Como os carros ajudam no seu negócio

Como os carros ajudam no seu negócio

Embora o carro seja muito associado a passeio e melhor qualidade de vida, o fato é que cada vez mais as pessoas estão considerando a compra de um automóvel para o seu negócio - seja para trabalhar como motorista de aplicativo ou até mesmo para uso exclusivo de sua atividade profissional.

Isso porque o carro é uma forma bem simples e segura de conduzir diversos tipos de negócio. Você pode se locomover da forma que bem entender, sem ter que contar com transporte público ou depender de um terceiro. Além disso, existem diversos modelos para inimagináveis situações. Por exemplo, se deseja somente entregar coisas pequenas, pode contar com um carro popular; mas, se a ideia é levar itens mais pesados, com a necessidade de um bagageiro, o que não falta é modelo de picape para resolver esse problema.

O fato é que você pode contar com o carro para diversas situações. Porém, é preciso ficar atento aos tipos corretos de carro para cada necessidade.

Para que você consiga se organizar da melhor forma, vamos dar algumas dicas de como você pode impulsionar seu tipo de negócio com os modelos de carro mais adequados.

Formas de ajudar o seu negócio com um veículo

A seguir, vamos elencar algumas possibilidades que podem ser supridas com o automóvel para realizar diferentes tipos de serviços. Confira.

Encontro com clientes

Dependendo do seu ramo de atividade, pode ser que tenha que se locomover bastante para conversar com fornecedores e clientes.

Embora alguns empreendedores tenham preferência por aplicativos de motorista, a vantagem de ter um modelo próprio é a autonomia de decidir quando ir, sem ter que esperar por um terceiro. Além disso, o carro dá liberdade de escolher a rota que desejar - algo extremamente útil quando tem que se fazer mais de uma visita ou resolver diversas coisas em uma única viagem.

Para esse tipo de serviço, não existe o modelo ideal. Quem busca impressionar os clientes certamente vai escolher um modelo mais confortável e potente. Mas, se a ideia é visitar o maior número possível de pessoas, a economia de combustível pode ser um diferencial.

Trabalhos com entregas simples

Por mais que pareça um nome bem genérico, quando se trabalha com entregas simples, você precisa considerar alguns tipos de veículo.

No caso de entrega de papeladas ou itens que cabem dentro do seu veículo - que, principalmente, não irão comprometer em nada em termos de espaçamento e até mesmo desgaste dos bancos - é possível considerar os carros populares.

A vantagem dos carros populares é que tendem a ser mais econômicos que os carros das demais categorias. Isso deve ser considerado, porque muito provavelmente você irá se locomover bastante de um lugar para outro. Além de gastar combustível, essas locomoções farão com que você tenha que prestar atenção na manutenção do seu veículo.

Vale lembrar que, quanto mais caro é um veículo, mais cara será a sua locomoção. Pensando na condução dos seus negócios, um investimento desse tipo fará com que você tenha mais custos.

Portanto, considere a compra de um carro que esteja em boas condições e possa circular tranquilamente, sem representar custos adicionais de combustível e de peças a serem repostas.

Transporte de mercadorias

Também se trata de um segmento bastante amplo. Porém, considere mercadorias que possam ser transportadas sem depender de um veículo de grande porte, como um caminhão, por exemplo.

Se você é fornecedor e trabalha com locomoção de mercadorias, como mantimentos para mercados e padarias,  transporte de vegetais frescos para restaurantes ou até mesmo ajuda mercadinhos a entregarem seus produtos na casa dos clientes, pode considerar veículos como pequenos furgões.

Os furgões do tipo utilitário são o meio-termo entre um carro comum e um veículo de carga. Modelos como Fiat Fiorino e Peugeot Partner ajudam bastante pequenos empreendedores que trabalham com mercadorias pequenas.  

No caso de mercadorias mais pesadas, também existem opções mais adequadas, como o Renault Master Furgão, Ducato Cargo ou Mercedes 415.

