Saiba qual a importância de realizar as revisões regulares do carro

Saiba qual a importância de realizar as revisões regulares do carro

Manter a manutenção do carro sempre em dia é tão importante para o funcionamento de um veículo quanto colocar gasolina e óleo no motor. Isso porque a sua vida útil depende proporcionalmente a esse cuidado. Além de ajudar na redução dos custos de eventuais consertos, a revisão regular faz com que o carro gere menos poluentes, tenha um melhor desempenho e menos peças danificadas com o passar do tempo.

A segurança sempre foi um dos maiores motivos na hora de comprar um carro. Poder se deslocar com tranquilidade sem precisar depender do transporte público ou aplicativo, ganhou um novo peso em 2020. A pandemia fez com que as pessoas se sentissem mais inseguras em compartilhar espaços e mais gente começou a optar por adquirir o seu automóvel próprio. Por isso, já foi registrado um aumento de compra de automóveis em 2020, e a tendência é aumentar. Contas fixas e grandes responsabilidades vêm com esse momento e, para isso, trouxemos algumas dicas que vão fazer toda a diferença nessa hora.

Na hora das revisões, não esqueça que é essencial escolher um mecânico de confiança. E tendo esse profissional em vista, é sempre bom fazer as revisões com a mesma pessoa, que já conhece o funcionamento do carro e que sabe a hora certa de fazer as manutenções - preventivas ou não e também trocando peças ou não.

Quer saber então como sempre manter o seu carro como um quase novo? Confira as nossas dicas a seguir:

Segurança em primeiro lugar

O principal argumento para realizar as revisões regulares é justamente a segurança. Deixar de fazer a manutenção pode fazer com que o carro te deixe na mão nas horas mais impróprias. Por isso, principalmente se você for viajar, não deixe de checar água, óleo, e os pneus para não correr o risco de ser pego de surpresa quando o carro precisar usar o seu máximo. Além disso, pode fazer com que o veículo perca desempenho, consuma mais combustível, e mais fluidos, tornando o dia a dia mais caro.

Quando você for fazer a revisão, faça um check up dos itens essenciais que devem ser sempre conferidos:

Pneus

Além de multa grave, pneus sem manutenção podem causar sérios acidentes. Não esqueça de checar os steps de tempos em tempos. Caso eles estejam carecas, com desgaste irregular na banda de rodagem ou com bolhas, talvez seja necessário trocá-los. Junto com os pneus não se esqueça de checar o balanceamento e o alinhamento. Isso inclusive faz com que os pneus tenham uma vida útil maior. Fique atento principalmente quando você for fazer viagens, porque a falta de cuidado com balanceamento e alinhamento fica mais evidente com altas velocidades.

Óleo, fluído de freio e de transmissão

Eles devem ser trocados regularmente também. Outra dica importante é checar se a saída do escapamento não tem respingo de óleo, porque isso pode causar algum tipo de desgaste no motor.

Parte elétrica

Deve ser conferida de tempos em tempos, não apenas quando elas queimam, como: luzes de freio, luzes de ré, pisca e faróis. Além dos cabos, a bateria, as velas, os terminais para checar se não existem folgas nas conexões e corrosão nas partes metálicas.

Economia

Além disso, quem já trocou de carro sabe: é extremamente desagradável perder dinheiro na hora da revenda do carro por questões que poderiam ser evitadas. E a revisão regular faz justamente que o seu carro fique sempre como novo, aumentando sua vida útil, o que aumenta o valor dele na hora da venda.

A maior parte dos carros requer uma revisão a pelo menos a cada dez mil quilômetros ou a cada seis meses. Mas é importante ficar atento porque alguns itens devem ser trocados nesse intervalo de tempo - como o óleo do motor, que varia muito em relação a cada motor.

Melhor uso do veículo

A conta é simples. Quanto menos seu carro quebrar e menos precisar trocar peças em situações de emergência que poderiam ser evitadas, mais tempo você fica com o carro sem precisar que o carro fique por tempos consertando no mecânico.

Ir constantemente ao mecânico faz com que você gaste mais dinheiro, com questões que poderiam ter sido resolvidas previamente na revisão.

Multas

Um ponto importantíssimo que sempre deve ser considerado é que a falta de manutenção pode ocasionar multas e até apreensão do veículo. Além de multas ambientais, que podem ser justificadas por problemas no motor e no escapamento, diversos outros fatores podem gerar multas, como: pneu careca, lanternas queimadas, entre outros. Por isso, fique sempre atento e realize as revisões periódicas.  

Gostou? Está pensando em comprar um carro novo? A Embracon pode te ajudar, faça uma simulação e veja os benefícios.
Simulação Consórcio


chat Eva