Consórcio para realização de festas: saiba como funciona

Consórcio para realização de festas: saiba como funciona

Quando se fala em consórcio, muitos termos devem vir à mente de quem não conhece muito a categoria: formas de comprar um carro, investimento em uma casa, modelo de negócio para um bem de alto valor…

Isso porque, em mais de 50 anos de história, o consórcio ficou associado a um bem material como finalidade. E isso envolve muitos anos de investimento, de organização e até mesmo de ansiedade por parte de alguns integrantes. Afinal, quem não quer ser contemplado o quanto antes com a sua carta de crédito para conseguir o bem que realmente deseja?

Mas, consórcio para festas: isso realmente existe? Como será possível estruturar uma festa com um consórcio? Afinal, trata-se mais de um serviço do que a entrega de um bem ou a construção de um patrimônio.  

Por serem produtos diferentes, muitas perguntas devem surgir por conta disso, e iremos explicar neste post como é possível, sim, fazer uma festa com o modelo de consórcio.

Como funciona o consórcio para festas?

Antes de falar em consórcio, é preciso pensar em que festa você deseja realizar. Existem diversos tipos: festa de aniversário, alguma comemoração da empresa, primeiro bebê ou até mesmo a realização de um casamento.

A partir do momento que você sabe qual festa deseja realizar, fica mais fácil definir como o consórcio pode te ajudar nessa empreitada.

De qualquer forma, não é preciso saber tanto os detalhes de tudo o que vai acontecer na festa. Porém, vale a pena ter uma estimativa de valores: mais ou menos quanto é necessário para realizar a festa que quero planejar?

Ter essa estimativa inicial é importante porque, quando se trata de um consórcio, é preciso pensar no valor final que terá à disposição para a compra do bem.

A possibilidade de realizar uma festa é possível por conta do consórcio de serviços, categoria que só recentemente passou a integrar o portfólio de produtos das administradoras. As regras e o processo são os mesmos de um consórcio para a compra de carros e automóveis, por exemplo.  

O que muda, porém, são os valores de carta de crédito, que são menores, e a finalidade de seu uso para um serviço, em vez da compra de um bem.

A primeira etapa é fazer uma simulação do bem que deseja comprar - no caso, o serviço.  

Para a categoria de consórcio de serviços, você conta com uma carta de crédito que vai de R$ 15 mil a R$ 30 mil, que podem ser divididos em até 40 mensalidades. É você que escolhe o valor necessário para a realização da sua festa. Este valor é tido como base para a compra do serviço que você deseja obter.  

A seleção do valor é possível por conta do simulador, que é uma ferramenta dinâmica que permite entender o quanto o interessado terá que pagar mensalmente pelo consórcio ao selecionar a carta de crédito e a quantidade de mensalidades.

Além de fazer a divisão do valor da carta de crédito pela quantidade de mensalidades, o simulador retorna com os valores da taxa de administração, que remunera a empresa de consórcio por todos os serviços realizados, além do valor de fundo de reserva, que serve para garantir que o fundo comum terá os valores suficientes para a entrega das cartas nas assembleias.

Depois que você realiza o processo de simulação, o próximo passo é conversar com um representante de consórcio, que irá tirar todas as dúvidas de como funciona a categoria. Embora o consórcio tenha longos anos de história, é comum que muitas pessoas ainda tenham algumas dúvidas, principalmente antes de fechar o contrato. Aproveite este momento para entender seus direitos e deveres e se organizar da melhor forma possível.

Selecione um valor de mensalidade que caiba no seu bolso, dentro de um prazo que não represente um risco para a realização da festa ou evento. Por exemplo, se você deseja realizar uma festa dentro de um ano, é recomendado selecionar a menor quantidade de parcelas, para que não corra o risco de não ser contemplado até que a festa aconteça.

Todos os consorciados que pagam suas cotas em dia serão devidamente contemplados até o término de sua cota. Porém, nenhuma administradora pode dizer se isso vai acontecer no começo ou no fim do pagamento dela.  

