Motivos para investir em uma van

Motivos para investir em uma van

Comprar uma van garante ao proprietário uma série de possibilidades para gerar renda (seja extra ou principal), ou até mesmo começar um pequeno negócio, além de aumentar seu patrimônio ou de sua empresa.

Fora isso, existem outros motivos variados para fazer a aquisição desse bem com o propósito de retorno sobre o investimento, bem como existe uma forma que facilita ao comprador fazer a aquisição.

Sendo assim, preparamos esse artigo com alguns motivos para investir em uma van e como programar-se para realizar a compra de uma!

Oportunidades de trabalho

Veja algumas sugestões de oportunidades para ganhar dinheiro com a van nova:

Escolar

Alunos de praticamente todas as idades, nos ensinos fundamental e médio, e tanto em escolas públicas quanto em privadas, fazem uso do transporte privado em vans para irem e voltarem das aulas, por terem mais segurança, são as chamadas vans escolares.

Principalmente nas grandes cidades, ou até nas pequenas que ficam próximas de metrópoles e capitais, o trânsito geralmente conturbado torna impeditiva a prática de os pais levarem os filhos à escola e depois irem ao trabalho, assim como de chegarem nos colégios dos filhos depois do expediente a tempo de buscá-los sem que fiquem presos no tráfego de algum modo.

A violência urbana é algo que infelizmente acontece e é uma ameaça constante no transporte público de muitos lugares, meio de locomoção onde é muito comum ser ineficiente e inseguro. Por esse motivo, mesmo os pais que não moram muito distante de escolas, optam por colocarem seus filhos em vans, com lotações respeitadas pelos profissionais e que só transportam as crianças e adolescentes que têm como objetivo estudar.

Transporte universitário

É totalmente normal que um estudante universitário faça seu curso em uma cidade diferente daquela onde mora. Ele pode até morar na cidade, mas a distância é muito longa.

E é por isso que muitas vezes não é possível ir estudar de transporte público, uma vez que os estudantes universitários além de frequentarem a faculdade, também são estagiários

Viagens fretadas

Mesmo o fretamento de viagens sendo mais caro do que o transporte por ônibus, é totalmente possível comprar uma van e ter vários clientes de fretamento. Isso acontece por alguns motivos que atraem a preferência dos passageiros:

  • nas vans todos os passageiros possuem cinto de segurança, o que às vezes falta até em ônibus de viagens longas;
  • uma van sai do ponto de partida escolhido pelo grupo em viagem e vai diretamente ao destino, fazendo paradas apenas solicitadas pelos passageiros;
  • se houver lotação total do veículo, a divisão do montante entre os viajantes gera valor pequeno para cada um;
  • a van garante um ambiente mais íntimo, deixando o grupo que viaja sem pessoas desconhecidas;
  • dependendo da distância, a viagem de van pode acabar sendo mais econômica se comparar em utilizar um veículo particular.

Aluguel para viagens

O aluguel de veículos é algo que está crescendo cada vez mais, além de ser muito procurado no Brasil.

Geralmente, as maiores procuras são de carros de passeio e populares, mas existem pessoas e empresas que necessitam locar veículos com espaço para levar mais pessoas.

Vejamos: uma empresa que deseja transportar funcionários para um congresso ou algo do tipo. Quanto à direção, pode ficar nas mãos de um motorista de confiança dos passageiros ou por conta de um profissional capacitado e habilitado para isso.

Se houver rotatividade constante, sem que o negócio seja gasto com combustível e motorista — despesas que ficam a cargo do locatário — a atividade pode ser bastante lucrativa.

Foodtruck

A gastronomia em estabelecimentos móveis chegou há pouco tempo no Brasil e conquistou o mercado. Alguns empreendedores da área, após trabalharem com foodtrucks, conseguiram crescer e inaugurar outros pontos, inclusive lojas fixas próprias.

