Saiba quais são os primeiros passos para planejar um casamento

Saiba quais são os primeiros passos para planejar um casamento

Não é novidade que planejar um casamento exige bastante foco e atenção a vários detalhes. Para o momento ser inesquecível para o casal e os convidados, é fundamental pensar em todos os aspectos que envolvem a cerimônia e a festa.

Organizar um casamento perfeito é o sonho de qualquer noiva ou noivo. Para realizá-lo, é importante conversar com pessoas da família que já passaram por essa experiência e com profissionais do mercado de eventos.

Se você está em busca de informações relevantes para que sua cerimônia e festa sejam impecáveis, vale a pena ler, com carinho, as dicas que reunimos neste post. Confira!

Defina a data para planejar um casamento

O primeiro passo para planejar as atividades é definir o dia e a hora do casório. Os profissionais a serem envolvidos no evento (cabeleireiros, cerimonialistas, músicos etc.) precisam reservar a data para fechar o contrato.

Essa medida também é fundamental para os convidados terem condições de prestigiarem o momento mais importante na vida do casal. Dependendo da situação, amigos e parentes deverão reservar diárias em um hotel. Se não forem informados com antecedência, poderão não encontrar vagas de hospedagem.

Além disso, com um bom planejamento, fica muito mais fácil para os noivos escolherem um bom local para a festa, onde os convidados serão bem atendidos e ficarão à vontade.

Estabeleça o orçamento

Como mencionamos, é recomendável definir a data do casamento com antecedência. Por outro lado, também é importante ter controle dos gastos para o evento não comprometer as finanças do casal no futuro.

Além de definir a quantidade de convidados, pense em todos os itens que serão contratados para o evento (aluguel de roupas, buffet, cerimonial etc.). Depois disso, faça várias cotações e veja os que oferecem um valor adequado para o seu orçamento.

Logicamente, você deve priorizar os serviços que unem qualidade a um preço justo. O casamento é uma ocasião muito especial. Por isso, evite ser vítima de um antigo ditado popular: o barato pode sair caro.

Tenha cuidado com o número de convidados

É natural que os noivos queiram reencontrar amigos e parentes em um momento tão especial. No entanto, é necessário ter cautela para que o desejo de rever pessoas queridas não se transforme em uma situação complicada.

Por isso, estabeleça o número de convidados para avaliar os locais mais adequados para a cerimônia e a festa. Com certeza, ninguém fica satisfeito em um local onde não há a infraestrutura perfeita para o evento.

Já pensou ouvir dos convidados reclamações sobre a falta de lugares para sentar e as condições do banheiro? Sem dúvida, essas situações não podem estar no roteiro do seu casamento.

Pense na contratação de serviços específicos

Ao fixar uma data, o orçamento e o número de convidados, fica bem mais fácil contratar os serviços necessários para o casamento ser inesquecível. É indispensável escolher profissionais experientes e que sejam reconhecidos pelo mercado.

Ao contar com bons fotógrafos e cinegrafistas, os noivos já têm a garantia de que terão os momentos mais importantes da cerimônia e da festa registrados de forma impecável. Também é relevante ter cuidado ao contratar o cerimonial, pois o local deve ser confortável e de fácil acesso para os convidados.

Outra dica é pensar nos serviços de buffet. Afinal, quem for prestigiar a sua festa de casamento merece opções de comida e de bebida de boa qualidade.

Leia também:

‍Escolha o estilo da festa

Dependendo do casal, a festa pode ser mais informal, em uma praia ou fazenda. Normalmente, o evento é realizado em um salão no estilo mais tradicional. Informar isso para os convidados é imprescindível, para que eles saibam qual traje é mais adequado para a ocasião.

Imagine uma pessoa de terno em uma praia ou alguém de short e camisa regata em um cerimonial! Pode até ser engraçado pensar nessas situações, mas os noivos querem que tudo seja perfeito e inesquecível e que todos os convidados se sintam confortáveis.

Agora, você já conhece os primeiros passos para planejar um casamento.

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.