De acordo com as regras do Banco Central do Brasil (Bacen), nenhuma administradora de consórcio pode prometer quando a contemplação vai acontecer, seja por sorteio ou por oferta de lance.

Para ajudar na etapa de definir o valor de mensalidade da sua cota, leve em consideração seus rendimentos mensais. Como via de regra, nenhuma administradora permite que o valor da parcela seja 30% maior do que os rendimentos do interessado. Essa é a única condição para que você consiga ter o seu consórcio aprovado. Portanto, não se preocupe em ter valor de entrada ou em estar com o nome sujo no momento de iniciar um consórcio. As administradoras são mais flexíveis que as demais instituições e facilitam bastante para que cada um possa dar início na realização de seu sonho.

Como posso ser contemplado com o consórcio

No caso de investir em um consórcio de serviços para festa, por exemplo, muito provavelmente você estará com outras pessoas que também investem em consórcio de serviços.

Além da realização de uma festa, com o consórcio de serviços você pode investir em educação (com cursos, faculdade, intercâmbio etc), viagens, cirurgias e reformas. Você pode decidir como utilizar a carta quando for contemplado - desde que seja selecionado um dos serviços que mencionamos.

Mensalmente, são realizadas as assembleias, em que acontecem os sorteios e as propostas de lance.

Para o sorteio, a Embracon utiliza o sistema da Loteria Federal.

Quem quiser antecipar a aquisição da carta de crédito, ou seja, tentar ser contemplado mais rapidamente, pode fazer a proposta de um lance. O lance é um valor a mais que pode ser ofertado, com o objetivo de ter acesso à carta de crédito. O valor vencedor segue para etapa de análise de crédito e, se for aprovado, quita as últimas mensalidades do consórcio. Mas,  se outro consorciado fizer uma oferta mais atrativa e for o vencedor, sem problemas: o valor não chega a ser debitado, e você pode fazer a tentativa de um lance nos meses seguintes.

Para fazer a oferta do seu lance, basta entrar na Área de Clientes e seguir as instruções para registrar a sua proposta até 24 horas antes da realização da assembleia.  

Independente da forma que você for contemplado, o próximo passo é seguir com a análise de crédito, momento em que a administradora realiza um processo mais complexo de verificação de dados, checagem das informações pessoais, consulta nos órgãos de proteção ao crédito e a situação financeira do consorciado. Ou seja, se era possível dar início a um consórcio com o nome sujo, por exemplo, no momento da contemplação é preciso estar com a situação regularizada para conseguir ter acesso à carta de crédito.  

Portanto, enquanto realiza o pagamento da sua cota, se organize para estar com as contas em dia, manter sua saúde financeira e continuar o pagamento da sua cota, para não ter nenhum tipo de problema nesta etapa.

Ao ser aprovado na análise de crédito, a administradora segue com a entrega da carta de crédito. Para fazer uso do seu valor, é preciso indicar os fornecedores responsáveis pela festa ou evento que deseja realizar.  

O valor não passa pela conta corrente do consorciado: somente após seguir todos os passos indicados pela administradora, fazer as cotações necessárias para a realização da festa e entregar as notas fiscais para a administradora, é possível finalmente desfrutar do valor para a realização da festa.

Vale lembrar que a carta de crédito tem poder de compra à vista, e isso ajuda bastante na hora de negociar com todos os envolvidos - principalmente se estiver considerando um buffet, por exemplo, ou um serviço que contemple a entrega do evento do começo ao fim. Com um valor unificado, você pode ter um bom desconto à vista.

Se o valor da carta de crédito for maior que o valor da festa, ótimo: além de pagar por todo o evento, você consegue quitar as últimas mensalidades da sua cota, concluindo o pagamento do consórcio antes da data prevista. Mas, se o valor for insuficiente, é possível utilizar a carta de crédito mesmo assim. Daí, basta negociar diretamente com o proprietário a forma de como pagar o valor restante para a realização da festa ou evento.  

