Como proceder após a contemplação?

Após a confirmação da contemplação, por sorteio ou lance, o processo é composto por 4 fases:


Atualização cadastral/envio de documentos

Dependendo da categoria de consórcio, é preciso enviar alguns documentos específicos. Os documentos a seguir são obrigatórios em todas as categorias:


  • cópia da carteira de identidade ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

  • cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou, se o contemplado for uma empresa, cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)

  • comprovante de residência atualizado e em nome do contemplado

  • comprovante de renda


Análise de crédito

O contemplado terá que ter um avalista e não poderá apresentar nenhuma restrição financeira.

É bom lembrar que o tipo de garantia é determinado de acordo com as regras do plano contratado e do bem que será adquirido.


Comprovação de renda
Caso o consorciado seja um trabalhador formal vinculado à CLT, basta que ele apresente sua carteira de trabalho ou seu contracheque dos últimos 3 meses.

No entanto, se o consorciado for um profissional liberal ou autônomo, será necessário apresentar uma cópia da declaração do Imposto de Renda ou do DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos).

Se o cliente for um aposentado ou pensionista, será necessário apresentar o comprovante do recebimento do benefício.


Se o consorciado for uma empresa, deverá apresentar a declaração mais recente do Imposto de Renda.

Homologação dos documentos
Nessa etapa o consorciado deve apresentar todas as informações e os documentos referentes ao bem ou ao serviço que deseja adquirir.

Caso o consórcio contratado seja para a compra de um carro, o associado deverá informar a marca, o modelo, o ano de fabricação, o número do chassi etc. Se o veículo for usado, será necessário apresentar também o laudo da vistoria pericial e o da avaliação veicular.

Se o bem a ser adquirido for um imóvel, a documentação exigida varia de acordo com o tipo — se ele já está construído ou se será comprado na planta. Na categoria de imóveis, o consorciado pode usar os recursos do FGTS.

Realização da compra
Depois de passar por todo esse processo, finalmente o consorciado terá condições de realizar a compra do bem ou a contratação do serviço que deseja. Para isso, ele receberá uma carta de crédito com o valor da cota determinada pelo contrato.

O dinheiro não é depositado na conta do consorciado. A Embracon fica responsável por realizar o pagamento junto ao vendedor com a carta de crédito — seja ele uma pessoa física ou jurídica.


Acesse aqui o guia do contemplado.


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Recomendamos conferir as Políticas Financeiras e ler o Contrato de Adesão antes de contratar um plano de consórcio.

(*) Plano Mais por Menos, após a contemplação os valores das parcelas restantes serão reajustados.

(**) Para verificar as taxas aplicadas a este plano clique no botão "Comprar". As mesmas estarão disponíveis para consulta antes da finalização do processo de compra da sua cota.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento da Embracon pelos telefones 0800 889 0999 ou 4003-9999 (capitais e regiões metropolitanas).