Conheça o Consórcio

Conheça o Consórcio

Como proceder após a contemplação?

Após a confirmação da contemplação, por sorteio ou lance, o consorciado passará por uma análise de crédito realizada pelo sistema.

Caso seja necessário fazer a análise de forma manual, será necessário enviar para a administradora de consórcio os seguintes documentos:

• cópia da carteira de identidade ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

• cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou, se o contemplado for uma empresa, cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)

• comprovante de residência atualizado e em nome do contemplado

• comprovante de renda

Análise de crédito

Em alguns casos,  após a análise de crédito digital e/ou manual será necessário recorrer a um avalista para ter o crédito liberado. Isso acontece em situações específicas, determinadas no contrato de adesão.

Comprovação de renda

Caso o consorciado seja um trabalhador formal vinculado à CLT, basta que ele apresente sua carteira de trabalho ou seu contracheque dos últimos 3 meses.

No entanto, se o consorciado for um profissional liberal ou autônomo, será necessário apresentar uma cópia da declaração do Imposto de Renda e extrato da conta corrente.

Se o cliente for um aposentado ou pensionista, será necessário apresentar o comprovante do recebimento do benefício.

Se o consorciado for uma empresa, deverá apresentar a declaração mais recente do Imposto de Renda.

Homologação dos documentos

Nessa etapa o consorciado deve apresentar todas as informações e os documentos referentes ao bem ou ao serviço que deseja adquirir.

Caso o consórcio contratado seja para a compra de um carro, o associado deverá informar a marca, o modelo, o ano de fabricação e o valor do veículo.

Se o bem a ser adquirido for um imóvel, a documentação exigida varia de acordo com o tipo — se ele já está construído ou se será comprado na planta. Na categoria de imóveis, o consorciado pode usar os recursos do FGTS.

Realização da compra

Após o consorciado indicar o bem ou serviço escolhido, a administradora de consórcio realiza o pagamento, via carta de crédito.

Acesse aqui o guia do contemplado.

Perguntas Relacionadas

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio
chat Eva