Obviamente, para montar um foodtruck não é só comprar uma van. Vai ser preciso investir no veículo pela necessidade de preparação para as atividades gastronômicas. Entretanto, com a escolha correta de cardápio, bebidas, ponto de parada e demais critérios será possível ter retorno sobre o investimento e seguir lucrando.

Se essa for a finalidade da compra, o proprietário ainda deve estar atento a aspectos como: escolha de fornecedores e outras questões de gestão empresarial da área. Mas isso não precisa ser um impeditivo para o exercício da atividade, já que o pequeno negócio arca com menos burocracia e custos, em comparação com empresas maiores e restaurantes.

Transfer

Fazer transfer trata-se basicamente de levar viajantes que chegam à cidade pelo aeroporto até os seus destinos, que podem ser os hotéis ou centros de convenções. Opcionalmente, o cliente pode ainda utilizar o transfer na volta de seu hotel ao aeroporto, deixando de lado a preocupação com solicitação de táxi ou outro transporte.

Pelo fato de as viagens de transfer serem mais ágeis, muito mais do que excursões ou transporte de estudantes, a maioria delas podem ser realizadas diariamente. Inclusive, por ser uma alternativa ao táxi e poder atender grandes empresas, o ticket médio do transfer pode ser alto — além de existir a possibilidade de firmar contratos de longo prazo com negócios cujo os colaboradores viajam muito.

Como adquirir uma van por meio de consórcio

Quando começamos a falar sobre investimento, o mais recomendado é sempre gastar o mínimo possível para ter o retorno e o lucro mais rapidamente.

E o consórcio pode ser uma boa opção, pois exige menos financeiramente do comprador, tanto no total quanto mensalmente. Você não conquista o bem de imediato, como em um financiamento, por exemplo. Por outro lado, fica livre de pagar os altos índices de juros de outras modalidades de compra.

No momento que você é contemplado (via sorteio ou lance), você não recebe o dinheiro, você vai receber a  carta de crédito, que dá poder de compra à vista do bem. A carta de crédito é sempre vinculada a um bem, neste caso um automóvel. Mas você não precisa definir qual veículo você deseja logo de início, ou seja, você pode pesquisar as melhores ofertas de vans e definir só na hora da compra.

Possibilidade de trabalhar aos fins de semana

Atuando no operacional, com colaboradores ou mesmo locando o veículo, é possível monetizar o bem todos os dias da semana, gerando mais faturamento.

Por exemplo, de segunda a sexta-feira é possível fazer transporte escolar e universitário. Mas, no sábado e no domingo, é possível gerar renda extra através de viagens fretadas, quando sobe a demanda por esse tipo de serviço.

Quem transporta estudantes diariamente, atuando ou não nos fins de semana, não tem a necessidade de ficar sem a renda extra ou principal nas férias escolares e de faculdades. Como nesses períodos muitas pessoas fazem viagens e excursões, o empreendedor tende a manter a demanda.

Na hipótese de a van ser a renda extra do proprietário e ele não contar com um empregado, o trabalho no fim de semana pode ser o começo de um negócio próspero e que futuramente funcione em tempo integral.

Outra possibilidade que é facilitada é a renovação de frota. Enquanto um bem está em utilização, o proprietário pode manter um ou mais consórcios para que a longo prazo ele aumente a sua frota.

Além de possibilitar a manutenção de uma frota sempre renovada e seu aumento, o consórcio ainda favorece o empreendedor que cresce com uma boa gestão financeira e fluxo de caixa positivo por ser uma opção de compra menos pesada que financiamento ou leasing.

Custo baixo de manutenção e consumo

O custo de manutenção de uma van nova ou seminova em bom estado é baixo pela resistência que tais automóveis têm. Em outras palavras, com menor necessidade de fazer manutenção, além de trocar óleo, revisar freios e demais cuidados de rotina, o custo se torna pequeno.

Quanto ao consumo, uma van roda entre 10 e 12 quilômetros por litro de combustível, equivalente ao consumo de rodagem de um carro econômico de motor 1.0 com gasolina, ainda que as vans sejam mais potentes que esses modelos. Adicionado a isso, temos o fato de que o combustível de uma van é o diesel, cujo valor é aproximadamente 20% menor que o da gasolina.

