Como se programar financeiramente para a faculdade dos filhos?

Como se programar financeiramente para a faculdade dos filhos?

O curso universitário é, ainda hoje, um dos maiores investimentos que pode ser feito no Brasil. Graças a ele é possível alcançar uma boa posição no mercado e conseguir bons salários. Por isso é tão importante pensar na faculdade dos filhos!Mas não só pensar: é preciso planejar-se! A formação acadêmica não é barata (o Guia do Estudante fez uma média dos preços praticados no país). E, se você não começar desde cedo a se preparar para ela, será difícil ajudar seus filhos em sua formação.

Para facilitar esse processo, separamos algumas dicas que lhe ajudarão. Confira!

Comece a poupar cedo

Mesmo que a poupança não seja vista como um grande investimento, ela ainda é uma ferramenta importante para quem precisa guardar seu dinheiro. Nela, é possível juntar recursos sem pagar taxas, o que é algo muito positivo.

Por isso, você pode, por exemplo, economizar mensalmente desde o dia em que seu filho nasceu. Assim, é fácil conseguir o montante necessário para pagar a faculdade — e o orçamento familiar não sentirá um impacto muito grande.

Ajuste o orçamento da sua família

Para que o dinheiro realmente sobre e possa ser poupado, toda a sua família precisará mudar um pouco seus hábitos de consumo. Mas calma: não é preciso tomar medidas drásticas. Com ações pontuais, é possível economizar bastante dinheiro.

Por exemplo: em vez de sair todos os finais de semana, que tal fazer isso apenas duas vezes por mês? Cada real economizado faz muita diferença em longo prazo. Então, pense nas coisas supérfluas que sua família pode reduzir o consumo (ou cortar completamente, se for o caso) e comece a poupar.

Faça um consórcio

Apesar dos pontos que citamos, certamente o consórcio é o modelo mais atraente para quem quer economizar de forma prática e segura. Nos pacotes de educação, é possível pegar uma cota para pagar qualquer curso, como a faculdade dos filhos.

A vantagem do consórcio é que ele ajuda as pessoas a se planejarem para guardar dinheiro e, em seguida, pagar o "bem" à vista. Como ele precisa ser pago mensalmente, é mais fácil “fazer uma força” e pagá-lo, como se o consórcio fosse só mais uma conta, do que simplesmente guardar dinheiro no banco.

Invista seu dinheiro

Outra estratégia que também pode ser usada, mas que exige um pouco mais de conhecimento e de tempo para funcionar, é o uso de investimentos. Por meio de aplicações financeiras, você faz com que seu dinheiro comece a render, o que evita a perda de recursos por causa da inflação, por exemplo.

É possível ir para títulos mais tradicionais e seguros, que podem ser resgatados a qualquer momento, como o Tesouro Direto. Também existe a opção de ir para aplicações mais agressivas e que apresentam mais rentabilidade, como as ações.

A forma como você poupará dinheiro para a faculdade dos filhos depende de vários fatores. É preciso pensar no seu perfil de investidor, na disponibilidade financeira da família e no que é possível “abrir mão” até que seus filhos estejam formados.

Se você quiser continuar tendo acesso a dicas como essas, que tal assinar nossa newsletter? Por ela, você recebe informações, dicas e sugestões diretamente em seu e-mail!

Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.