Afinal, é possível antecipar um consórcio? Descubra aqui!

Afinal, é possível antecipar um consórcio? Descubra aqui!

Afinal, é possível antecipar um consórcio? Descubra aqui!

Nos dias de hoje, é bastante comum que as pessoas não tenham dinheiro para fazer algumas compras à vista. Isso acontece, especialmente, quando se trata de produtos com valor de mercado mais elevado, como imóveis, carros e, até mesmo, cirurgias. Por isso, saber se é possível antecipar o consórcio pode ser fundamental para você.Aprender um pouco mais sobre o assunto ajuda a ter mais controle financeiro e a não cair na  inadimplência. Aprenda um pouco mais sobre esse assunto, a seguir.

Afinal, como funciona o consórcio?

Como você já deve saber, o consórcio é a maneira pela qual muitas pessoas podem comprar bens ou serviços de valores mais elevados. Ele só pode ser gerido por uma administradora autorizada pelo Banco Central do Brasil. A empresa administra um grupo de pessoas físicas ou jurídicas interessadas em adquirir bens semelhantes.Por meio de contribuições periódicas, um ou mais participantes são sorteados por mês e contemplados com sua carta de crédito. Ela permite que eles possam, finalmente, adquirir o seu objeto de desejo. No entanto, logicamente, o consorciado precisa continuar pagando as parcelas até a quitação final.Um ponto muito importante são as assembleias, que são encontros nos quais os participantes podem debater e decidir sobre diversos temas. Nessa ocasião, também é realizado o sorteio ou podem ser dados os famosos lances pelos membros, especialmente para quem sabe observar e analisar o perfil do grupo.

É possível antecipar as parcelas do consórcio?

Para saber se é possível antecipar as parcelas do seu consórcio, você precisa ler atentamente o contrato de adesão que você assinou com a administrado, que estabelece obrigações e direitos para as partes envolvidas, para verificar se essa opção é aceita. No entanto, em linhas gerais, isso é permitido e até bem-vindo pela gestão.Cada acordo estipula algumas condições de antecipação de prestações para os consorciados, e você pode amortizar parcialmente ou, se você quitar todas as parcelas, passar a não ter mais nenhum débito em relação ao grupo. Existem algumas formas diferentes de pagar antecipadamente o consórcio. Confira, a seguir, quais são elas.

Direta

A modalidade direta de antecipar o consórcio trata-se, como o próprio nome já diz, de quitar as prestações que estão prestes a vencer, de acordo com o valor antecipado oferecido.

Inversa

Já na forma inversa de antecipar parcelas do consórcio, o participante começa a adiantar o pagamento pela última prestação. Dessa maneira, o consorciado pode pagar a parcela do mês vigente e também a relativa ao pagamento final.Se, em todos os meses, a pessoa conseguir pagar a atual e a última, ela pode diminuir o tempo de consórcio pela metade!

Diluída

Alguns contratos de adesão e administradoras permitem a forma diluída de antecipação de prestações. No entanto, ela só é possível quando o participante faz um lance vencedor na assembleia mensal. A pessoa oferece um valor como antecipação, que é diluído, reduzindo as prestações mensais, na ordem inversa, até o fim do pagamento.

Quitação total

Por fim, há a opção de quitação total, na qual, como o nome já diz, os consorciados podem pagar todas as prestações de uma só vez. Essa escolha só é interessante se o participante receber uma grande quantia inesperadamente, pois, se ele já tivesse esse montante no início em seu orçamento, não faria sentido entrar em um consórcio.É importante lembrar-se de que cada administradora pode escolher formas específicas de receber a antecipação das prestações. E todas as configurações do grupo precisam constar no contrato de adesão.

Posso usar o FGTS para antecipar as parcelas do consórcio?

Uma dúvida muito comum dos participantes é quanto à possibilidade de utilização do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para antecipar parcelas do consórcio, quitando ou, até mesmo, amortizando totalmente a dívida, caso o objeto de aquisição do grupo seja a compra de um bem imobiliário.Isso é, sim, possível e nem é preciso que a pessoa esteja desempregada ou desligada da sua empresa atual. Essa é uma estratégia que você deve considerar, principalmente se você tiver dificuldades para acumular capital para o lance.Vale a pena você consultar o funcionário destacado para sanar suas dúvidas pela administradora do seu grupo ou o gerente da sua agência bancária, para compreender melhor as suas possibilidades e as normas ou os regulamentos do contrato de adesão. De uma forma ou de outra, isso acelerará a sua contemplação.

Quais são as vantagens de se antecipar o consórcio?

Você deve imaginar que, ao antecipar as prestações do consórcio, terá algumas vantagens significativas e fará uma boa economia. Uma das razões mais óbvias é que você se libera mais cedo de um comprometimento mensal importante do seu orçamento.Isso é fundamental, pois muita gente assume esse compromisso, mas acaba não conseguindo arcar com as parcelas. Sobretudo em caso de eventualidades, como uma demissão ou uma emergência de saúde. Quitar o máximo de parcelas, portanto, ajuda qualquer um a se adequar a uma nova realidade.No caso de um consórcio de um bem de valor muito elevado, como um imóvel ou um veículo caro, é interessante que os consorciados tentem quitar suas parcelas antes do reajuste anual do grupo. Isso reduz o impacto que a incidência dos encargos de administração e alguma eventual alíquota poderia ter na prestação.Depois de ler esse conteúdo, você já sabe que é possível antecipar um consórcio. Além disso, descobriu que essa opção pode ser muito vantajosa para a sua vida financeira nos anos seguintes, facilitando a sua programação orçamentária em médio e longo prazo.Gostou de saber se é possível antecipar o consórcio? Ainda ficou com alguma dúvida ou quer fazer uma sugestão? Então não deixe de fazer um comentário para nós aqui no blog!

Simulação de Consórcio
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Ler próximos artigos

Consórcio