Entrada facilitada nos mercados de atuação

Cumprindo com as exigências legais relacionadas a empresas e pessoas, todo empreendedor deve entrar no mercado livremente.

Por exemplo, para ter um foodtruck é preciso escolher um bom ponto para estacioná-lo, com tráfego intenso de pessoas. Até porque, esse é um modelo de atendimento gastronômico que rende até mesmo clientes fiéis quando apresenta qualidade.

Já para os interessados em transportar pessoas as demandas que se apresentam são referentes à gestão da empresa e das finanças, marketing e outros aspectos que tangem a todo negócio. Além do mais, apesar de haver agências oficiais que regulamentam as atividades, não existem restrições ou imposições relacionadas a precificação, região de atuação e gerenciamento de outros quesitos e áreas da empresa.

Vans são mais seguras

O Brasil infelizmente é marcado pela violência urbana, dentro da qual está o roubo de carros, largamente praticado nas cidades de todo o país. Contudo, as vans não estão entre os principais alvos de ladrões. 

Entre os motivos podem estar o menor mercado para as peças roubadas e a ineficiência de tais modelos para roubos rápidos e fugas. Em outras palavras, as chances são muito menores de que uma van seja roubada ou de que seus passageiros sejam assaltados em comparação com as chances de ter um carro de passeio roubado ou furtado.

Fica claro que entre tantos casos, alguns estão sim relacionados às vans, mas o número de crimes que vitimam seus usuários é apenas uma fração do volume de casos envolvendo carros particulares.

IPVA e seguro podem ter valores acessíveis

O IPVA é cobrado com percentual aplicado sobre o valor do bem, de acordo com o estado de seu emplacamento. Por esse motivo, o valor varia muito dentro do país.

Dependendo do estado e do valor da van, o valor do seguro pode acabar não superando muito o que se pagaria de imposto pela propriedade de um carro convencional, que pode custar quase o mesmo que uma van, mesmo não sendo de alto padrão.

Em um cenário mais favorável, em algumas cidades e estados onde os preços de seguro são inferiores, a demanda de passageiros também é alta. Dessa forma, a despesa é mais facilmente paga e o retorno vem com mais rapidez.

Independente de onde for a localidade, sempre será preciso pesquisar e negociar o valor do seguro para encontrar a opção que mais atende às necessidades do proprietário e se encaixa nas finanças, o que infelizmente não pode ser realizado com o IPVA.

Como escolher a melhor van

De forma geral, a melhor van é aquela que dá menos despesas, que atende às necessidades de motorista e passageiros e que está adequada à área de atuação escolhida pelo comprador.

Pesquisar opiniões

Com a internet, hoje em dia é muito fácil encontrar feedbacks de proprietários de todos os modelos de veículos das mais diversas categorias.

Essa é uma das melhores formas de saber se o modelo desejado é um bom automóvel nos mais diversos quesitos técnicos, de conforto e para o dia a dia profissional. Além de que, alguns proprietários ainda dão dicas de cuidados muito específicos e que apenas donos dos modelos percebem após algum tempo, o que ajuda na tomada de decisão e na manutenção preventiva do bem.

Verificar a ficha técnica

As fichas técnicas dos veículos exibem todos os dados sobre eles em relação à opcionais, itens de segurança, sistemas diversos e consumo.

Elas podem ser encontradas em sites de feedbacks ou nas páginas das montadoras. E nada melhor do que ler a opinião de alguém que usou um bem por anos para ter uma base sobre seu funcionamento, conforto, satisfação de passageiros e outros quesitos.

Avaliar as necessidades para o trabalho

Para atuar com foodtruck não tem segredo, o menor modelo pode ser escolhido, isso porque, poucas pessoas utilizarão o espaço que quando otimizado para o trabalho, não precisa ser muito amplo.

Em contrapartida, para o transporte escolar é preciso muito espaço, enquanto que para transfers uma van de tamanho intermediário pode ser o suficiente.

