5 formas de pagamento de um carro

5 formas de pagamento de um carro

Quem não quer ter um veículo novo na garagem? Por isso, na hora da escolha, é sempre importante conhecer as melhores formas de pagamento de um carro que estão disponíveis no mercado.

Chegar na loja sabendo as suas condições financeiras pode te ajudar a decidir qual o melhor modelo diante do orçamento que cabe no seu bolso.

As formas de pagamento vão influenciar diretamente no valor final do veículo que você está adquirindo. Por isso, conhecer os métodos é a forma mais fácil de economizar.

O que você sempre escuta por aí é que o melhor é fazer o pagamento à vista. Porém, em alguns casos, essa opção pode não ser a mais interessante, já que existem algumas vantagens quando o assunto é comprar um carro financiado em 12 vezes sem juros, por exemplo.

Se você está em busca do seu carro novo ou usado, vamos te mostrar quais são as opções mais interessantes de pagamento e como elas funcionam na prática. Para não restar dúvidas, acompanhe este post com as 5 formas mais interessantes de pagamento.

1. Compra à vista é a forma mais econômica

Para quem já tem um carro e está pensando em fazer a troca, basta escolher um modelo que se encaixe no valor que está disponível para esse fim.

Com o dinheiro em mãos, o cliente consegue ter mais poder de negociação na loja, já que alguns benefícios como IPVA pago, documentação e transferência costumam ser oferecidos pelas concessionárias e revendedoras de veículos para atrair o cliente a fechar o negócio.

O pagamento à vista é mais econômico porque o cliente não precisa pagar nenhum tipo de juros e não compromete parte do salário mensal com o pagamento de prestações.

Saiba mais: Como comprar um carro com R$ 100 por semana.

2. Consórcio é uma opção interessante em médio e longo prazo

Se você está programando a compra do primeiro carro ou a troca do seu veículo usado, uma das formas mais interessantes é a aquisição de um consórcio.

Essa forma de crédito funciona como uma poupança mensal, realizada em grupo, um compromisso de investimento.

Várias pessoas com o mesmo objetivo se reúnem para juntar o dinheiro necessário para adquirir uma carta de crédito, em um mesmo período de tempo.

Cada um dos integrantes desse grupo compra uma cota do consórcio e paga as prestações para adquirir o crédito no valor previamente definido para a aquisição do veículo.

As prestações e o prazo de pagamento são definidos de acordo com o valor final da carta de crédito.

Para administração do contrato, por parte da empresa responsável, é cobrada uma taxa fixa cujo valor será diluído nas prestações. Via de regra, essa taxa é mais baixa que o pagamento anual de juros pelo empréstimo de dinheiro ou financiamento de um veículo.

Mensalmente, o cliente paga a prestação do consórcio e esse valor fica em uma poupança que, ao final, se torna a carta de crédito do contratante. Ao longo do período, que costuma variar entre 2 e 5 anos, o cliente participa de sorteios mensais ou pode dar lances para obter a carta.

Leia também: O que você precisa saber sobre o consórcio de veículos Embracon.

Lances

Os lances funcionam como uma antecipação do pagamento das prestações do consórcio, e o cliente que fizer o maior lance no mês, leva a carta de crédito contemplada.

No caso dos sorteios realizados mensalmente, um dos clientes pode ser contemplado com o crédito. Porém, em ambos casos, o contrato tem que ser cumprido para a sua quitação.

Para quem está se preparando para adquirir um veículo nos próximos anos, essa opção é a mais interessante e menos burocrática, pois funciona como uma forma de poupança e não precisa de nenhum tipo de aprovação de crédito. Mas é preciso estar atento, já que o contrato de consórcio prevê que o cliente precisa estar com o nome limpo para retirar a carta de crédito ao ser contemplado.

Descubra: Será que um consórcio de carro vale a pena? Tire suas dúvidas!

3. Financiamento é uma das opções mais utilizadas nas compras

O financiamento é a modalidade de compra que mais atrai o cliente, pela facilidade de sair da loja com o carro dos sonhos, planejando uma prestação que cabe no bolso.

Com prazos que variam de 12 a 72 meses, o consumidor procura por taxas de juros mais atrativas, mas que costumam encarecer o preço final do veículo em cerca de 60%.

Além das taxas de juros, as lojas cobram dos clientes outros encargos que são responsáveis pelo custo efetivo total do veículo ficar mais alto. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), a Taxa de Abertura e Renovação de Cadastro (TAC), taxas bancárias e emissão de boletos são valores que precisam ser pagos e são embutidos nas prestações do financiamento.

Compare: Financiamento ou consórcio de carro? Saiba qual é a melhor opção!

4. Leasing está ganhando espaço entre as opções

Essa é a modalidade de compra que se assemelha a um aluguel do veículo, já que o carro permanece em nome da instituição financeira que cede o crédito e as parcelas são pagas mensalmente pelo cliente.

Ao final do prazo de contrato, o consumidor tem a opção de decidir se vai adquirir o veículo de fato ou se prefere devolver para a empresa.

Via de regra os juros são mais altos que no financiamento, porém o cliente está isento do IOF praticado nas negociações de crédito. É preciso estar atento ao leasing com taxas pós-fixadas, já que nesse contrato as taxas tendem a sofrer oscilações com a variação do câmbio.

5. CDC é mais uma das formas de pagamento de um carro

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é o empréstimo que o cliente realiza direto com o seu banco para fazer o pagamento do veículo para a loja. Nessa modalidade, o banco tem o veículo como garantia de pagamento do valor emprestado.

Essa é uma forma pela qual o cliente pode conseguir taxas de juros mais atrativas diante do seu perfil de relacionamento com o banco.

Para aposentados ou pessoas que recebem o salário vinculado às contas, as linhas de crédito podem ser ainda melhores.

Diante das possibilidades de compra, o cliente precisa avaliar quais são as suas condições financeiras e escolher a forma de pagamento que cabe no seu bolso. O perfil do consumidor é o que mais interfere na decisão de compra e no tempo que ele está disposto a esperar para levar o carro para sua garagem.

Gostou deste post sobre as 5 formas de pagamento de um carro? Então aproveite a sua visita em nosso blog e confira essas dicas para comprar um carro para os seus filhos!

Consórcio de Automóveis
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.