Transporte de cargas médias

Se você trabalha com caixas mais pesadas e precisa transportar uma grande quantidade de itens, bom, você precisa de um modelo maior de carro.

As picapes do grupo utilitário podem ajudar bastante nessa função, porque possuem a potência necessária tanto para o carregamento de materiais pesados, como lidar com as ruas mais esburacadas possíveis.

Empreendedores do setor da agricultura, como pequenos fazendeiros e produtores, contam com esse tipo de veículo para o trabalho do dia a dia: das famosas Chevrolet S10 e Ford Ranger, que são mais potentes e servem para esse tipo de trabalho, a modelos menores, como Fiat Toro e Chevrolet Montana, é possível contar com uma boa gama de opções de transporte de carga.

Por que vale a pena ter um carro para o seu negócio

A seguir, confira os principais motivos para se investir em um carro para o seu negócio:

  • Autonomia: você não precisa aguardar o serviço de terceiros para ir a uma reunião importante ou até mesmo para realizar pequenas entregas, como documentos, por exemplo. Um carro dá autonomia para que você saia quando desejar, seja para resolver um ou mais problemas de uma só vez.
  • Facilita viagens curtas: já pensou ter que contar com transporte público ou aplicativo de motorista sempre que tiver que fazer uma viagem curta? Você perde tempo e, na maioria das vezes, gasta mais do que desejaria.
  • Praticidade: um carro permite que o empreendedor possa se locomover quando quiser, o que facilita muito diante de algumas adversidades, como ir para outra cidade ou até mesmo resolver burocracias do dia a dia.
  • Mais conforto: a locomoção não precisa ser algo cansativo. Afinal, já basta ter que lidar com o negócio de ponta a ponta, não é mesmo? O momento com o seu carro pode ser mais relaxante, para ouvir música, ligar o ar-condicionado em dias de muito calor e calcular as melhores rotas quando se deparar com engarrafamentos.  
  • Mais segurança: com o carro você diminui as chances de passar por algum infortúnio, como sequestros nos carros particulares dos aplicativos ou até mesmo assaltos dentro do transporte coletivo.  
  • Você pode adesivar com o logotipo da sua empresa: isso ajuda bastante a propagar a sua marca. Além disso, as pessoas veem com mais seriedade empresas que possuem seu próprio veículo para realizar os serviços.
  • Economia de gastos: embora um carro seja um bem de alto valor, ele ajuda bastante a realizar uma série de atividades. Já pensou ter que sair mais de três vezes ao dia pagando por transporte público ou motorista de aplicativo? A médio e longo prazo esse gasto fica maior do que o imaginado. Se costuma trabalhar com entregas, ter um veículo adequado para essa função também pode gerar uma boa economia, em vez de contar com os Correios ou empresas que cuidam de transporte.

Consórcio: a melhor forma de investir em carros para o seu negócio

Como já deu para perceber, a compra de um carro pode ajudar seu negócio de diversas maneiras: desde se reunir com clientes, fornecedores e investidores até mesmo na parte de entregas em si, um veículo próprio torna o seu trabalho mais fácil, prático e econômico.

Quando se fala em negócio, ter uma boa gestão dos seus recursos é fundamental. E a melhor forma de investir no seu veículo, sem ter que comprometer o seu dinheiro (ou da sua empresa), é por meio do consórcio.

Diferentemente do financiamento, em que é possível dar um valor de entrada e parcelar o valor do carro, pagando um alto valor de juros, com o consórcio você não sai com o bem assim que assina o contrato com a administradora.  

Na verdade, trata-se de um autofinanciamento, em que você determina o valor necessário para a compra do carro e define a quantidade de mensalidades que deseja pagar mensalmente.

É possível ter acesso ao bem de duas formas: por meio dos sorteios ou com a oferta de um lance, que é um valor a mais que todos os consorciados podem oferecer antes da assembleia, com o objetivo de ser contemplado com antecedência.

