Como ser contemplado mais rápido no consórcio?

Como ser contemplado mais rápido no consórcio?

Um dos principais incômodos de quem contrata um consórcio é a incerteza do tempo de espera. A menos que você tenha muita sorte, a probabilidade indica que é preciso ter paciência. Contudo, existem algumas formas de acelerar esse processo e ser contemplado no consórcio com mais rapidez.

Para tanto, é preciso contar com boas estratégias, planejamento e organização. Ficou curioso para saber como? Continue acompanhando este artigo e aprenda algumas técnicas que vão explicar a melhor forma de como ser contemplado no consórcio.

Formas de contemplação

Uma das vantagens do consórcio é a flexibilidade. A modalidade, além de ser mais barata que um financiamento, também tem várias opções para facilitar o pagamento e a retirada do prêmio, seja ele um veículo, um imóvel ou até mesmo um serviço, como um intercâmbio ou uma cirurgia plástica.

As formas de contemplação, em geral, envolvem sorte ou estratégia. Você pode ser premiado em um sorteio ou, então, dando lances. Vamos explicar a seguir, detalhadamente, como funciona cada uma dessas formas.

Sorteio

Possivelmente, quando você pensou em consórcio, a primeira coisa que veio à sua mente foi o sorteio, afinal, essa é a opção mais comum e é aquela na qual os consorciados serão agraciados exclusivamente pela sorte. A ideia aqui é que todos os participantes tenham a mesma oportunidade de vencer.Nesse tipo de investimento, todos os meses é efetuado um sorteio entre os cotistas, e um número predeterminado de consorciados é contemplado, de acordo com o valor disponível em caixa. Portanto, comparecer às assembleias e torcer para ser sorteado é uma das formas de ser contemplado no consórcio.

Lance livre

O lance livre é uma modalidade na qual você é mais ativo na busca pelo prêmio do mês. Para utilizar essa opção, o cotista deve avisar à administradora, antes da assembleia, que pretende fazer uma oferta pela carta de crédito. É necessário, também, dizer quantas parcelas serão antecipadas, ou seja, qual valor será ofertado.

O resultado é simples: vence o consorciado que pagar mais. E caso você faça uma oferta que não seja a maior, não tem problema: você não perde o dinheiro ofertado e pode apenas pagar a mensalidade normalmente ou então guardar esse dinheiro para futuramente oferecer outro lance quando quiser.

Lance fixo

As ofertas de lance fixo, ao contrário dos lances livres, partem da empresa do consórcio. Nesse caso, os cotistas não podem definir qual valor querem ofertar. Quem faz essa definição é a administração do grupo. Se mais de um participante ofertar no mesmo mês, o desempate é feito, normalmente, por uma pedra-chave sorteada em assembleia.

No entanto, se houver dinheiro disponível em caixa, mais de um consorciado pode fazer a compra. O sorteio é realizado entre os que se propõem a antecipar as parcelas necessárias para conseguir a contemplação.

Então, qual a vantagem? É que o sorteio será realizado entre menos pessoas, portanto, as suas chances são maiores.

Lance embutido

Os lances embutidos são uma modalidade mais comum entre os consórcios de imóveis. Nessa categoria, a administradora fixa uma porcentagem do valor da carta de crédito como lance. Por exemplo, se a sua carta for de R$ 100 mil e o valor fixo for 20%, você deve ofertar R$ 20 mil.

Realize o sonho da casa própria com o consórcio

Se optar por dar um lance embutido, lembre-se de que, no final, você receberá um valor menor, uma vez que será descontada a quantia dada na ocasião. Diante desse contexto, para ter certeza se vale a pena optar por este método, você não pode abrir mão de fazer as contas, além de prestar atenção no que está escrito no seu contrato de adesão.

Como é a liberação de crédito?

Agora que você já sabe como ser contemplado no consórcio, chegou a hora de entender melhor como funciona a liberação de crédito. Primeiramente, você informa a sua escolha para a administradora e, depois disso, deve ser providenciada toda a documentação necessária para que a empresa possa aprovar o seu prêmio.

Esse é um passo imprescindível para dar maior segurança jurídica à transação e deve ser feito entre a administradora do consórcio e a fornecedora do bem em questão. Cada empresa tem um tempo diferente para processar esses dados, mas, com a devida aprovação, você já estará livre para utilizar o crédito.

