Tudo que você precisa saber sobre renovação de frotas

Tudo que você precisa saber sobre renovação de frotas

As organizações que utilizam o transporte rodoviário em suas operações normalmente enfrentam um verdadeiro dilema quando o assunto é renovação de frota. Até porque, qual é o melhor momento para trocar os veículos, uma vez que esse não é um processo fácil e nem acessível?

Apesar de tudo, realizar o procedimento é essencial para garantir a segurança dos motoristas e assegurar que as atividades da companhia tenham cada vez mais eficiência.

Neste artigo, vamos apresentar alguns dos pontos mais importantes a considerar quando se trata da renovação de frota, seja de automóveis ou de caminhões, e qual é o momento perfeito para fazer esse procedimento.

Também vamos mostrar quais são as principais vantagens dessa substituição e quais são as opções para adquirir os recursos necessários para viabilizar a troca. Acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Quais são os maiores benefícios da renovação de frota?

O desgaste dos veículos por utilização é algo bastante comum, ainda mais quando se trata daqueles empregados nas tarefas de rotina de uma empresa.

Algumas questões podem acelerar ou retardar a necessidade de substituí-los. As condições em que os veículos costumam transitar, o tipo de itens transportados, a qualidade do combustível e até a própria frequência com que se faz a manutenção são alguns exemplos.

Nesse caso, os principais benefícios de renovar a frota de veículos de uma companhia são as que listamos a seguir.

Atualização tecnológica

Anualmente, as montadoras colocam uma variedade de opções de automóveis no mercado — desde atualizações de modelos já existentes quanto lançamentos de novos conceitos.

Por esse motivo, vale a pena renovar a frota logo depois desses lançamentos, uma vez que os veículos trarão as últimas novidades desenvolvidas para aumentar o conforto, melhorar o design e aprimorar sua performance.

Existem modelos que podem, por exemplo, ter um consumo de combustível mais eficiente. Outros podem oferecer mais itens de segurança vindos de fábrica. Também já tem versões com sistemas que ajudam na direção (como sensores de marcha à ré, por exemplo) e na manutenção do veículo (mecanismos que mostram quando há falhas no motor).

Ainda que uma empresa decida não renovar sua frota de veículos por determinado tempo, vale a pena acompanhar esses lançamentos para ficar por dentro das novidades disponíveis.

Dessa forma, quando chegar a hora de fazer a troca, haverá mais informações para avaliar quais são os modelos mais vantajosos.

Aumento da produtividade na operação da empresa

A performance de um veículo com mais tempo de estrada tem chances maiores de ser comprometida por problemas de funcionamento. Essas falhas podem ocorrer a partir do próprio desgaste com a utilização diária, dependendo da atividade em que o automóvel é empregado, do tipo de estrada em que ele roda e da frequência com que é realizada a manutenção.

Sabemos que ao realizar trocas em curtos períodos de tempo gera muito mais custos para uma companhia. Sendo assim, postergar a renovação também pode afetar suas atividades, uma vez que os gastos com reparos e o tempo que os veículos ficam parados na manutenção tendem a ser maiores.

Por esse motivo, vale a pena ponderar sobre duas questões: a primeira é o quanto a frota atual consegue dar conta da operação. Já a segunda é o quanto a troca dos veículos poderia melhorar a produtividade da empresa.

Aumento da segurança dos motoristas

Este tópico está bastante relacionado aos dois anteriores. Segurança é uma questão que geralmente tem bastante destaque nos lançamentos de novos veículos. E como modelos com pouco tempo de estrada tendem a dar menos problemas, isso aumenta a segurança dos condutores.

Esse quadro tem um efeito positivo na produtividade da companhia, pois gasta-se menos com manutenção, e os motoristas têm mais condições para fazer um trabalho eficiente.

Receita com a revenda dos veículos

Todo automóvel está sujeito a um processo de perda de valor chamado depreciação. Esse processo tem início desde o momento em que ele sai da concessionária. Em termos mais simples, isso significa que seu valor de revenda também cai progressivamente.

No caso de uma empresa, que tem a necessidade de renovar sua frota, existe a opção de colocar os veículos antigos à venda e abater parte dos custos de adquirir novos.

Entretanto, quanto mais antigos forem os automóveis ou caminhões a serem revendidos, menor valor eles terão. E, como já vimos nos tópicos anteriores, os próprios lançamentos das montadoras desvalorizam esses modelos, uma vez que eles passam a ser vistos como ultrapassados.

Economia a longo prazo

Fazer a renovação da frota, substituindo os veículos antigos, também é fundamental para reduzir seus custos a longo prazo. Carros novos e mais eficientes consomem menos combustível e precisam de menos visitas à oficina mecânica. Entretanto, o investimento que precisará ser feito no caso de uma frota própria pode até superar a economia esperada.

A melhor forma de economizar na hora de fazer a renovação de frota é com o serviço de terceirização, mas caso você seja o terceiro não tem para onde correr, para ter um bom atendimento é necessário ter veículos de qualidade.

Qual é o melhor momento para fazer a renovação de frota?

Importante destacar que quanto maior for a quilometragem de um automóvel, mais ele tende a dar trabalho na hora de fazer a manutenção de rotina.

Existem empresas que monitoram o desempenho de uma frota conforme o seu tempo de uso. 

No cenário econômico que o país está atualmente, não é surpresa que muitas empresas estejam passando por períodos financeiramente mais instáveis. Quando essa instabilidade coincide com o momento de fazer a renovação da frota de veículos, muitos gestores acabam adiando esse importante procedimento.

Para ter um controle maior sobre os gastos, uma das opções para programar a renovação de frota é optar pelo consórcio

O consórcio é uma excelente modalidade de compra que não compromete seu orçamento, sendo possível controlar em quanto tempo você pode realizar a troca da sua frota. 

A Embracon tem mais de 30 anos de experiência no mercado e pode te ajudar com esse processo. Faça sua simulação com a gente e confira!
Simulação Consórcio