Agora que você já sabe como funciona para realizar uma festa com o consórcio, vamos dar algumas dicas importantes para você se organizar da melhor forma e, assim, garantir economia e uma ótima experiência com o consórcio.

Dicas para organizar uma festa com o consórcio

Para que você consiga ter uma boa experiência de pagamento de uma festa com o consórcio, é preciso se planejar e prestar atenção em alguns detalhes importantes, como prazos, valores, fornecedores, entre outros.

Para isso, iremos ajudar com um guia de como organizar uma boa festa, sem preocupações, com o consórcio. Confira a seguir.

Decida a festa que quer fazer

Saber a festa que deseja realizar é importante, principalmente por conta dos prazos e, claro, de toda a organização envolvida. Dependendo do tamanho da festa, o planejamento com antecedência tende a ser determinante.  

Se tiver interesse em uma festa de aniversário, por exemplo, provavelmente terá que pensar em salgados, bolo, decoração, entre outros. Mas, se a ideia é contar com um buffet para a realização de tudo, fica ainda mais fácil se organizar para pagar o consórcio e, assim, só negociar o valor final na hora da contemplação.

Nessa etapa, o importante é saber o que você realmente deseja entregar com uma festa, para definir o melhor momento de contemplação.

Faça um levantamento de valores

Por mais que o valor final não seja determinante, ele ajuda a dar um direcionamento do quanto é necessário para que você consiga realizar a festa que realmente deseja.

Para fazer um levantamento de valores de uma festa, o primeiro passo é identificar o tipo de evento que deseja realizar: aniversário, casamento, congratulação, cada um tem tipos diferentes de despesas. Porém, algumas delas se aplicam a todos os exemplos, como:

  • Saber a quantidade de convidados;
  • Quais serviços serão contratados, como buffet, fotografia, entre outros;
  • Valores para alimentação: comes e bebes;
  • Valor do local em que a festa será realizada;
  • Serviços de terceiros, como garçons, assessores, mestres de cerimônia, DJ, entre outros.

Não é necessário ter o valor exato de tudo - uma estimativa já ajuda bastante, principalmente na hora de definir o valor da carta de crédito em que pretende investir com o consórcio.

Caso o valor máximo da cota seja insuficiente, é possível investir em mais de uma cota de serviços. Por exemplo: digamos que você tenha identificado que seriam necessários R$ 50 mil para a realização de um evento. Para isso, é possível adquirir duas cotas de R$ 25 mil cada. A soma das mensalidades, porém, não pode ultrapassar os 30% dos rendimentos mensais do proprietário da cota. Essa medida evita casos de inadimplência, que podem prejudicar os demais integrantes do grupo.

Decida se vai fechar com um ou mais fornecedores

Algumas pessoas preferem escolher os próprios fornecedores que ficarão responsáveis pela execução de cada tipo de serviço.  

Embora isso dê um trabalhão, ajuda bastante a economizar na hora de organizar o evento como um todo.  

Portanto, faça cotações com diferentes tipos de profissionais, mas não deixe de considerar buffets e organizações que cuidam da festa do começo ao fim. A vantagem é que você concentra tudo em um único fornecedor, que fica responsável por tudo o que acontece com a festa. Isso diminui o rol de preocupações e ajuda a centralizar todos os gastos em uma única fonte.

Aproveite para pesquisar bastante as opções: consulte referências, converse com pessoas que já realizaram eventos e tenham algumas dicas para compartilhar… Quanto mais recomendações você tiver à disposição, melhor.

Organize os detalhes da festa enquanto paga o consórcio

A partir do momento que você assina contrato com um consórcio, aproveite para ir fechando todos os detalhes necessários para a realização da sua festa.  

Você pode começar com os convites para as pessoas, detalhes de decoração com o local ou profissional responsável pelo serviço.

