Festa de casamento grande ou pequena? Como escolher?

Festa de casamento grande ou pequena? Como escolher?

O tamanho da festa de casamento é uma das muitas decisões que os noivos precisam tomar antes de subirem ao altar. Pode parecer fácil, mas essa escolha envolve diversos aspectos e é fundamental para que a experiência seja incrível para todos.

Afinal, o casamento não é uma ocasião qualquer e tem um significado muito especial para o casal, a família e os amigos. Quer saber como definir o tamanho ideal da festa do seu casamento? Veja quais pontos analisar!

Conheça o Consórcio de Casamento da Embracon.

Considere o desejo dos noivos

Hoje em dia, muitas pessoas sonham com uma grande recepção e outras preferem uma festa mais intimista. O casamento, e tudo o que envolve a cerimônia, precisa fazer um sentindo especial para quem vai casar, certo? Com a festa não é diferente.

Esse é um momento único e tudo precisa ser muito bem pensado para que o casal não se arrependa depois. Afinal, o dinheiro gasto pode ser usado para fazer uma viagem na lua de mel ou investir na compra de um imóvel ou carro. Sendo assim, é necessário ter uma conversa franca para entender qual é o verdadeiro desejo de vocês.

Descubra: Como escolher o vestido de noiva adequado para você?

Pense no tamanho das famílias

A lista de convidados é um bom indício de qual deve ser o tamanho da festa de casamento. Se as famílias são numerosas e o casal faz questão de convidar todo mundo, é preciso considerar que todas essas pessoas precisam ser acomodadas no espaço escolhido.

Por outro lado, se as famílias forem pequenas e o casal decidir não chamar muitos amigos, talvez um local menor seja o suficiente. O número de convidados também tem tudo a ver com o próximo tópico.

Entenda como funciona um consórcio para festas!

Avalie o orçamento disponível

Como você já deve ter notado, a maioria das coisas que envolve a organização do casamento gera um gasto considerável. Para que isso não se torne um problema, é preciso fazer um planejamento financeiro. Organizar as finanças é extremamente importante, e esse trabalho deve começar o quanto antes.

O ideal é analisar quanto dinheiro está disponível para a realização da comemoração. Em seguida, avalie o que é possível fazer com essa quantia. Vale a pena pesquisar locais e fazer orçamentos com fornecedores para ter uma estimativa de quanto será gasto.

Saiba mais sobre: Como fazer um planejamento financeiro para o casamento.

Analise o tempo e a energia

Quanto maior é a festa, mais detalhes precisam ser organizados. Mesmo contratando empresas para decorar, servir e preparar tudo, é importante se envolver com os preparativos.

Para evitar estresses em um momento tão especial, é fundamental avaliar o nível de esforço e energia que você e o seu par estão dispostos a gastar. O tempo também é um fator importante. Afinal, uma grande recepção precisa de mais antecedência para ser organizada, já que envolve várias etapas.

Por outro lado, se o casal optar por comemorar de um jeito mais intimista, um mini wedding pode ser uma alternativa perfeita — nesse formato de evento, participam apenas familiares e pessoas mais próximas.

Faça uma simulação de Consórcio de Casamento.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que essas dicas ajudem você a realizar a sua festa de casamento da melhor forma possível.

E você, conhece alguém que também está precisando de ajuda? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.
chat Eva