juros sobre o bem. Os juros são elevados são comuns no financiamento bancário, por exemplo. As mensalidades do consórcio incluem taxa administrativa do consórcio, fundo comum e fundo de reserva, com percentual fixo determinado. Esses itens são calculados uma única vez e diluídos ao longo do plano de consórcio de carros e motos.

À medida que o consorciado vai pagando as parcelas, forma-se o fundo comum. Todos os meses, o contemplado recebe uma carta de crédito e o valor é retirado deste fundo. Em média, a compra pelo consórcio pode ser até 10 vezes mais barata que uma compra financiada, pois o consórcio não tem juros.

Consórcio de carros

Ao optar pelo consórcio de automóveis, você também se livra da entrada e de diversas burocracias.

São várias opções de créditos, prazos e parcelas. E você pode escolher a marca e modelo que quiser, seja ele novo ou seminovo. É possível fazer uma simulação online pelo site, inserindo o valor do bem e a quantidade de parcelas que deseja pagar.

Para automóveis, os planos são de 50, 60, 70, 80 ou até 100 meses. Há uma distribuição média de 4 bens por mês, dependendo de quanto o saldo do grupo permitir.

Ao optar pelo plano “mais por menos” — que serve para automóveis e imóveis — suas parcelas são reduzidas até o momento em que sua cota for contemplada. Depois disso, o valor é abatido e diluído nas parcelas seguintes.

Outra vantagem é o benefício “Troca de Chaves", em que é possível usar seu veículo usado como oferta de lance para antecipar a sua carta de crédito.

Consórcio de motos

Pelo consórcio também é possível adquirir sua moto sem juros, sem entrada e sem burocracias. São várias as opções de crédito, prazos e parcelas. Ao ser contemplado, o consorciado escolhe o modelo que preferir, desde que o valor seja coberto pela carta de crédito escolhida.

Os planos do consórcio de motos são de 25, 26, 50, 60 e 70 meses. Eles possuem taxa administrativa fixa, diluída ao longo das parcelas do plano.

É importante conhecer os modos de ser contemplado. O mais comum é o sorteio. Porém, também é possível ofertar lances. Ou seja: quem oferta maior importância leva a carta de crédito, como ocorre em um leilão.

Geralmente, o lance vencedor será do consorciado que planeja pagar mais parcelas naquele mês. Caso seu lance seja o vencedor, o valor descontado nas parcelas seguintes. Em conformidade com a administradora, pode ser diminuído o número de prestações ou reduzido o valor da parcela mensal.

Já para realizar a compra da moto você tem tempo até o consórcio terminar. Em caso de ser o sorteado e não desejar comprar naquela hora, a organização deve depositar a importância da carta de crédito em uma conta e o contemplado terá o prazo mínimo de 6 meses para sacar esse dinheiro.

Quais os benefícios de fazer esse tipo de investimento?

Aquisição planejada

Como abordado acima, o consórcio de veículos é recomendado para todas as pessoas. Porém, para os compradores que não possuem tanta pressa e querem fazer uma aquisição mais planejada, a modalidade é ainda mais indicada.

Isso ocorre porque o consórcio ajuda as pessoas a planejarem o futuro financeiro e a concretizarem o sonho de comprar um bem. Por meio do pagamento mensal de parcelas, o contratante se planeja para usufruir de sua organização financeira, obtendo futuramente um bem de valor estimado.

Prazos e parcelas de acordo com o perfil do comprador

Outro benefício do consórcio é a possibilidade que os consorciados têm de definir o valor do crédito pretendido, a quantia a ser paga nas parcelas mensais e também o prazo de pagamento.

Essa liberdade para adaptar a compra ao perfil do consorciado é bastante interessante. Ela não compromete de maneira negativa o orçamento das pessoas, permitindo que elas cumpram com todas as suas obrigações financeiras.

Exclusão dos juros

Como é de conhecimento, os altos juros cobrados nos financiamentos tradicionais acabam se tornando um impeditivo para que as pessoas comprem um novo automóvel. Por isso, uma das principais vantagens do consórcio de carros é justamente a exclusão das taxas de juros.

