Saiba como investir em veículos pesados com o consórcio Embracon

Saiba como investir em veículos pesados com o consórcio Embracon

Como forma de facilitar para que mais profissionais possam contar com o consórcio, a Embracon agora oferece diretamente a possibilidade de compra de veículos pesados de forma direta, sem a intermediação de parceiros.

Assim surge a categoria “Pesados”, que dá a possibilidade de comprar ônibus, tratores, máquinas agrícolas e diferentes tipos de caminhões com toda a facilidade do consórcio.

A seguir, vamos explicar em detalhes como funciona essa modalidade.

Consórcio de veículos pesados: como funciona

Em mais de 50 anos, o consórcio ajudou milhões de pessoas a realizarem o sonho de comprar bens de alto valor. Tudo começou com o sonho do primeiro automóvel: em um momento em que o acesso ao crédito era mais restrito, os brasileiros contaram com o consórcio para investir, aos poucos, na compra do carro.

Isso porque o consórcio é uma modalidade simples e muito flexível. Funciona da seguinte forma: antes de tudo, é preciso selecionar o valor do bem que deseja adquirir. Este valor é conhecido como carta de crédito de consórcio.

Depois disso, a próxima etapa é selecionar a quantidade de meses para a compra do bem. Pelo consórcio, você pode investir em automóveis, imóveis, motos e diferentes tipos de serviços.

A categoria “Pesados” possui as mesmas regras dos demais produtos. A diferença está no valor da carta de crédito que pode ser contratado, além do limite de mensalidades em que pode ser dividido.

“Pesados”: qual o valor do consórcio?

Veículos como caminhões, máquinas agrícolas, tratores e ônibus têm valores mais elevados do que o carro particular que usamos no dia a dia.

Por isso mesmo, a carta de crédito dessa categoria é mais elevada.

As cartas começam com valor de R$ 110 mil, com quantidade mínima de 36 parcelas.

A parcela é composta pela divisão da carta e a quantidade de meses, além de taxa de administração, que serve para remunerar a empresa de consórcio pela criação dos grupos, realização dos sorteios e entrega das cartas, e fundo de reserva, que garante que a inadimplência de alguns integrantes não prejudique os demais consorciados.

Apesar das taxas, nenhuma delas trata-se de juros, como é praticado no financiamento. No total, os valores das taxas de consórcio não ultrapassam as taxas de juros de outros modelos de compra.

Caso queira um prazo maior para a compra do seu veículo pesado, a Embracon facilita a divisão de parcela em até 100 meses.

Se o seu desejo é investir em veículos mais robustos, pode adquirir um valor de carta de crédito máximo de até R$ 220 mil. Independente do valor que selecionar, a parcela não pode ultrapassar 30% dos seus rendimentos mensais. Caso queira efetuar a compra como pessoa jurídica, fique atento às documentações exigidas pela administradora.

Formas de contemplação de veículos pesados

Quando você começa a fazer o consórcio de um veículo pesado, ingressa em um grupo de consorciados que participam das assembleias mensais.

Nas assembleias, a contemplação pode acontecer de duas formas: por meio dos sorteios mensais, com base em numeração da Loteria Federal; e por meio da oferta de lances.

Para participar das assembleias, é preciso pagar as mensalidades corretamente até a data de vencimento. Inadimplentes com a parcela do consórcio não podem participar dos sorteios.

Caso queira tentar adquirir a carta de crédito para o seu veículo de forma antecipada, você pode fazer a oferta de lance. Para a categoria “Pesados”, você tem as seguintes opções:

   • Lance fixo: nesta modalidade, a administradora estipula um percentual para o valor do lance, geralmente de 25% ou 50%. Desta forma, todos os consorciados têm um parâmetro de quanto precisam pagar para ter mais chances de contemplação. Como critério de desempate, a administradora realiza um sorteio apenas com os consorciados que tentam o lance fixo.

   • Lance facilitado: nesta modalidade, é possível utilizar até 25% do valor da sua carta de crédito como oferta de lance. A vantagem é que você não precisa ter um alto valor em mãos, ou seja, pode tentar o lance apenas abrindo mão de um percentual do valor do seu bem.

Vale lembrar que as opções de lance variam de um grupo para outro. Quando você se torna um consorciado, tem acesso à Área de Clientes, que traz todas as informações relativas ao grupo em que está inserido. Consulte essas informações e, caso queira tentar o lance, registre o valor até um dia antes da realização da assembleia.

Contemplação de veículos pesados

Seja por sorteio ou via lance, a contemplação é o momento em que o consorciado finalmente tem acesso à carta de crédito equivalente ao bem.

Antes de liberar a carta, a administradora realiza uma nova etapa de análise de crédito. Caso esteja tudo correto com documentações e o consorciado não possua pendências financeiras nos órgãos de proteção ao crédito, a carta de crédito é liberada.

Lembrando que o valor não é transferido para a conta do consorciado. É preciso indicar o proprietário ou concessionária do veículo que deseja comprar, para que o repasse seja feito diretamente a um deles. A vantagem é que a carta de crédito dá poder de compra à vista, o que pode dar uma boa margem de negociação no momento de compra.

Além disso, é possível investir em mais de uma cota de veículos pesados, caso queira construir ou ampliar a sua frota.

Faça uma simulação e aproveite os benefícios do consórcio para a compra de ônibus, caminhões, tratores e maquinários agrícolas.
Simulação Consórcio Veículos Pesados