Tal avaliação é necessária para que se faça somente o investimento que é preciso. Por exemplo, seria desperdício adquirir o maior modelo, naturalmente mais caro, para um foodtruck, da mesma maneira que a compra de um modelo pequeno para o transporte escolar ou universitário significaria perda de clientes potenciais.

Planejar as finanças

Por mais que o consórcio facilite a compra, o planejamento ainda é primordial.

As parcelas precisam ser pagas sem que o comprador coloque em risco o pagamento de outras contas e sua reserva financeira, o que é necessário se a antecipação da contemplação for desejada.

Caso as possibilidades sejam restritas, o mais recomendado é escolher primeiramente um modelo mais em conta para depois, com a geração de receita e o retorno do investimento, adquirir outro veículo ou trocá-lo por um modelo mais robusto.

Deixar o gosto pessoal de lado

No momento da escolha, o comprador pode optar por um interior com multimídia, um modelo que ache mais bonito e outros adicionais que não necessariamente melhoram a qualidade do serviço prestado ou são essenciais a ele.

Para finalizar, colocar em primeiro lugar os gostos pessoais tende a encarecer muito a compra e torná-la não viável ao planejamento financeiro do investimento.

Sendo assim, o objetivo tem de ser em um modelo que caiba no bolso e ao mesmo tempo não deixe a desejar, principalmente para os clientes, quando estiver exercendo a função. Em contrapartida, também não se pode abrir mão de opcionais ou recursos importantes para gastar menos, como comprar um modelo ultrapassado e desconfortável.

Como escolher um consórcio para comprar uma van

Em primeiro lugar, o comprador precisa verificar quais bens são oferecidos analisando todas as opções. Com isso, fica mais fácil conseguir identificar se o modelo de preferência é oferecido ou, pelo menos, se a carta de crédito, de acordo com o bem vinculado ao consórcio, possibilita que a aplicação adquira o modelo desejado.

Depois, é necessário verificar quais são os planos disponíveis e as formas de contemplação para fazer sua organização financeira referente aos pagamentos.

De forma geral, em relação ao produto e à administradora, outros cuidados necessários são relativos a:

  • pesquisa de referências da empresa;
  • verificação dos meios de atendimento e da eficiência deles;
  • pesquisa das credenciais do negócio, como registro na Receita Federal e cadastro de empresa autorizada a administrar consórcios no Banco Central.

Outro fator a ser levado em consideração, e que merece atenção especial, especialmente no momento de efetivar a compra, é o contrato do consórcio. Nenhuma das exigências da operação pode ficar de fora do instrumento que formaliza sua efetivação.

Todas as possibilidades, como da utilização do crédito e de contemplação, precisam estar claras no contrato. Ou seja, o comprador precisa garantir que todos os seus direitos e as obrigações da administradora estejam formalizados, assim como as suas obrigações de forma que possam ser cumpridas, sem valores indevidos ou algum tipo de excesso.

Em comum com veículos pessoais e de passeio existe o fato de uma van ser um bem que vai aumentar o patrimônio. Entretanto, ela possibilita a geração constante de renda ao proprietário e a criação de um negócio lucrativo.

De forma geral, há muitas questões na hora de comprar uma van. Mas quando nos referimos aos relacionados ao mercado de trabalho, é fundamental que a devida atenção seja dada à atividade específica pretendida.

Digamos que, quem não tem intimidade alguma com gastronomia e nem um sócio que entenda da área não deve aventurar-se em um foodtruck. Contudo, sendo escolhida uma atividade na qual o comprador consiga atuar, a tendência é que o retorno sobre investimento ocorra tranquilamente.

Independente da atividade realizada, o consórcio se mostra uma excelente opção de investimento. Além de ser mais barato, no geral, do que a adesão por financiamento ou efetivação por leasing, impõe parcelas menores ao comprador e muito menos burocracia para a realização da compra.

Faça sua simulação conosco e tire todas as suas dúvidas!
Simulação Consórcio Automóveis