8 detalhes para prestar atenção na hora de comprar um carro

8 detalhes para prestar atenção na hora de comprar um carro

A compra de um carro é um momento de bastante empolgação. Muitas vezes temos em mente o modelo que desejamos comprar, pesquisamos o preço e temos uma vaga ideia do que é necessário para levarmos até a nossa garagem. Porém, pode acontecer de não encontrar o carro do jeito que você realmente gostaria, especialmente se comprar um modelo seminovo.

Assim como se passa bastante tempo pagando pelo seu carro, também se passa bastante tempo utilizando seu veículo: para fazer compras de casa, ir ao trabalho, viajar periodicamente ou visitar os parentes e amigos aos fins de semana.

Portanto, é importante ser criterioso na escolha, para não passar perrengue pulando de mecânica em mecânica. Confira nossas dicas valiosas para ajudar na compra de um carro.

Chame um mecânico de confiança

Na hora de avaliar a compra de um carro, alguns aspectos exigem conhecimento mais avançado. É aí que entra a importância de se ter um bom mecânico disponível na hora de selecionar o melhor modelo para você.

Um mecânico pode analisar motor, óleo e condições gerais do carro antes do comprador bater o martelo da compra. É importante dedicar um bom tempo para análise de todo o veículo, incluindo todos os mínimos detalhes. Não há problema algum em ser rigoroso nessa etapa, afinal, você passará meses ou até anos pagando por este bem.

O mecânico deve verificar o nível de ruído na cabine e na vibração do volante ao ligar o carro na primeira marcha.

Faça um test drive

Converse com o vendedor e faça um test drive no veículo antes da aquisição. Nessa etapa, você pode verificar não apenas o barulho do motor, como tem uma experiência de como será o seu dia a dia após a aquisição.

Avalie a direção, a disposição do painel e se os itens encontrados no carro atendem ao que você realmente precisa. Lembre-se que o carro precisa ser compatível com o que você precisa, portanto, se alguma coisa não te agradar, não tenha receio de fazer uma nova escolha de veículo.

Atenção aos itens de segurança

Tão importante quanto o pleno funcionamento do veículo é a sua checagem de segurança. Avalie os materiais que vêm junto ao veículo, incluindo chaves de roda, macaco e até mesmo as condições do estepe.

O nível de óleo e a periodicidade de troca também são fatores importantes a serem analisados. Assim, você tem uma previsão de quando será o momento oportuno para efetuar as novas trocas.

Estética do carro

Quando mencionamos estética, nos referimos às condições visuais do veículo. Veja se não existem batidas, arranhões ou irregularidades nos tons da pintura. Afinal, ninguém quer ir a uma funilaria assim que comprar o automóvel, não é mesmo?

Olhe para as portas, tampas e até mesmo parafusos, para ver se está tudo no lugar. Em carros seminovos, por exemplo, é comum encontrar um ou outro desgaste. Leve em consideração o ano do modelo e avalie se realmente vale a pena pagar o valor que estão pedindo pelo automóvel.

Fique de olho na quilometragem

Quando um veículo tem uma quilometragem muito alta, tende a ser desvalorizado. Afinal, um carro muito rodado provavelmente terá passado por mais ciclos de idas ao mecânico ou até mesmo ter maior necessidade de manutenção.

Claro que, dependendo do ano do veículo, certamente a quilometragem tende a ser maior. Para carros seminovos, porém, vale a pena buscar os modelos de até 60 mil quilômetros rodados. Segundo especialistas, a partir desse limite, os veículos podem começar a causar deterioração em itens elementares e, por consequência, necessitar de idas frequentes ao mecânico.

Checar autenticidade do chassi e do motor

Na etapa de negociação, converse com o vendedor e peça uma vistoria para o Detran de sua cidade para checar a autenticidade do chassi e do motor do veículo, além de equipamentos obrigatórios: pneu, extintor, espelhos retrovisores, entre outros.  

O laudo da vistoria pode ser utilizado por até 30 dias.

Pesquise o preço médio do veículo

Uma boa dica é olhar a tabela Fipe e acompanhar a média de preço em vários locais pela internet antes de considerar a efetiva compra do modelo.

Se o preço estiver muito acima da tabela, seja extremamente cauteloso em sua avaliação. Cada detalhe conta e, acredite, a sua checagem é mais importante do que você imagina nesse processo, para não sair no prejuízo.

Compre um carro com o consórcio

Na hora de comprar o seu modelo, escolha o consórcio como possibilidade de compra.

Para isso, é preciso fazer o consórcio com antecedência: começa pela simulação do bem, com o valor total que deve ser inserido como carta de crédito. Você pode ser contemplado tanto pelo sorteio como pela oferta de um lance, que é um valor a mais que você dá em uma assembleia.

Com o consórcio, você não precisa dar entrada, nem pagar juros nas mensalidades. Por conta disso, você paga um valor mais justo pelo seu modelo.  

Portanto, aproveite os benefícios de uma modalidade que já realizou o sonho de milhões de pessoas.  

Faça uma simulação de consórcio de automóveis e utilize a carta de crédito para a compra de um modelo zero km ou um seminovo.
Simulação Consórcio
chat Eva