Ao priorizar essa categoria, o consorciado deve pagar somente uma taxa para a administradora do consórcio, que possui um porcentual menor ao dos juros convencionais, e o valor é diluído nas prestações durante toda a etapa do consórcio.

Liberdade na compra

É comum as pessoas acreditarem que com o consórcio o comprador poderá adquirir apenas o bem estipulado no contrato. Porém, a carta de crédito permite ao consorciado escolher qualquer bem (carro ou moto) dentro do valor que recebeu. Essa carta dará ao contratante a liberdade de optar pelo modelo do carro ou moto, o ano do bem, a marca ou mesmo escolher um veículo zero quilômetro.

E a possibilidade de negociar melhor o preço, já que o pagamento será à vista.

Menos burocracia

Mais uma das vantagens do consórcio de carros é a redução dos processos burocráticos. De forma oposta aos financiamentos tradicionais, o consórcio não tem muitos requisitos bancários e administrativos. Isso torna a aquisição do bem mais simples e tranquila para o consorciado.

A administradora é a responsável por adquirir o carro e fica com a tarefa de gerenciar a documentação e a legalização do bem, evitando que o consorciado perca tempo resolvendo essas pendências burocráticas.

Quais são os documentos necessários para realizar um consórcio?

Segue abaixo a lista de documentos exigidos na contemplação para pessoa física:

  • cópia simples do CPF e RG (se casado, também apresentar do cônjuge);

  • cópia simples da Certidão de Nascimento ou Casamento (com averbação se for o caso);

  • cópia simples do comprovante de endereço residencial atualizada (conta de água, luz ou telefone fixo);

  • comprovante de renda.

Tendo estes documentos, só basta buscar por uma administradora que satisfaça suas metas de modo econômico e seguro.

Como escolher o consórcio adequado?

Cada organização oferece planos variados de prazos e créditos para pagamento. Por isso é possível escolher a parcela que cabe no bolso sem prejudicar as finanças. Quando chega o momento de escolher por um grupo ou outro no consórcio, as opções são inúmeras.

É importante conhecer como funciona um consórcio de veículos antes de tomar essa decisão. As variáveis que devem ser levadas em consideração são o tempo de contrato e o valor final da carta de crédito.

Nesse ponto, é essencial que a carta de crédito tenha um valor correspondente ao preço do veículo que você deseja comprar. Da mesma forma, você deve entender que não há como garantir que a contemplação aconteça rapidamente. Você pode receber o valor apenas no final do contrato.

Saiba mais sobre a Embracon

A Embracon representa uma instituição financeira ideal para quem deseja realizar esse tipo de financiamento. Isso porque é uma das maiores e mais conceituadas empresas especializadas em consórcio de automóveis, motos e imóveis do mercado.

A filosofia de trabalho é baseada em atender e conhecer as necessidades dos clientes, que encontram na instituição muita credibilidade, solidez e uma vasta gama de produtos e serviços. Atualmente, a companhia conta com mais de 90 filiais e mais de 600 parceiros de vendas em todo o Brasil.

A Embracon é fiscalizada e autorizada pelo Banco Central do Brasil e ligada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios). Ainda é a administradora oficial das marcas Consórcio Renault, Chery Consórcio, Consórcio Nissan, Consórcio dos Concessionários Peugeot.

Em resumo, um consórcio de carros e motos pode ser uma boa opção quando a ideia é se planejar para a compra do bem e quando se compara as muitas ofertas do mercado para escolher o melhor para o seu estilo de vida.

Agora que você já sabe como funciona o consórcio de carros e motos, certifique-se de que optou por um valor que consegue pagar mensalmente. Fique em alerta quanto ao prazo de pagamento e ao valor da parcela. Assim, conseguirá evitar dívidas no seu nome e garantir o seu carro ou moto ao final do consórcio.

Gostou do post? Aproveite para receber artigos atualizados periodicamente ao assinar nossa newsletter!

Consórcio de Automóveis

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.

chat Eva