Como manter as finanças saudáveis para uma aposentadoria tranquila

Como manter as finanças saudáveis para uma aposentadoria tranquila

Cada dia fica mais claro a importância de pensarmos no futuro. 2020 inclusive fez com que muitos de nossos medos se tornassem realidade. Só esse ano até outubro, um triste recorde foi batido e atingimos mais de 13 milhões de pessoas sem emprego no Brasil.

Com tantas incertezas por todos os lados, fica evidente a importância de poupar para ter um futuro melhor, e avaliar assim as suas escolhas a longo prazo. Segundo o Relatório Global do Sistema Previdenciário 2020, da seguradora Allianz, que avaliou a estrutura previdenciária de 70 países, cerca de 90% das pessoas com mais de 25 anos não poupam dinheiro pensando na aposentadoria.

Para esse momento tão delicado, e para ajudar a pensar em um futuro sem muito sufoco, reunimos algumas dicas muito importantes para garantir uma aposentadoria mais tranquila. Essas dicas vão desde economizar no presente, pensar em investimentos, até a como se planejar com antecedência para essa fase tão esperada da nossa vida: a aposentadoria. Confira a seguir nossas dicas:

Economias

Se você gastar o mesmo ou mais do que você ganha, vai ficar bem difícil. Então o ideal é ser específico e determinar uma quantidade fixa todo mês para esse ideal. Especialistas falam que o ideal é você economizar 20% dos seus ganhos para investir em objetivos futuros. Então, faça as contas e descubra quanto você consegue abrir mão todos os meses até alcançar uma meta que te deixe confortável.

Faça uma planilha com seus gastos mensais e descubra o quanto normalmente sobra no final do mês. Se você tem um valor fixo para economizar por mês, uma ótima sugestão é já descontar aquele dinheiro e fingir que ele não existe, até você atingir sua meta.

Investimentos

Estar aposentado não significa parar de ter renda. Com certeza, uma das maiores dicas é formar o seu próprio tipo de investimento que renda no futuro. Ou seja, bens que possam gerar lucros no futuro.

O caminho pode ser desde a previdência, ou caso você seja um profissional autônomo, a previdência privada, além de outras formas de acumular recursos que gerem lucro mais para frente.

Uma das maneiras mais garantidas é com a venda e aluguel de imóveis. Para isso, você pode, por exemplo, comprar imóveis com ajuda de consórcio e ir aumentando o seu patrimônio ao longo do tempo. Não esqueça que cada investidor tem um perfil, e é muito importante você entender qual é o seu.

Os investimentos e movimentações mensais também são uma ótima forma de você manter a sua cabeça funcionando e continuar gerando lucros.

A sua realidade

Quanto você gasta por mês para ter o padrão de vida que tem agora? Para você ter uma estimativa de quanto precisa poupar para ter um futuro sadio e confortável, é importante entender qual estilo de vida você leva e qual você pretende continuar levando. Isso vai determinar seu grau de investimento.

Nesse momento é importante também lembrar que gastos com seguros, remédios e saúde aumentam bastante depois de uma certa idade. Esse inclusive é a maior porcentagem de gasto mensal de um idoso no Brasil. Então pense num valor que engloba uma estimativa desses valores.

Pense com antecedência

O cálculo é simples, quanto antes você começar a poupar e pensar no seu futuro, mais tempo terá para juntar uma quantia expressiva para que você possa aproveitar seus dias com mais tranquilidade e paz.

Então, já comece a pensar em algum investimento fixo além da previdência, converse com o seu gerente ou com um analista financeiro para vocês pensarem juntos na melhor estratégia de acordo com o seu rendimento.

Não esqueça de rever a sua estratégia periodicamente. O cenário econômico pode ser completamente diferente em dez anos, então é importante você ser realista e lidar com o seu futuro de forma realista.

E sua saúde?

Não adianta nada você ter investimentos e não ter saúde, certo? Então, a dica mais importante com certeza é: cuide-se. Marque médicos periódicos, faça exercícios regulares e encontre a melhor dieta para você. Isso fará com que você tenha uma vida muito mais longeva e com muito mais qualidade. Começando a cuidar da sua saúde agora, ajudará na sua vida no futuro.

Uma ajudinha a mais

Uma ótima dica é também usar um consórcio, você pode começar a poupar e a qualquer momento pode ser sorteado e ter um valor para investir tanto em imóveis quanto em ações, o que faz com que a sua tranquilidade esteja cada vez mais perto. Para ficar mais perto de realizar seus sonhos conte com a Embracon.

Faça uma simulação em nosso site e descubra qual seria o melhor produto para você.
Simulação Consórcio
chat Eva