Dicas para ser contemplado mais rápido no consórcio

Agora que você já sabe como funcionam os diferentes tipos de lances existentes no mercado, que tal aprender algumas estratégias para ser contemplado no consórcio mais rapidamente? Isso é perfeitamente possível e você amplia as suas chances se prestar atenção nestas dicas. Veja a seguir.

Mantenha as suas cotas em dia

O primeiro e mais básico dos passos para ser contemplado mais rápido no consórcio é, logicamente, manter as suas cotas em dia. Isso não apenas ajuda a manter a saúde financeira do grupo, o que possibilita o máximo de contemplações possíveis, como também é um requisito para que você participe das assembleias.

Se você estiver inadimplente, por exemplo, não poderá dar um lance e nem ser sorteado. Caso surja algum imprevisto ou esteja com sérios problemas em seu orçamento, não perca tempo e entre em contato com a administradora para negociar os seus débitos e, dessa maneira, não ficar para trás.

Faça um planejamento financeiro

A nossa primeira dica envolve planejamento. Se você optou por um consórcio, um dos motivos pode ser a falta do montante para comprar o bem à vista. Por isso, essa modalidade se destaca como uma alternativa mais barata do que o financiamento.

Entretanto, ainda que você esteja acostumado com a ideia de esperar ser sorteado e de pagar as mensalidades, é possível se organizar para quitar as prestações e ser contemplado no consórcio mais rápido. É nesse momento que entra o planejamento financeiro.

Faça uma planilha ou tenha um aplicativo de controle de gastos e busque economizar. Colocando esse dinheiro na poupança ou fazendo outro tipo de investimento, é possível juntar um montante que seja suficiente para dar um bom lance e ser contemplado antecipadamente.

Conheça bem o seu grupo

Ao frequentar as assembleias, você deve se manter atento para conhecer as características e o estilo das pessoas que estão participando do seu grupo. Dessa maneira, você consegue traçar uma estratégia mais eficiente na hora de dar um lance, sabendo melhor quais são as chances de alguém entrar nessa disputa com você.

Você pode traçar uma espécie de histórico de lances, até mesmo para não fazer uma oferta mais alta do que você pode pagar, por exemplo. Em alguns casos, você pode até solicitar à administradora um extrato de contemplações, analisando as quantias dos últimos lances vencedores.

Use o seu FGTS no lance

Muita gente não sabe, mas essa pode ser uma boa estratégia para ser contemplado rapidamente em um consórcio. No entanto, é muito importante mencionar que ela é válida somente se o objeto do negócio for imobiliário, como uma casa, um apartamento ou até mesmo um terreno.

Por isso, se esse for o seu caso, organize-se para poder contar com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na hora dos lances, aumentando o seu montante e largando na frente dos outros cotistas.

Preste atenção ao calendário

Uma excelente estratégia para ser contemplado no consórcio é prestar atenção ao calendário, pois alguns meses do ano são mais propícios para quem quer dar lances. Isso acontece em virtude de outras despesas e de datas comemorativas, quando muitas pessoas costumam utilizar o dinheiro de outras formas, o que diminui a concorrência.

É o caso dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. No fim do ano, Natal e Ano Novo comprometem o orçamento, apesar do 13º salário. Já em janeiro, os grandes inimigos das contas são os impostos: IPVA e IPTU, por exemplo. E em fevereiro, geralmente é o carnaval que aumenta os gastos. Esses também são os meses das férias familiares.

Portanto, tente guardar suas economias para dar lances nesse período. A concorrência será menor, já que os outros cotistas possivelmente ofertarão menos dinheiro.

Simule um consórcio

Desenvolva uma estratégia para o leilão

Uma das melhores formas de ser contemplado mais rapidamente é elaborar uma boa estratégia para o leilão de lance livre. A melhor recomendação é que você observe durante alguns meses o valor do lance vencedor. Com base nessa observação, vá economizando até juntar um montante parecido com o que venceu as últimas rodadas.

E, por fim, deixe para dar seu lance nos meses em que a concorrência tende a ser menor, como falamos no item anterior. Essa é uma boa estratégia para aplicar em leilões de consórcios!Estudando bem os tipos de lance e colocando essas estratégias em prática, talvez você nem precise esperar tanto para usufruir do bem adquirido por meio do consórcio. Vale a pena tentar, não é?

Estas são as nossas dicas sobre como ser contemplado no consórcio. E agora, está convencido dos benefícios desse tipo de negócio e quer testar suas habilidades para receber seu bem mais rapidamente? Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens de negociar com a Embracon, uma das 5 maiores administradoras de consórcios do Brasil.

Consorcio Embracon
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.