A grande vantagem do consórcio é que, ao ser contemplado, você tem acesso ao valor integral da carta de crédito que vai possibilitar a compra do bem. Por exemplo: digamos que você tenha selecionado um consórcio de automóveis com uma carta de R$ 70 mil. Ao ser contemplado, você tem esse dinheiro à disposição para a compra do carro que deseja - pode ser um modelo zero km ou até mesmo um seminovo, contanto que tenha cinco anos de utilização, no máximo.

Esse valor tem poder de compra à vista, o que ajuda bastante na negociação com o proprietário ou concessionária.  

Comparado ao financiamento, o consórcio apresenta diversas vantagens: não é preciso estar capitalizado, ou seja, não precisa ter valor de entrada; você define o valor que irá pagar pelo seu bem; não há nenhum tipo de cobrança de juros e, por fim, ainda tem condição de pagamento à vista, o que pode gerar um desconto de até 10% na transação.

Além disso, não precisa se preocupar em ter o valor certinho para a compra do seu bem. Se o valor da carta de crédito for maior que o bem, é possível utilizar até 10% para despesas burocráticas, como idas ao cartório. E, se o saldo for insuficiente para comprar o carro que deseja, você pode negociar diretamente com o proprietário ou concessionária como pagar o valor restante.

Toda essa flexibilidade pode ajudar a empresa de diversas formas. Sem a necessidade de comprometer seu fluxo de caixa, o consórcio pode ser ajustado conforme os seus rendimentos. Caso queira antecipar a sua aquisição, vale a pena tentar o lance, que ajuda a quitar as últimas mensalidades da sua cota.

A seguir, vamos explicar o passo a passo para que você possa fazer um consórcio e, ainda assim, impulsionar seu negócio.

Como fazer um consórcio de automóveis?

Você sabia que o consórcio foi criado justamente para possibilitar a compra dos primeiros automóveis? Tanto que sua história se confunde com a história dos carros populares no Brasil.

O modelo deu tão certo, que logo foi replicado para possibilitar a compra de outros bens, como eletrodomésticos, imóveis e até mesmo serviços.

Ainda assim, a grande essência do consórcio está em possibilitar a compra de automóveis. E garantir a aquisição do seu carro pode ser mais simples do que parece.

Antes de tudo, é preciso selecionar uma administradora que tenha autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) para realizar todos os procedimentos, da formação dos grupos à entrega das cartas de crédito. É possível verificar o ranking do Bacen com as administradoras autorizadas, incluindo a Embracon, que tem mais de 30 anos de história realizando sonhos de milhares de pessoas.

Pelo site da Embracon, é possível fazer uma simulação de consórcio de carros. Basta selecionar a categoria, e você terá a possibilidade de selecionar o valor da carta de crédito e a quantidade de parcelas que desejaria pagar. Esse processo pode ser feito quantas vezes você quiser. O mais importante é que você identifique o melhor valor de mensalidade, que esteja dentro de sua realidade.

A fim de evitar qualquer tipo de inadimplência, as administradoras não permitem que a mensalidade ultrapasse 30% dos rendimentos da pessoa física ou jurídica.

Ao fazer a simulação, o interessado já sabe quanto teria que pagar de mensalidade da sua cota, com o acréscimo das taxas do consórcio, que são: taxa de administração, que remunera a empresa por todos os serviços realizados; e fundo de reserva, que serve como uma garantia caso o grupo tenha uma alta quantidade de inadimplentes, para manter o fundo comum com os recursos necessários para as contemplações.

Na etapa de simulação, é preciso informar os dados pessoais, para que um especialista de consórcio entre em contato, tire todas as dúvidas e entregue o contrato de adesão, com o valor da cota e as mensalidades já definidas.

Para ser contemplado, é preciso participar das assembleias do grupo, que acontecem mensalmente. Pela Área de Clientes, é possível acompanhar a transmissão online e fazer a sua proposta de lance.

Todos podem ser contemplados por meio do sorteio: isso pode acontecer nos primeiros meses ou até mesmo nos últimos meses de pagamento da sua cota. Caso queira antecipar sua contemplação, você pode fazer uma oferta de lance na Área de Clientes - contanto que seja de, pelo menos, 10% do valor da sua carta de crédito.

