Como funciona o consórcio de carros e quais são as vantagens

Como funciona o consórcio de carros e quais são as vantagens

Nos dias atuais, o consórcio tem sido a opção mais viável para quem deseja realizar o sonho de comprar ou trocar um automóvel. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre como funciona o consórcio de carro e quais são as vantagens para quem investe nessa modalidade.

Comprar um bem como esse, de alto valor, não é uma decisão muito simples de ser executada. Por isso, é importante ter um bom planejamento financeiro.

Há várias formas de fazer a compra de um carro. A primeira é juntar o valor necessário para fazer o pagamento à vista. No entanto, para aqueles que não têm o dinheiro suficiente e nem pressa para adquirir o veículo, fazer um consórcio tem sido muito mais vantajoso do que o financiamento.

No consórcio, diferentemente de um financiamento, o consumidor não paga juros. Ficou interessado e quer saber como funciona, quais as vantagens e como escolher uma administradora confiável? Então, acompanhe e confira!

Como funciona o consórcio de carro?

Uma administradora, que tem a autorização do Banco Central para funcionar, faz grupos de pessoas que estão interessadas em adquirir um carro — lembrando que é preciso atingir um número mínimo de integrantes para realizar o sorteio de um automóvel todo mês.

Somente quando o grupo contar com essa quantidade de participantes os consorciados vão começar a pagar as parcelas mensais.Pelo menos um integrante é sorteado por mês e adquire a carta de crédito para fazer a compra do carro.

Além disso, é possível fazer uma oferta de lances, que são uma maneira de conquistar o veículo sem esperar pelo sorteio. Para que você compreenda melhor, veja, na sequência, um passo a passo do consórcio.

Escolha do grupo

A pessoa interessada no consórcio pode adquirir uma cota de um grupo que ainda está se formando. Nesse caso, demora mais para que o comprador seja contemplado, pois a tendência é que haja maior concorrência nos sorteios.

Como segunda opção, o comprador pode entrar em um grupo que está mais adiantado. Dessa forma, ele terá que adquirir a cota de um integrante que tenha desistido da compra ou, então, negociar diretamente com a administradora.

Parcelas do consórcio

Após fazer a escolha do grupo, é necessário conhecer a etapa fundamental para compreender o funcionamento do consórcio de carro: as parcelas.

Para que o integrante tenha acesso à carta de crédito que será sorteada nas assembleias, terá que fazer o pagamento das mensalidades de acordo com o tempo e valor contratados junto à administradora.

Sorteio

Esse é um dos princípios básicos do consórcio. É a partir dos sorteios durante as assembleias que os consorciados serão contemplados com as cartas de crédito para adquirir o carro.

Vale lembrar que, nos encontros, todos os consorciados vão concorrer de maneira semelhante, já que a extração do número sorteado é realizada por meio da Loteria Federal.

Lance

Para que as chances de contemplação aumentem, o consorciado pode fazer lances durante as assembleias.

Os participantes podem realizar tentativas mensais, e o que der o lance maior será contemplado com a carta de crédito.

Aquisição do carro

Após essa importante conquista, o consorciado vai poder adquirir o seu tão sonhado automóvel ou, então, caso prefira, poderá resgatar o seu dinheiro.

Caso ele retire o valor, é preciso quitar todas as parcelas e aguardar um prazo para a liberação do montante.

Quais as vantagens do consórcio de carro?

Aquisição planejada

O consórcio de carro é recomendado para todas as pessoas. No entanto, para aqueles compradores que não têm tanta pressa e que desejam fazer uma compra mais planejada, a modalidade é ainda mais indicada.

Isso acontece porque o consórcio ajuda as pessoas a planejarem o futuro financeiro e a concretizarem o sonho de ter um carro em longo prazo.

Livre de juros

Os altos juros que são cobrados nos financiamentos são uma barreira para que as pessoas comprem um carro.

E, como já mencionamos no início, uma das grandes vantagens do consórcio é exatamente a não cobrança das taxas de juros.

O comprador vai pagar apenas uma taxa para a administradora do consórcio. E, claro, estamos falando de um percentual bastante inferior ao dos juros tradicionais - sem contar que o valor é diluído nas parcelas.

Liberdade na compra

É muito comum as pessoas pensarem que o comprador só vai poder adquirir o bem estipulado no contrato.

Não passa de um mito, pois o consorciado vai receber, assim que for contemplado, uma carta de crédito com o valor de referência.

A carta, portanto, vai dar ao comprador a liberdade de fazer a escolha do modelo e da marca do carro, o ano ou até mesmo escolher um 0 km.

Como entrar no consórcio?

Para começar, é preciso procurar uma administradora de consórcios que tenha credibilidade no mercado. Lembrando que, como já dissemos, é possível entrar em um grupo de consorciados já formado ou em um que ainda está iniciando.

A partir daí, começa a ocorrer o pagamento das parcelas. O boleto chega, todos os meses, na casa do consorciado e pode ser pago em caixas eletrônicos ou na rede bancária.

Vale ressaltar que os boletos contêm informações relevantes, como:

  • as pedras-chave contempladas, por lance e sorteio;
  • as datas dos sorteios.

Como escolher a empresa?

Atualmente, no mercado, há uma grande variedade de empresas, o que acaba tornando a escolha ainda mais complicada.

Porém, o ideal é saber que o principal requisito é a consulta ao Banco Central, pois é ele que autoriza e fiscaliza a atividade no setor.

E, claro, a dica é sempre procurar informações com clientes atuais ou antigos da administradora sobre o seu nível de qualidade no atendimento e sobre a sua confiabilidade. A fim de garantir que essa pesquisa seja bem embasada, analise reclamações em sites e serviços especializados no assunto, como o Reclame Aqui e em órgãos de proteção, como o PROCON.

Não se esqueça de olhar também as redes sociais e site da empresa para verificar o quanto ela é próxima do público e o quanto domina a sua área de atendimento.

Por fim, é fundamental pesquisar e comparar as vantagens oferecidas de acordo com a administradora, taxas administrativas e preços que atendem à necessidade e condição financeira, que dependem do valor da carta de crédito e do prazo que você escolher para pagamento.

No caso do consórcio de carro, um fator que pode colaborar muito para a escolha da administradora é exatamente a quantidade de contemplações que ela vai disponibilizar. Isso certamente aumentará as chances de ter o veículo antes do prazo estipulado e a facilidade na compra e aquisição do bem por meio de uma carta de crédito contemplada.

Agora que você já sabe como funciona o consórcio de carro e conhece as vantagens dessa modalidade, aproveite para entrar em contato conosco e conferir os nossos serviços!

Imagem Consorcio Embracon CTA
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.