10 passos fundamentais para a organização de uma festa de casamento

10 passos fundamentais para a organização de uma festa de casamento

Na hora de pensar em um casamento dos sonhos, provavelmente os noivos não tenham ideia de quanto trabalho uma festa desse porte dá. Além de ser um momento muito importante para ambos, um evento desse traz uma responsabilidade enorme. São centenas de pessoas envolvidas e muitos de detalhes que não podem ser esquecidos ou deixados de lado.

É fato: organizar um casamento não é fácil. São tantos detalhes que pode parecer impossível. Mas para facilitar sua vida, enumeramos os 10 passos fundamentais para planejar uma festa de casamento. Confira aqui:

   1. Decida a data

A data vai definir o clima da festa. Se vocês preferem uma festa no calor ou no frio, se os tons serão mais invernais ou solares. Os preços aliás podem variar muito de uma estação para outra.

Outra dica em relação à data é que, se você pretende uma data específica, agende-a com muita antecedência. O calendário de casamentos costuma sempre estar cheio em datas como dia dos namorados.

   2. Defina quanto você quer gastar com a festa

Pense detalhadamente em quanto você pretende desembolsar com cada item. Alguns noivos priorizam uma banda no casamento, outros preferem bebidas de altíssima qualidade. Coloque na balança o que vocês acham mais importante e o que pode ser cortado. A internet ajuda bastante nessa hora. Você pode fazer algumas buscas de preço e usar como base, inclusive na hora de negociar.

   3. Escolha o local

Essa pode ser uma tarefa bem difícil também. O local é o que vai dar tom à festa. A escolha do espaço faz toda diferença na hora de escolher a decoração. Se for em um salão, na praia ou em um sítio, o ideal é que a decoração traga traços desse perfil e do perfil dos noivos.

A escolha do lugar também fará diferença para pensar nos fornecedores. Normalmente o espaço já conta com uma cartela de fornecedores, o que pode te ajudar muito na hora de fechar negócio.

   4. Faça uma lista de convidados

Antes de pensar em quanto você pretende gastar no casamento, é essencial pensar na quantidade de pessoas que a festa terá. Isso pode ajudar a definir inclusive o local, se você quer fazer uma festa menor, pode pensar em um espaço que comporte a celebração.

A lista de convidado impacta muito também em quanto você vai gastar. É um dos momentos para escolher quem você realmente quer que celebre essa data ao lado dos noivos.

   5. Pense em contratar uma assessoria de casamento

Os assessores e cerimonialistas são essenciais para o sucesso e para deixar o casal menos estressado. Eles são o braço direito dos noivos e ajudam muito na hora de contratar os fornecedores, pois eles costumam ter uma agenda enorme de profissionais.

O assessor de casamento pode te ajudar desde a hora do noivado até todos os detalhes. Já o cerimonialista ajuda no dia do casamento, com as entradas, danças etc. Os dois tipos de profissionais podem te ajudar muito a organizar as coisas.

   6. Vá à reuniões com os fornecedores

Essa é a hora de encontrar os profissionais que você admira e confia. São muitos detalhes e é super importante ir às reuniões e tirar todas as suas dúvidas. Não se preocupe, pois esses profissionais estão acostumados e responder tudo e mostrar exemplos de trabalhos anteriores. Se você fizer o processo todo sem assessor, certifique-se que você pesquisou bastante, não só o preço mas a qualidade do serviço que será entregue.

Entre as coisas a serem escolhidas estão: buffet, decoração, flores, buquê, carro, bolo, trajes, mesas e cadeiras, celebrante e bebidas.

   7. Banda ou dj

Pode não parecer inicialmente uma prioridade, mas a música pode fazer da sua festa um sucesso e tem muitos profissionais especializados nisso. Essa parte também dá bastante trabalho porque se você quiser escolher uma banda, por exemplo, o ideal é que você assista um ensaio ou vídeos.

Alguns noivos e noivas ligam muito para isso e nessa hora é muito importante trazer à banda e ao dj o clima e estilo dos noivos.

   8. Os trajes

Agora que vocês já decidiram a maioria das coisas, e principalmente já pensaram se a festa acontecerá no calor ou no frio, é a hora de pensar nos trajes.

A compra ou aluguel do vestido de noiva é um momento muito emocionante. Nessa hora você precisa pesquisar muito e estar ciente que algumas lojas demoram meses para finalizar o vestido, então comece a pesquisar com antecedência.

O terno pode variar bastante também de acordo com o estilo do noivo, mas os preços variam muito de acordo com a época do ano.

   9. Faça um site

O site ajuda a organizar muito a vida dos convidados. Existem muitas empresas especializadas em sites de casamento, que inclusive ajudam com o RSVP, endereço, e dicas para o dia da festa.

O site também tem a funcionalidade de fazer a lista de presença, alguns deles já permitem que as compras sejam feitas lá mesmo e outros direcionam para listas de presentes. Nessa hora, é importante vocês pensarem o que mais é importante para vocês no momento em que estão. Alguns noivos escolhem presentes tradicionais e já outros preferem um incentivo na lua de mel.

Pensar na lua de mel é um grande prazer! Então aproveite esse momento. Essa é a hora de relaxar pós casamento e descansar. Pesquise roteiros que combinam com os noivos e não deixe para pensar nisso na última hora.

   10. Comece um consórcio

Planejar o casamento com tempo permite que você possa se planejar financeiramente. E uma excelente opção é contratar um consórcio para que, quando você for contemplado poder pagar os fornecedores à vista - o que pode inclusive gerar desconto.

Consórcio Casamento
Ficou interessado? Faça uma simulação conosco e se prepare para o casamento dos seus sonhos.

chat Eva