Pelo lance livre, que é a modalidade mais comum, o maior valor define o vencedor do lance. Ao ser efetivado, o valor quita as últimas mensalidades do seu consórcio, sempre da última para a mais recente. Isso significa que você vai terminar de pagar por sua cota com antecedência com o lance.

Caso outro consorciado seja contemplado por meio do lance, sem problemas. É possível fazer a oferta nos meses seguintes, uma boa oportunidade para juntar um valor ainda maior e, assim, aumentar as chances de ser contemplado.

Independente da forma que for contemplado, é preciso passar pela análise de crédito, momento em que a administradora verifica todas as suas informações pessoais e analisa o seu nome ou o nome da sua empresa junto aos órgãos de proteção ao crédito. Essa etapa é importante porque, ao efetivar a contemplação, a administradora precisa garantir que o consorciado continue pagando suas mensalidades, para não deixar os demais integrantes do grupo em risco. Somente com a contribuição das parcelas de todos o fundo comum terá o montante necessário para realizar as contemplações.  

Por isso mesmo, não deixe de pagar o seu consórcio, principalmente após ser contemplado.

Com a aprovação da análise, finalmente você pode utilizar a sua carta de crédito para a compra do carro que tanto deseja. Este é o momento em que você decide qual modelo comprar. Leve o tempo que for necessário para isso, afinal, nesse período o seu dinheiro é mantido no fundo comum, gerando juros positivos para a sua carta de crédito.

Ao escolher o modelo, é preciso indiciar o proprietário ou a concessionária, para que a administradora faça a transferência do valor integral da carta de crédito. Lembre-se que você possui poder de compra à vista, então aproveite para negociar um bom valor. Quem sabe você não consegue um bom desconto…

Como investir em frotas de veículos

Agora que você já conhece como funciona o sistema de consórcio, fica mais fácil entender por que é possível investir em uma frota inteira de carros para o seu negócio.

Para isso, você pode entrar em contato com a sua administradora, para verificar as opções.

Na verdade, o sistema é bem parecido: você define o valor necessário para a compra da quantidade de veículos que deseja. Isso é dividido por meio de cotas. Com a junção de diversas cotas, você chega ao valor necessário para comprar a quantidade de veículos que deseja.

Para que seja aprovado, é preciso que o valor da mensalidade da junção de todas as cotas esteja dentro do fluxo de caixa da sua empresa. Todas essas cotas podem estar dentro de um mesmo grupo de consórcio, contanto que não represente mais que 10% de todas as cotas desse grupo.  

Caso queira um volume ainda maior de cotas, pode acontecer de a administradora fragmentá-las em dois ou mais grupos.

A vantagem de investir em uma frota de veículos é que você não precisa ter o capital suficiente para a compra de todos eles de uma só vez. É possível utilizar o recurso do lance, seja para ser contemplado com algumas unidades ou com todas as cotas no nome da sua empresa.

E, se é possível negociar com poder de compra à vista em uma unidade, com uma frota seu poder de barganha aumenta. Por isso mesmo, investir em frotas com o consórcio se torna uma opção extremamente vantajosa, principalmente para quem quer planejar essa compra. Você consegue economizar milhares de reais, o que dá mais fôlego para seu fluxo de caixa, permitindo investimento em outras áreas do seu negócio.

Portanto, decida bem quais tipos de veículo têm mais a ver com o seu empreendimento e se organize para fazer o pagamento de forma planejada. Com calma e antecedência, você não precisa se preocupar em ter que pagar um valor exorbitante de uma só vez e pode trabalhar com algum tipo de previsão para fazer as ofertas de lance.

Não tenha receio de começar o planejamento da compra do seu carro. Faça agora mesmo uma simulação de consórcio de automóveis e potencialize o seu negócio com toda a flexibilidade de um sistema que ajuda milhares de pessoas a realizarem seus sonhos.

Simulação
chat Eva