Muitas pessoas deixam para decidir a data de realização da festa após iniciar o pagamento do consórcio. Isso dá um bom tempo para que possam estruturar o evento do início ao fim de forma planejada, sem a pressão de ter que gastar mais após receber a carta de crédito.

Caso identifique alguns gastos que serão adicionais ao valor da carta de crédito, aproveite para ir quitando com antecedência, para não deixar tudo em cima da hora.

Estipule uma data limite para ter acesso à carta de crédito

Toda festa precisa acontecer em uma determinada data, certo?

Tenha isso em mente antes de fechar o consórcio. Se você quer fazer uma festa em seis meses, por exemplo, precisa ter o valor à disposição para o pagamento o quanto antes.

A melhor forma de se aproximar a uma previsão de entrega de carta de crédito é se organizar para o lance. Para isso, junte um bom valor para ofertar nas assembleias. É preciso ter pelo menos 10% do total da carta de crédito para que seu valor seja elegível.

Nos primeiros meses do grupo, é comum que um grande volume de consorciados tentem suas ofertas, com o objetivo de ser contemplado mais rapidamente. Com isso, fica mais competitivo fazer uma oferta, aumentando a tendência de valores mais elevados.

Portanto, observe os valores que são ofertados, para que possa juntar um valor competitivo nos meses posteriores. Você pode tentar o lance quantas vezes for necessário, até que seja contemplado. A cada tentativa, porém, você pode ir aumentando o valor, para que tenha mais chances de ser contemplado.

Uma boa dica em relação à data é: faça o consórcio assim que idealizar a festa que deseja fazer. Com isso, você garante mais tempo para as mensalidades, pode investir em um valor maior e não depender tanto da oferta de lance.

Aproveite para fazer uma boa negociação

Ao ser contemplado com a carta de crédito, você tem a possibilidade de usar o dinheiro como se estivesse com o valor à vista.

Aproveite essa condição para fazer uma boa negociação com todos os fornecedores envolvidos. No caso de um buffet, por exemplo, isso pode dar um bom desconto no valor final - algo em torno de 10% ou até mais.

Você pode iniciar as negociações antes mesmo de ser contemplado com a carta de crédito. Converse com diferentes fornecedores e empresas, para entender o alcance de valores e identificar o que fica melhor para você. Com planejamento e paciência, você conseguirá organizar a festa dos seus sonhos, sem ter que gastar um valor exorbitante para isso.

Por que vale a pena fazer uma festa com o consórcio

O consórcio é a melhor forma de investir em uma festa porque permite planejar, do começo ao fim, toda a sua execução - sem necessariamente ter que gastar um alto valor para isso.

Você não precisa ter um valor de entrada ou ter que ‘pegar emprestado’ com alguma instituição financeira para conseguir fazer o evento que realmente deseja. Com condições facilitadas, você define o valor que precisa para a festa, determina o valor das mensalidades e pode, enquanto isso, pode organizar todos os detalhes do que precisa ser feito no dia da festa.

Caso conte com apenas um fornecedor para a execução do serviço, ótimo! Basta indicar à administradora a empresa, para que ela faça a transferência do valor integral do valor que precisa ser pago. Se precisar do serviço de mais profissionais, é preciso emitir notas fiscais e levar para a administradora, para que possa ter acesso à carta de crédito.

Quando se conta com um consórcio, fica mais fácil planejar todos os passos até que a festa seja realizada. Você já define o valor necessário para todos os gastos e tem a possibilidade de fechar negócios ainda melhores no meio do caminho, para que possa usar a carta de crédito com inteligência e praticidade.

E aí, está esperando o quê para organizar a próxima festa ou evento com o consórcio? Festas infantis, bar mitzvá, festa de debutante ou até mesmo o seu casamento: tudo é possível com o consórcio para festas.  

Faça agora uma simulação de consórcio de serviços e aproveite as vantagens de uma modalidade que ajuda milhões de pessoas a realizarem seus sonhos.

Simulação
chat Eva